Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraCafé Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, PrateleiraCafé Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaCafé Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaCafé Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Mais Imagens+ 11

Balneário Camboriú, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  216
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fábio Jr. Severo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesian, Ceusa, Cipó da Mata, Duratex, Geo Cerámica, Michelangelo Mármores do Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Guilherme Belotto, Camille Scopel y Thiago Tanaka
  • Marcenaria Estrutura Metálica: Marcenaria Fogacci - Sidnei
  • Cidade: Balneário Camboriú
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Fábio Jr. Severo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um ambiente calmo, minimalista e despretensioso em meio aos excessos de Balneário Camboriú. O Caramelía é um ateliê de pães e doces localizado em uma rua tranquila da cidade, próximo ao centro.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Fábio Jr. Severo

Com programa simplificado, o projeto se configura à partir de três áreas: empório, café e produção. A própria estrutura do edifício delimitou o layout, à direita da linha de pi1)lares que divide o espaço foi projetado o empório junto ao acesso, e a mais ampla e reservada área foi ocupada para o café. Já na parte posterior foi locado todo setor de produção e serviços, que fica oculto por painéis e divisórias.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fábio Jr. Severo

Tomou-se partido da laje nervurada, um elemento estrutural da arquitetura do edifício, que traz textura e certa informalidade para o espaço. A amplitude do pé direito proporciona maior conforto em regiões quentes, como o litoral.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Fábio Jr. Severo

A fachada desperta curiosidade para quem caminha no passeio, ao mesmo tempo que o painel vazado traz privacidade aos usuários, ele filtra o sol, que em determinados horários inunda o ambiente. Este painel com aberturas circulares cria um efeito muito afetivo de luz e sombra, permitindo diferentes sensações. Uma “caixa” foi criada no centro desta estrutura, dando lugar a um grande banco, onde os clientes também podem interagir com o meio externo.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Imagem 16 de 16
Planta

A geometria é essencialmente presente no projeto, a ortogonalidade do espaço é quebrada com a suavidade das cores, com as formas arredondadas, com os elementos orgânicos e naturais como o rami e a argila presentes nas luminárias artesanais de Trancoso e na escultura da artista Marina Mariotto.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Fábio Jr. Severo

Os mobiliários foram cuidadosamente selecionados para compor com o todo, buscando uma unidade de desenho e acabamentos. O ambiente traz uma paleta monocromática, sendo as cores branca e bege predominantes, desdobrando-se em elementos e materiais distintos. Esses tons fazem com que o espaço tenha uma atmosfera muito leve e tranquila.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fábio Jr. Severo

 A jabuticabeira com seus 3,5m de altura, não passa despercebida, a ideia é poder trazer um pouco da natureza para dentro, proporcionar aos usuários um momento de “pausa” em meio ao “caos”.

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Fábio Jr. Severo

A monocromia de cores, a iluminação difusa e as diferentes texturas proporcionam uma experiência muito agradável, de calma e introspecção, que se conecta diretamente com os ideias da marca, como preparo artesanal e slow food. 

Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura - Fachada
© Fábio Jr. Severo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. 2480, 93 - SALA 5 - Centro, Balneário Camboriú - SC, 88330-407, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Café Caramelía / Belotto Scopel Tanaka Arquitetura" 20 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002750/cafe-caramelia-bst-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.