Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos

Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, CadeiraApartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, DormitórioApartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, CadeiraApartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Gui Mattos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  147
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lela Leme
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alba Barbosa, Docol, Dpot, Dpot Objetos, Efeito Cristal, Enjoy House, Futton Company, JRJ Tecidos, MC Movelaria, Marché Art de Vie, Monolítica Design, Neogran, Olho moveis, Papel Assinado, Phenicia Concept, Protecnica, Punto, Studio Passalacqua, Torcetex, Zen Design
  • Arquiteta Coordenadora: Beatriz Sinkivicio
  • Arquiteta Líder: Luiza Pini
  • Construtora: VPR Engenharia - Edgar, Daniel Silva
  • Projeto Luminotécnico: Linha Estúdio - Fabiana Rodrigues, Leon Fernando
  • Automação: Wedoo - Gabriel, Wallace, Amanda
  • Instalação Eletrodomésticos: Foccus
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Lela Leme

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 147m2 foi projetado com a finalidade de ser um acolhedor refúgio, destinado à habitação de uma só pessoa, concebido para receber familiares vindos de longe, incluindo crianças. Por meio de elementos como a madeira, tecidos de linho e algodão e tapetes de tramas naturais, o projeto cria um ambiente caloroso e, ao mesmo tempo, neutro, convidativo a novas memórias e objetos pessoais de decoração.  

Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira
© Lela Leme
Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Lela Leme

Através da leitura de que não existe um só tipo de branco, assim como a compreensão de que, texturas e diferentes planos podem construir um espaço, a sala da sala foi abraçada por um painel em laca branca de ripas boleadas negativas que, descolado do forro, possui um detalhe que proporciona uma iluminação indireta que realça a textura do forro, evocando a suavidade da areia. Além disso, esse painel cria conexão com o ripado em freijó boleado positivo logo à sua frente, com início no hall de entrada e percorre toda a área da cozinha, formando um único bloco de concentração de madeira. 

Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Lela Leme

A cozinha está integrada à sala de estar e foi projetada com funcionalidade e praticidade em mente. Por meio de uma porta de correr, que apresenta o mesmo acabamento do painel do hall, ela pode ser fechada. Essa integração possibilita a adaptação da área social de acordo com as necessidades, proporcionando diferentes tipos de uso do espaço e permitindo uma transição fluida entre os ambientes. 

Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Dormitório
© Lela Leme

O home theater foi idealizado pensando em versatilidade e conforto através de luzes calmas, podendo se transformar em um quarto de hóspedes com almofadas futon especialmente selecionadas, as quais podem ser realocadas e transformadas em camas descontraídas, como em um acampamento para dormir. 

Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Imagem 23 de 23
Isométrica

Por fim, em seu ambiente mais intimista, os detalhes para a construção de uma atmosfera acolhedora se refletem desde os armários de rouparia, como no closet que, revestidos com palha natural tingida, enriquecem o ambiente com rusticidade. As cores com mais destaque ficam a cargo do restante dos mobiliários que, ainda calmos, deixam o protagonismo para o que há de vir de quadros e objetos que nascem de histórias. 

Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Lela Leme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Vila Madalena / Gui Mattos" 25 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002938/apartamento-vila-madalena-gui-mattos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.