Apartamento JF / ZALC Arquitetura

Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaApartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaApartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento JF / ZALC Arquitetura - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: ZALC Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alex Rocca, Baltieri, Breton, Docol, Elite Superfícies, Granitorre, Ovo, Selva de Pedras, Tresuno, Wentz Design
  • Arquitetos Responsáveis: Rafael Zalc, Elizabeth Dreifus
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi desenvolvido para um casal apreciador de obras de arte e do estilo modernista/brutalista muito presente no bairro de Higienópolis, onde onde está inserido. Posicionamos os quadros antes mesmo de iniciarmos os estudos de layout, destacando principalmente o Burle Marx e o quadro tríptico, com mais de 3m de largura.

Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© André Mortatti

O apartamento era, originalmente, bem setorizado e com muitos cômodos. Optamos por retirar o dormitório de serviços a fim de ampliar não só a área de serviços como principalmente a cozinha, setorizadas por portas de correr em serralheria. 

Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores
© André Mortatti
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Imagem 31 de 35
Planta
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© André Mortatti
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga, Janela, Dormitório
© André Mortatti
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela
© André Mortatti

Além disso, foram alteradas a configuração e uso dos dois dormitórios existentes, criando novas possibilidades de fechamento, como por exemplo uma parede curva feita em serralheria e vidro.

Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Mortatti
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© André Mortatti
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores
© André Mortatti

O principal desafio neste projeto foi garantir acabamentos limpos e sutis apesar das imperfeições e irregularidades típicos de um apartamento modernista brutalista. O piso em madeira marchetada é original mas havia sido coberto por pintura epóxi. Para conseguirmos manter o piso original incorporado no novo layout, foi necessário a remoção de todo o piso e tratamento do mesmo. As curvas, que se encontram com o granilite não possuem somente efeito estético: foi necessário dar esta solução, porque não havia piso suficiente para toda a área social. Já na suíte master, as curvas foram incorporadas através do painel executado em pedras portuguesas, criando um vínculo com os calçadões no Rio desenhados pelo Burle Marx, um dos artistas favoritos dos moradores. É interessante analisar o contraste das curvas criadas, com o brutalismo pertencente ao concreto que foi evidenciado sempre que possível.

Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© André Mortatti
Apartamento JF / ZALC Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© André Mortatti

O uso das cores foi bem pontual, principalmente no mobiliário, obras de arte, e em alguns elementos de destaque, como a porta de entrada na suíte master que foi inspirada no Mondrian. As cores estão presentes também no mobiliário e nas obras de arte, sempre evidenciadas através do branco presente nas paredes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Higienópolis, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento JF / ZALC Arquitetura" 13 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002363/apartamento-jf-zalc-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.