Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCentro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Fachada, CadeiraCentro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, JanelaCentro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Viga, CorrimãoCentro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Arte Charpentier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Christophe Valtin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGC, AGROB BUCHTAL, Amourcoat, CLAREO LIGHTING, HLU, Hydro Extrusions, Interface, Klh- Lignatec, MALERBA, Otis Lift, Weisrock Vosges, iGuzzini Lighting
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Christophe Valtin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Plateau de Saclay, pólo científico de renome internacional, o novo centro de Pesquisa e Inovação do grupo Danone, com certificado Edifício de Baixo Carbono, otimiza a qualidade de vida no trabalho e permite desenvolver, testar e incubar inovações futuras.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Christophe Valtin

Arquitetonicamente, In'Cube incorpora o encontro singular de duas visões: a do grupo Danone, comprometido internacionalmente com a inovação, a saúde através da alimentação, sustentabilidade ambiental e busca de melhor qualidade de vida e trabalho; e a da agência Arte Charpentier, que soube espacializar essa visão integrando uma reflexão aprofundada sobre os aspectos técnicos e normativos, sobre a hibridização das estruturas, sustentabilidade de materiais, reuso e a economia circular para produzir uma arquitetura ecologicamente responsável e criativa.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Viga
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Imagem 34 de 41
Planta - Térreo

Este novo centro de Pesquisa e Inovação abriga as equipes internacionais da Danone especializadas em ciências da vida, nutrição, experiência do consumidor, projetos piloto e design de produtos - totalizando mais de 600 pessoas - com a ambição de liderar a futura revolução agroalimentar, promovendo colaborações com Startups de “Food Tech” e acelerar a inovação junto aos consumidores e parceiros no campo da alimentação e saúde.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Imagem 38 de 41
Seção - Estrutura mista
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Christophe Valtin

In'Cube é inteiramente projetado para facilitar e desenvolver novos métodos e formas de trabalhar no epicentro da Pesquisa e Inovação. In'Cube está em simbiose com seu ecossistema de fornecedores, start-ups e consumidores e assume os desafios da alimentação com o ambiente universitário de nível internacional situada no campus Paris-Saclay.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira
© Christophe Valtin

A arquitetura do edifício oferece transparência desde o espaço público, revelando todo o processo industrial, a microfábrica e as atividades que ocorrem ali. Com 24 metros de altura, o In’Cube encaixa-se perfeitamente em seu terreno retangular de 90 metros de comprimento por 75 metros de largura.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores
© Christophe Valtin

A sua particularidade em forma de um "U" implantada em redor de uma praça iluminada, coberta por uma cobertura em “sheds” que proporciona uma iluminação zenital e onde a madeira está omnipresente. Esta praça saliente oferece vistas excepcionais, que enquadram a paisagem circundante. As circulações em redor da Praça são verdadeiros catalisadores, distribuindo as instalações e permitindo uma visão geral das atividades praticadas.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Christophe Valtin

O aproveitamento dos recursos naturais, juntamente com o trabalho sobre a vegetação, gestão de águas pluviais e painéis fotovoltaicos, contribui para um impacto positivo na cidade.

Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Janela
© Christophe Valtin
Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier - Imagem 37 de 41
Seção - Raingarden

A ambição é realizar um centro de excelência amplamente ligado ao mundo e exemplar no registo de edifício de Baixo Carbono, nomeadamente pela utilização omnipresente da madeira e outros materiais de baixo impacto ambiental e a utilização das energias renováveis através da instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura e na fachada. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:RD128 ZAC du Moulon, 91190 Gif-sur-Yvette , França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Pesquisa e Inovação In'Cube Danone / Arte Charpentier" [In’Cube Danone Research & Innovation Center / Arte Charpentier] 29 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002848/centro-de-pesquisa-e-inovacao-incube-danone-arte-charpentier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.