Casa Axial / TAU Arquitetos

Casa Axial / TAU Arquitetos

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, AidoCasa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa Axial  / TAU Arquitetos - Mais Imagens+ 35

Bragança Paulista, Brasil
  • Arquitetos: TAU Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Palimanan, Portobello, Protecnica, Resinstone, S.C.A
  • Autores: Filipe Battazza; Raoni Mariano
  • Construção: Zampoli Construtora
  • Energia Solar: Aztec Energia
  • Madeira: Madermac
  • Vidro: MDZ Esquadrias
  • Acabamento Concreto: Topseal
  • Cidade: Bragança Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio urbano no interior de São Paulo, em um terreno em declive que se abre para uma vista livre em direção a um extenso lago. A Casa Axial é um exercício sobre como construir uma residência em um lote de esquina, sem fachadas pré estabelecidas, que crie relações interessantes na forma em que se comunica com seu entorno. Nesse contexto, a leitura para a implantação da casa partiu do formato irregular do terreno: foram traçadas linhas paralelas aos recuos, condicionando eixos de desenho onde derivamos a forma e os limites do projeto.

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

O programa da casa foi distribuído em 450m² de área útil, organizado em três pavimentos: inferior, térreo e superior. Ao adentrar a casa, somos recebidos por um pátio interno aberto, que ao articular uma integração externa com os ambientes internos, traz o jardim para dentro e preenche o espaço com luz natural. A escada foi cuidadosamente posicionada após a entrada da casa, setorizando de forma direta o acesso ao pavimento superior íntimo e as áreas sociais do térreo.

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Corrimão, Aido
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Imagem 34 de 40
Planta Térreo
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Viga
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Bancada, Cadeira
© Manuel Sá

A casa desenvolve-se ao longo de pequenos desníveis, que se desdobram ao longo do projeto, proporcionando boas relações de corte e aterro na topografia. Em uma cota mais baixa estão os programas sociais: lavabo, sala de estar e cozinha, ambientes integrados que se beneficiam da transparência e luminosidade, tanto do pátio central como para a vista da paisagem. Ao mesmo tempo, as áreas mais técnicas como a lavanderia, o quaradouro e o depósito da garagem são adjacentes, posicionados na fachada lateral da casa com divisa para o terreno vizinho.

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Imagem 40 de 40
Croqui
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Manuel Sá

Na área externa, a área gourmet surge sob a projeção da laje do volume superior, delimitada por panos de vidro que, quando abertos, se integram à cozinha e à sala de estar. Próxima a ela, se encontra a piscina, que em uma cota mais baixa proporciona privacidade em relação à rua, sendo circundada por uma floreira. O acesso para o pavimento inferior se dá através dessa área, onde há um programa técnico: uma casa de máquinas, depósito e um banheiro de serviços. Adjacente a este programa, na mesma cota, porém voltado para rua, há ainda um jardim e uma área de fogo.

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Corrimão, Viga
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Imagem 39 de 40
Croqui
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Viga, Corrimão
© Manuel Sá

O volume do pavimento superior se destaca do embasamento do térreo, com uma materialidade distinta, marcada por lajes e vigas aparentes em concreto. Um brise metálico em cor corten, ajuda a condicionar a forte luz do sol e unifica a geometria do volume como um todo. Neste pavimento estão contemplados uma sala íntima, quarto de hóspedes, banheiro, e uma suíte. Os quartos recebem tanto a luz do nascer quanto do entardecer, além das aberturas dos dois lados permitirem a ventilação cruzada, estratégias que juntamente com os brises dispensam o uso de ar-condicionado.

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Corrimão
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Imagem 35 de 40
Planta Superior
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Manuel Sá
Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Interiores, Terraço, Corrimão, Viga
© Manuel Sá

O concreto é o material com maior destaque na casa, uma vez que é a base do sistema construtivo e também é explorado como acabamento final aparente em pilares do térreo, lajes e vigas do pavimento superior. Presentes em sua forma natural, a pedra portuguesa vermelha e a madeira cumaru são também importantes para a composição geral, contribuindo de forma harmoniosa com a integração entre arquitetura e paisagem.

Casa Axial  / TAU Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Axial / TAU Arquitetos" 15 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003128/casa-axial-tau-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.