-
Arquitetos: Balaio Arquitetura
- Área: 128 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Camila Alba
-
Fabricantes: Boobam, Casa Umma, Cremme, Fernando Jaeger
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Guedala é o resultado do fascinante diálogo entre memória e presente. Concebido para uma família composta por um casal e uma filha, nosso enfoque conceitual e prático foi moldado pelo desejo de criar um lar sereno, com linhas e texturas suaves.
Enfrentamos um desafio significativo ao lidar com a posição da televisão na área de convívio. A necessidade de uma cozinha que mantivesse uma relação de encontro, de frente ao sofá, nos levou a uma compreensão fundamental: a TV deveria ser um elemento versátil, proporcionando diferentes usos e perspectivas. Assim, decidimos explorar as intrigantes relações entre luz e sombra, integrando o muxarabi de forma completamente contemporânea. Incorporamos um painel horizontalmente móvel e rotativo, conferindo uma dinâmica singular ao ambiente.
O desenho da ilha da cozinha se destaca ao romper as linhas retas majoritárias do projeto. Buscamos traços mais orgânicos para essa bancada a fim de reforçar o encontro dessa pesquisa entre antigo e o novo, onde esse desenho permite, também, a indicação dos fluxos de uma maneira mais fluida e delicada. Um friso em madeira desconecta o tampo do corpo da ilha, detalhe que cria leveza entre os materiais e destaca ainda mais o desenho desse elemento.
Em direção aos quartos, buscamos destacar duas geometrias, explorando o jogo de positivo e negativo dos materiais. À direita, um painel em madeira Tauari, em sintonia com detalhes presentes em todo o apartamento, desvincula-se do forro - também de madeira - para realçar a continuidade dos desenhos e permitir uma iluminação indireta ao longo de toda a estrutura geométrica. O retângulo maior, que abriga o escritório e a suíte principal, permanece em branco como um contraponto. Para conectar esses dois elementos, o forro de madeira percorre todo o percurso, desde a área social até o acesso às áreas íntimas.
O piso de madeira proporciona um toque acolhedor aos quartos, acentuando a materialidade desses espaços. Na suíte principal, uma curva delicada - mesmo que com característica marcante - sutilmente indica o fluxo, seguindo a mesma linha de raciocínio adotada na bancada da cozinha. A cabeceira em Tauari complementa o piso verticalmente, ao mesmo tempo em que abriga uma iluminação indireta, criando uma atmosfera aconchegante que se destaca por si só, independentemente das iluminações diretas fornecidas pela arandela e pelo pendente. O banheiro da suíte é revestido com pastilhas brancas, explorando como diferentes texturas acrescentam nuances à mesma paleta.
Desde o início do projeto até a conclusão da obra, toda a jornada do Apartamento Guedala foi extremamente gratificante. Um dos privilégios da arquitetura é que somos impactados por ela mesmo antes de se materializar, uma ordem especial das coisas que nos inspira profundamente.