Reforma em Sants / midori arquitectura

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela, CorrimãoReforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, JanelaReforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, BancadaReforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraReforma em Sants / midori arquitectura - Mais Imagens+ 22

  • Arquiteto Responsável: Albert Montilla
  • Relógio: Besonder Design
  • Plantas: kokedamus
  • Fabricante De Cozinha: Cubro Design
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Imagem 24 de 27
Conceito
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© Judith Casas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção consiste na reabilitação e redistribuição de um apartamento em um edifício de habitação centenário no bairro de Sants, em Barcelona, Espanha. O apartamento estava em mau estado após muitos anos de falta de manutenção, com instalações obsoletas, patologias estruturais que tinham se agravado com o passar dos anos, e uma distribuição muito infeliz, com um longo corredor que se alargava para dar lugar a um espaço sem uso definido, duas áreas internas sem iluminação ou ventilação naturais, e um quarto que era acessado através de outro. A proposta pretende melhorar essas condições e valorizar os elementos distintivos do apartamento. Havia duas principais condicionantes ao planejar a intervenção: em primeiro lugar, uma geometria alongada que tornava difícil aproveitar a área central, especialmente ao considerar que o edifício não tinha pátios internos para abrir qualquer espaço. Por outro lado, a posição das tubulações comunitárias de águas residuais impedia a colocação da cozinha ou banheiro longe delas.

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Imagem 23 de 27
Axonométrica
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Bancada
© Judith Casas

Levando em conta esses fatores, o projeto manteve os quartos na fachada que dá para a rua, a sala de estar na fachada interna do quarteirão e liberou o espaço da galeria levando a cozinha aberta para a sala de estar. O banheiro foi mantido na mesma posição, embora sua superfície tenha sido ligeiramente ampliada, criando assim um bloco de áreas úmidas adjacente à empena do edifício, que deixa o resto do espaço livre para as outras áreas.

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Imagem 25 de 27
Planta Original
Reforma em Sants / midori arquitectura - Imagem 26 de 27
Planta
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Viga
© Judith Casas

A nova distribuição surge das condicionantes e da atuação estrutural feita no espaço. As demolições revelaram a presença de uma laje com vigas de madeira e tijolo cerâmico em bom estado, que foi valorizada e mantida à vista. No entanto, devido à idade do edifício, e ao fato de que foram demolidas todas as paredes internas que, apesar de não serem estruturais, contribuíam para controlar a deformação da laje, foi colocada uma nova viga central de fachada a fachada, que atravessa a habitação no sentido longitudinal.

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Imagem 27 de 27
Corte
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Judith Casas

É precisamente essa viga que articula a nova distribuição da casa. Devido ao comprimento do apartamento, foram colocadas duas vigas transversais que servem de suporte para a viga central, e estas foram posicionadas coincidindo com as paredes internas. Esses suportes foram colocados cerca de 60 cm abaixo da viga central e unidos a ela por pequenos perfis de aço, que atuam como pilares. Essa separação permite ter um espaço sobre as paredes que deixa passar a luz natural de ambas as fachadas até o centro do apartamento e permite ver de ponta a ponta toda a laje de tijolo cerâmico original. Protegeu-se a viga central para garantir sua resistência ao fogo, revestindo-a com uma caixa de gesso acartonado que desce até a altura das vigas de suporte, dando a aparência de um grande elemento estrutural duplamente apoiado. Esse elemento serve como fio condutor de toda a intervenção, percorrendo toda a extensão do espaço e acompanhando na sequência das áreas, uma linha contínua de fachada a fachada.

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Vidro, Janela, Corrimão
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Judith Casas

Esse eixo longitudinal foi valorizado com um acabamento de MDF hidrofóbico em sua parte inferior, usando a cor verde como conceito unificador do espaço. É nesse eixo que passam as instalações elétricas e se distribuem por toda a habitação, e onde foram colocadas as luminárias das diferentes áreas, mantendo o teto livre de fiação e elementos que possam interferir na percepção do teto original.

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© Judith Casas

Com a mesma vontade de valorizar elementos originais da habitação, uma parte do mosaico hidráulico de algumas áreas que descobrimos ao remover o piso de porcelana que o cobria foi recuperada. A laje apresentava uma grande deformação e foi necessário criar uma chapa de compressão para evitar futuras patologias estruturais, e por esse motivo não foi possível recuperar todo o mosaico hidráulico, limitando-se a uma área, reaproveitando aquelas peças que estavam em melhor estado. Foi colocado no centro do apartamento, como se fosse um tapete, e essa área da habitação é reivindicada como um espaço polivalente que pode ser usado como sala de jantar, escritório ou quarto para convidados e que desfruta da luz natural que passa pelas janelas internas sobre as vigas de suporte. A polivalência desse espaço é realçada pelo fechamento móvel que permite dar privacidade a essa área quando necessário. Trata-se, portanto, uma intervenção respeitosa com as preexistências, que mantém elementos originais que merecem ser valorizados, melhorando tudo o que não se ajustava às novas necessidades ou aos atuais requisitos funcionais.

Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores
© Judith Casas
Reforma em Sants / midori arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Judith Casas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Província de Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma em Sants / midori arquitectura" [Reforma en Sants / midori arquitectura] 26 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002791/reforma-em-sants-midori-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.