Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Iluminação, Bancada, Cadeira, VigaApartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de InterioresApartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: MATÚ Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cris Farhat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Ed Limitada, RR Planejados, Tintas Suvinil, Valor e arte marmoraria, reka iluminacao
  • Arquitetas Líderes: Ana Pernambuco, Bruna Marchiori, Fernanda Lins e Gabrieli Azevedo
  • Engenharia: LMV Obras e Reformas
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Cris Farhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido para atender às necessidades de um casal com seu cachorro, o projeto de arquitetura e interiores do apartamento San Martim teve como principal inspiração a integração dos espaços, buscando criar ambientes que pudessem ser utilizados em diferentes momentos do dia, para as diversas atividades presentes na rotina do casal. A moradora, que é apaixonada e tem sua marca de confeitaria, pediu uma cozinha exclusiva para preparar suas receitas de forma prática e funcional. Já o Bigode, o dog da família, precisava ter acesso à mobiliários baixos de forma acolhedora, por conta de sua mobilidade reduzida.

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Cris Farhat
Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Cris Farhat

Dessa forma, a ideia foi criar um layout adequado, que atendesse às necessidades dos moradores e proporcionasse conforto e bem-estar.

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Janela, Cadeira
© Cris Farhat

O ponto de partida para o projeto foi a cozinha. A partir daí, foi desenvolvido um layout que privilegiou a integração entre sala e cozinha, de forma a permitir que os moradores pudessem interagir quando recebessem amigos e familiares para um jantar. Ao mesmo tempo, as portas de correr proporcionam privacidade e garantem a temperatura adequada durante a atividade de confeitaria.

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Imagem 30 de 30
Isométrica - Marcenaria

Além da integração entre sala e cozinha, outro ponto importante para o projeto foi garantir a privacidade da área íntima dos quartos. O painel da sala de tv integra uma porta mimetizada em sua materialidade. A partir deste acesso, o banheiro social que antes estava aberto para o corredor, passou a ser parte da suíte do casal, onde mais uma vez a porta se integra harmonicamente com as demais portas do armário deste ambiente. A utilização de materiais como a madeira, presente nos painéis, traz conforto e aconchego para a sala.

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Cris Farhat
Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Imagem 27 de 30
Planta baixa
Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Cris Farhat

Tais harmonias foram fundamentais quanto à escolha dos materiais. Na cozinha, foram escolhidos materiais de tons brancos, criando o cenário perfeito para os elementos decorativos, que refletem a personalidade dos moradores. As cores mais fortes foram escolhidas para os ambientes de passagem e pouca permanência, como o corredor, criando uma grande caixa verde escura, e o lavabo, com um divertido papel de parede floral de fundo preto.

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta, Cama
© Cris Farhat

Assim que os moradores visitaram o apartamento para a compra pela primeira vez, se apaixonaram pelo piso existente da cozinha: uma cerâmica estampada com floral azul e amarelo. Desde o primeiro contato, eles enfatizavam o desejo por manter este revestimento, mas como sempre, existem diversos desafios a serem vencidos. Alterações de infra estrutura, qualidade de um piso de mais de 30 anos, entre outras questões, impediram a possibilidade de mantê-lo da forma original. Assim, foi desenvolvido no projeto, um tapete de cerâmicas originais que resistiram a demolição, envolvendo a ilha central e destacando ainda mais as características estéticas da cozinha.

Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Bancada, Cadeira, Viga
© Cris Farhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento San Martim / MATÚ Arquitetura" 13 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002389/apartamento-san-martim-matu-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.