
O ArchiSummit, o principal evento anual internacional de Arquitetura em Portugal, terá lugar na Casa da Arquitectura, em Matosinhos-Porto, nos dias 5, 6 e 7 de Julho.
Na sua 7ª edição o programa do ArchiSummit reforça o alargamento das fronteiras da disciplina da Arquitetura e do seu campo de ação transdisciplinar. O programa, com curadoria da dupla Moncada Rangel, dá destaque a convidados internacionais cuja atividade se estende da curadoria ao design estratégico, tentando criar um retrato contemporâneo e poliédrico da disciplina.
Em continuidade com essa visão curatorial abrangente, a programação alargada contempla ainda visitas a edifícios, masterclasses e exposições.
ArchiSummit 2023 "TransForm" - Transformations of Objects, Spaces, and Living Acts Beyond Form
Curadoria Moncada Rangel
Este ano, embarcamos na exploração dos princípios de Arquitectura e design como forma de mediação diplomática, criando conexões entre o passado e o futuro, entre cidades e territórios, entre actividades produtivas e comportamentos, entre a Humanidade e o Universo. A arquitectura, em todas as suas ramificações disciplinares, tem a responsabilidade ética de mediar as necessidades humanas com o equilíbrio ecológico do nosso planeta. A edição de 2023 do ArchiSummit apresenta práticas criativas ecléticas que afrontam com urgência e ética, a transformação do contexto em diferentes escalas, revelando o acto de 'transformar' para alem da forma.
Dentro dessas práticas polivalentes, o conceito de "menos estética e mais ética" tem nos últimos anos vindo a ganhar importância, dando mais valor ao processo de transformação do que ao resultado final.
O Archisummit oferece, através das suas conferencias, uma plataforma para aprofundar esses caminhos éticos, reunindo um painel multidisciplinar e diversificado de profissionais que representam diferentes gerações, cada uma oferecendo seus pontos de vista específicos sobre o assunto.
O primeiro dia de conferências, intitulado "Discipline", apresentará oradores focados nas suas práticas arquitetónicas dentro de um contexto exclusivamente disciplinar. Em colaboração com a Ordem dos Arquitectos-Secção Norte, serão destacados três escritórios de arquitetura sediados no Porto: Sérgio Rebelo, Nuno Melo Sousa e Diogo Aguiar.
No segundo dia, sob o tema "Process", reuniremos convidados cujas atividades profissionais recentes se concentram na curadoria de eventos arquitetónicos. Destacam-se o grupo Fosbury e Andreia Garcia, curadores responsáveis, respectivamente, pela participação nacional da Itália e de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, juntamente com Mariana Pestana, curadora portuguesa reconhecida internacionalmente. Além disso, estarão também presentes o jovem escritório italiano "Fondamenta" e o estabelecido Office for Metropolitan Architecture (OMA/AMO Rem Koolhaas), representado por Giulio Margheri da OMA/AMO. Ambas as entidades valorizam a análise e o processo de design que antecedem a construção.
No terceiro dia, convidamos práticas que integram conhecimentos de diferentes disciplinas numa abordagem de projeto única e "radical". O painel incluirá práticas de renome nos seus respectivos campos, como Formafantasma, Amid Cero9, Didier Fiúza Faustino, BIG e Teresa Sapey.
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
ArchiSummit 2023 "TransForm" - Transformations of Objects, Spaces, and Living Acts Beyond FormTipo
EventoOrganizadores
De
05 de Julho de 2023 02:00 PMAté
07 de Julho de 2023 09:00 PMOnde
Matosinhos, PortoEndereço