Segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável reconhece soluções que transformam as cidades através do caminhar

O modo de vida urbano atual centrado nos veículos e na produção massiva traz graves consequências para as pessoas e para o meio ambiente. No Brasil, mais de 80% da população vive em ambientes urbanos (Embrapa, 2017), e o modo de locomoção principal nas cidades é o caminhar, que representa 39% dos deslocamentos diários (2018, ANTP). Se considerarmos que os deslocamentos por transporte público terminam e começam a pé, o caminhar está presente em cerca de 67% dos deslocamentos diários (2018, ANTP).

Em 2023, o Instituto Caminhabilidade, com apoio internacional da Walk21, volta a realizar o Prêmio Cidade Caminhável, que teve sua primeira edição em 2021. Com um forte time de juradas, o objetivo é reconhecer, mapear e premiar projetos e iniciativas públicas que promoveram a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras. No entanto, nesta segunda edição, os projetos devem ter sido realizados nos anos de 2021 e 2022.

“O Prêmio tem conseguido dar relevância aos projetos nacionais não só no Brasil, como internacionalmente, sendo referências para a transformação das cidades com foco nas pessoas e no caminhar, o que faz com que mais projetos nesse sentido sejam fomentados no país”, afirma a Diretora Presidente do Instituto Caminhabilidade, Leticia Sabino, que relembra, por exemplo, que as iniciativas vencedoras de 2021 foram apresentadas na Conferência Internacional de Caminhabilidade Walk21.

Os projetos ganhadores da primeira edição foram a reurbanização do centro de Conde (PB), a Via Parque Caruaru (PE) e o Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza (PMCFor) nas categorias Cidade Pequena, Cidade Média e Cidade Grande, respectivamente. Essas são algumas das cidades brasileiras que mostraram caminhos possíveis para construir cidades que priorizem pedestres, com impacto, participação social, colaboração e inovação.

Nesta segunda edição, serão aceitos projetos e iniciativas implementados a partir de 01 janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022 - ainda que já estivessem em elaboração e discussão antes deste período. Todos os municípios brasileiros podem participar do Prêmio, já que são contempladas três categorias de cidades: pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800.000 habitantes) ou grandes (mais de 800.000 habitantes).

Além disso, são consideradas diversos tipos de projetos, como: requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; medidas de acalmamento de tráfego; acessibilização de rotas; informação para pessoas a pé; programas de abertura de ruas para pessoas; pesquisas e dados sobre deslocamento a pé; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros.

Os projetos serão avaliados por júri composto por quatro mulheres especialistas em cidades caminháveis e acessíveis, sendo elas: Circe Monteiro, arquiteta e urbanista paranaense, professora titular da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE (Universidade Federal do Rio de Janeiro), doutora em Sociologia Urbana na University of Oxford e coordenadora do grupo de pesquisa transdisciplinar para inovações em cidades, o INCITI/UFPE; Gessica Macano, cientista política moçambicana e diretora executiva do Centro de Estudos Urbanos de Moçambique (CeUrbe); Hannah Machado, arquiteta e urbanista paulista, mestre em Gestão e Políticas Públicas, ex-Coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg; e Taynara Gomes, paraense, mestre e doutoranda em arquitetura e urbanismo, professora e gerente de projetos da ONG Laboratório da Cidade.

Todas as iniciativas inscritas irão compor o mapa público de iniciativas e projetos para a caminhabilidade, que serve de referência nacional. Já as iniciativas vencedoras ganharão a realização de um mini webdocumentário audiovisual e a gravação de um episódio de podcast no Canal Cidades Caminháveis do Instituto Caminhabilidade. Os projetos vencedores receberão entradas para a conferência Walk21 2023 com espaço de participação como conferencistas.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas através do formulário no site do Prêmio Cidade Caminhável entre os dias 12 de junho e 21 de julho de 2023. A divulgação das vencedoras acontecerá no dia 08 de agosto de 2023, Dia Mundial do Pedestre, como parte da programação da Semana do Caminhar 2023.

Informações:
Inscrições de 12/06/2023 a 21/07/2023 no site www.premiocidadecaminhavel.org
Edital e demais informações no site: www.premiocidadecaminhavel.org
Divulgação das campeãs no dia 8 de agosto nas redes sociais do Instituto Caminhabilidade e site do Prêmio

Sobre o Prêmio Cidade Caminhável
O Prêmio Cidade Caminhável é um prêmio inovador que tem como objetivo reconhecer, mapear e premiar iniciativas públicas que promovam a melhoria da caminhabilidade nas cidades brasileiras, de forma a impulsionar projetos e ações para cidades mais caminháveis. A edição de 2023 é a segunda do prêmio organizado pelo Instituto Caminhabilidade, e conta com um forte time de júri, além da parceria internacional do Walk 21.
www.premiocidadecaminhavel.org

Sobre o Instituto Caminhabilidade
O Instituto Caminhabilidade é uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres e fundada em 2012 que, movida pela urgência de alcançar a equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades em que pessoas e caminhar sejam prioridade. Para isso, faz projetos e ações, de forma colaborativa e prioritária para populações vulnerabilizadas, principalmente em territórios marginalizados, criando pontes entre sociedade civil, poder público e outros atores, por meio de duas frentes de atuação: a promoção da cultura do caminhar e a humanização das cidades. Almeja criar ambientes mais justos e que melhoram a qualidade de vida de todas as pessoas ao garantir acesso, colaboração, sustentabilidade, segurança, acolhimento, saúde e dinamismo.
caminhabilidade.org

Sobre a Walk21 www.walk21.com
Instituição internacional sem fins lucrativos dedicada a garantir o direito de caminhar e a oportunidade de desfrutá-lo, defendendo o desenvolvimento de comunidades saudáveis, sustentáveis e eficientes onde as pessoas optem por caminhar. É também uma plataforma internacional para discussão inclusiva, desenvolvimento de melhores práticas e entrega de novas iniciativas por meio da série de conferências internacionais, projetos de pesquisa patrocinados e serviços de consultoria local. Promovem conferências anuais reunindo especialistas do mundo todo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Segunda edição do Prêmio Cidade Caminhável reconhece soluções que transformam as cidades através do caminhar" 13 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002391/segunda-edicao-do-premio-cidade-caminhavel-reconhece-solucoes-que-transformam-as-cidades-atraves-do-caminhar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.