Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten

Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaCasa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Porta, Fachada, ArcoCasa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Interiores, Viga, PilarCasa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Mais Imagens+ 11

Dilbeek, Bélgica
  • Arquitetos Líderes: Christiaens, Lina
  • Cidade: Dilbeek
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Filip Dujardin
Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. No local do antigo mosteiro de Wivina em Groot-Bijgaarden, nos limites desta propriedade murada, havia uma casa de aluguel em ruínas. Uma casa térrea com telhado de duas águas e pequenas dependências. Um pavilhão de entrada acompanhante permitia acesso privado através do muro do mosteiro. O todo faz parte do patrimônio protegido do mosteiro, que teve que permanecer intacto durante a renovação.

Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Filip Dujardin
Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Filip Dujardin

Ao mesmo tempo, havia a necessidade de criar uma distância das pessoas no jardim público do mosteiro. O projeto parte de um gesto simples: as quatro paredes da casa foram preservadas e restauradas, enquanto uma das extremidades do telhado de duas águas foi movida para fora do volume. Dessa forma, foi criado um pátio dentro das paredes existentes da casa, o que criou a distância desejada para o domínio público e uma nova sala foi criada do outro lado da casa em meio à vegetação circundante.

Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada
© Filip Dujardin
Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Imagem 13 de 16
Planta

Enquanto o ponto de partida da renovação é um gesto aparentemente simples, ele resulta em uma nuance na antiga casa de aluguel existente. A nova planta da casa é marcada pela parede antiga que se tornou uma parede interna e assim se torna um elemento definidor para a disposição dos quartos no térreo, com uma cozinha de um lado e uma sala de estar do outro. A nova estrutura do telhado é feita de painéis de madeira, CLT, que também dividem os espaços no primeiro andar. O acabamento do telhado é feito de telhas de telhado convencionais, que, no entanto, são colocadas diagonalmente como resultado do deslocamento.

Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Porta, Fachada, Arco
© Filip Dujardin
Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Filip Dujardin

Por outro lado, o pavilhão de entrada e as dependências foram adaptados com tijolos amarelos, que só são reconhecíveis como novos materiais de perto. O gesto com o qual a casa recebeu uma nova vida permanece assim praticamente invisível para os transeuntes: o telhado de duas águas permanece um telhado de duas águas, em cima das paredes antigas.

Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Viga
© Filip Dujardin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pachtwoning / jo taillieu architecten" [Pachtwoning House / jo taillieu architecten] 23 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002758/casa-pachtwoning-jo-taillieu-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.