Escola Aaberg / Haller Gut Architects

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Exterior, JanelaEscola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de InterioresEscola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores, PilarEscola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de InterioresEscola Aaberg / Haller Gut Architects - Mais Imagens+ 10

Mais informaçõesMenos informações
Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Karina Castro

Conceito arquitetônico. O percurso arborizado do Alte Aare e as árvores ao longo do Hans-Müller-Weg são características da cidade de Aarberg, na Suíça, e criam um espaço exterior linear entre elas. A forma estreita e alongada da nova edificação escolar é entendida como uma continuação desse corpus arbóreo. Assim, o espaço aberto em direção ao Alte Aare permanece livre e a implantação em grande escala é fortalecida. O novo volume escolar de dois andares é orientado em ambos os lados, em direção ao pátio da escola e em direção ao rio.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores
© Karina Castro

Generosas copas criam espaços externos atraentes e protegidos do clima, destacando ainda a relação entre os espaços internos e externos. A diferença de altura existente entre a Hans-Müller-Weg e o espaço externo à beira do rio é trabalhada no térreo com níveis distintos na área de entrada. A posição do novo volume o torna um anexo complementar ao terreno da escola e, com sua fachada de baixo gabarito feita em madeira, pretende ser lido como parte do espaço verde próximo ao rio.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Imagem 14 de 15
Corte

Integração paisagística. A área de descanso inferior, que está localizada na extensão das zonas esportivas existentes, é abertamente projetada e apresenta diferentes espaços para jogos e experiências. Crianças de várias idades encontram aqui seus respectivos nichos lúdicos. Devido à sua localização e desenho, a área de recreação e lazer também pode ser usada pela vizinhança fora do horário escolar.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Imagem 11 de 15
Planta - Situação

O plantio é feito com árvores nativas e apropriadas ao local, que também podem ser usadas como árvores de escalada. A escola pode se beneficiar de suas áreas sombreadas, assim como da aparência sazonal diferenciada.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores, Pilar
© Karina Castro

Construção graciosa em madeira. O novo volume escolar é planejado como uma estrutura de madeira simples. A construção finamente detalhada faz com que a edificação pareça pequena. Através da materialidade e da estrutura vertical, o volume se entrelaça com os elementos vegetais do entorno e se diferencia dos prédios escolares existentes. As unidades espaciais individuais são legíveis e moldam o ritmo das fachadas. O novo volume se comporta de forma tranquila e é subordinado às outras edificações escolares.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores
© Karina Castro
Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores
© Karina Castro

Organização espacial em cluster. A nova edificação é organizada em clusters. Em cada um dos dois andares existem cinco unidades de sala de aula orientadas em dois lados. No térreo, estão os jardins de infância e a escola diurna com acesso direto ao exterior. As unidades das cinco salas são acessíveis diretamente do exterior através do espaço aberto no lado do Aare e são internamente conectadas por portas.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Karina Castro

A escada central fornece acesso às salas de aula no andar superior a partir da entrada principal e do corredor no lado do Aare. As salas de aula e as salas de apoio estão deliberadamente voltadas para o lado tranquilo do pátio. Aqui, novamente, as salas principais são diretamente conectadas entre si por portas, o que permite formas de ensino em larga escala.

Escola Aaberg / Haller Gut Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Karina Castro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3270 Aarberg, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Aaberg / Haller Gut Architects" [Aaberg School / Haller Gut Architects] 14 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002305/escola-aaberg-haller-gut-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.