Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraApartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaApartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Balaio Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  128
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Camila Alba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boobam, Casa Umma, Cremme, Fernando Jaeger
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriel Luqui e Gabriela Russo
  • Equipe: Luciana de Faria
  • Colaboradores: Rosferr Engenharia, AJ Marcenaria, Alphagran, Atelier Edição Limitada
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Camila Alba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento Guedala é o resultado do fascinante diálogo entre memória e presente. Concebido para uma família composta por um casal e uma filha, nosso enfoque conceitual e prático foi moldado pelo desejo de criar um lar sereno, com linhas e texturas suaves.

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Janela
© Camila Alba

Enfrentamos um desafio significativo ao lidar com a posição da televisão na área de convívio. A necessidade de uma cozinha que mantivesse uma relação de encontro, de frente ao sofá, nos levou a uma compreensão fundamental: a TV deveria ser um elemento versátil, proporcionando diferentes usos e perspectivas. Assim, decidimos explorar as intrigantes relações entre luz e sombra, integrando o muxarabi de forma completamente contemporânea. Incorporamos um painel horizontalmente móvel e rotativo, conferindo uma dinâmica singular ao ambiente.

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Camila Alba

O desenho da ilha da cozinha se destaca ao romper as linhas retas majoritárias do projeto. Buscamos traços mais orgânicos para essa bancada a fim de reforçar o encontro dessa pesquisa entre antigo e o novo, onde esse desenho permite, também, a indicação dos fluxos de uma maneira mais fluida e delicada. Um friso em madeira desconecta o tampo do corpo da ilha, detalhe que cria leveza entre os materiais e destaca ainda mais o desenho desse elemento.

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Camila Alba
Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Camila Alba

Em direção aos quartos, buscamos destacar duas geometrias, explorando o jogo de positivo e negativo dos materiais. À direita, um painel em madeira Tauari, em sintonia com detalhes presentes em todo o apartamento, desvincula-se do forro - também de madeira - para realçar a continuidade dos desenhos e permitir uma iluminação indireta ao longo de toda a estrutura geométrica. O retângulo maior, que abriga o escritório e a suíte principal, permanece em branco como um contraponto. Para conectar esses dois elementos, o forro de madeira percorre todo o percurso, desde a área social até o acesso às áreas íntimas.

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Imagem 27 de 30
Diagrama
Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Imagem 28 de 30
Diagrama

O piso de madeira proporciona um toque acolhedor aos quartos, acentuando a materialidade desses espaços. Na suíte principal, uma curva delicada - mesmo que com característica marcante - sutilmente indica o fluxo, seguindo a mesma linha de raciocínio adotada na bancada da cozinha. A cabeceira em Tauari complementa o piso verticalmente, ao mesmo tempo em que abriga uma iluminação indireta, criando uma atmosfera aconchegante que se destaca por si só, independentemente das iluminações diretas fornecidas pela arandela e pelo pendente. O banheiro da suíte é revestido com pastilhas brancas, explorando como diferentes texturas acrescentam nuances à mesma paleta.

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Camila Alba

Desde o início do projeto até a conclusão da obra, toda a jornada do Apartamento Guedala foi extremamente gratificante. Um dos privilégios da arquitetura é que somos impactados por ela mesmo antes de se materializar, uma ordem especial das coisas que nos inspira profundamente.

Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Camila Alba
Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Janela
© Camila Alba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Morumbi, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Guedala / Balaio Arquitetura" 22 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002855/apartamento-guedala-balaio-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.