Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, FachadaCasa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, VigaCasa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Viga, TerraçoCasa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Viga, TerraçoCasa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Rhythmdesign
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  199
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Koichi Torimura
  • Arquitetos Responsáveis: Kenichiro Ide, Natsuki Togami
  • Cidade: Fukuoka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Fachada
© Koichi Torimura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume de madeira que dialoga com a natureza abundante do Parque Ohori, Japão, para que o visitante possa desfrutar de sua vista. Em nossas mentes, realizar esse desejo exigiria uma estrutura limpa. A arquitetura convencional japonesa usa muitos materiais, então, há uma tendência para todas essas informações dominarem o campo de visão. No entanto, ao fundir a tecnologia de madeira de ponta com a carpintaria japonesa tradicional, conseguimos criar uma estrutura simples sem usar nenhum metal. Construindo sobre valores existentes para manifestar novos, foi planejado um espaço onde é possível apreciar a paisagem do Parque Ohori e sua luz natural envolvida na fragrância da madeira fresca.

O parque Ohori é amado pelos habitantes de Fukuoka como um lugar de recreação e lazer. Todos os dias, ele está repleto de pessoas, sejam moradores locais passeando ou visitantes turísticos.

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga
© Koichi Torimura

Ohori Terrace: Chá Yame, Jardim Japonês

O Park-PFI é uma iniciativa recreativa popular que promove o embelezamento e revitalização dos parques municipais do Japão, recebendo propostas de empresas privadas para criar e implementar novos projetos. A iniciativa anunciou que estaria aceitando propostas para o projeto e construção de uma estrutura de madeira de dois andares a ser erguida perto do jardim japonês na porção sul do Parque Ohori. A convocatória afirmou que, além de conscientizar sobre o parque japonês e melhorar sua acessibilidade, a proposta também deveria ajudar a promover um dos produtos especiais da prefeitura de Fukuoka, Yamecha, um chá produzido localmente.

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Viga, Terraço
© Koichi Torimura
Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Imagem 11 de 17
Planta
Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Koichi Torimura

Do local designado dentro do parque, uma paisagem naturalmente iluminada e bonita se abre. Procuramos uma arquitetura que não atrapalhasse essa vista natural e, além disso, harmonizasse com o jardim japonês adjacente. Nos esforçamos para projetar algo que não chamasse a atenção para si, mas agisse como uma cobertura sobre o parque. Além disso, em vez de apenas fazer algo no estilo japonês tradicional, queríamos demonstrar algumas novas possibilidades na arquitetura de madeira fundindo tecnologias de ponta (como máquinas de corte de madeira CNC) com práticas tradicionais de carpintaria japonesa que foram transmitidas ao longo dos séculos, incluindo o uso de juntas de madeira em vez de metal.

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Viga, Terraço
© Koichi Torimura
Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Imagem 15 de 17
Elevações

Para o nosso projeto, desenvolvemos uma estrutura usando madeira laminada cruzada (placas de madeira compostas por camadas finas, empilhadas de forma que a direção dos veios alterna de forma perpendicular) para desenvolver suportes transversais de madeira, que qualquer um pode martelar no lugar com nada mais do que um martelo - sem necessidade de ferramentas elétricas.

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Koichi Torimura
Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Imagem 13 de 17
Diagrama Axonométrica

Não queríamos que a construção começasse e terminasse sem que alguém percebesse. Na verdade, queríamos que os moradores locais participassem do processo de construção e sentissem que estavam conectados à sua comunidade. Queríamos algo que pudesse ajudar as pessoas a terem um senso de cuidado por meio da participação - o que construímos juntos é um lugar onde podemos pertencer juntos.

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Koichi Torimura

Esta é uma arquitetura que aproveita os vários benefícios da CLT, corte de madeira em CNC, etc. É ao mesmo tempo simples, espaçosa e aberta. Com janelas em ambos os andares voltadas para o jardim (11 m; 5,5), tudo o que você precisa fazer é abrir qualquer uma delas para sentir como se estivesse do lado de fora. Além disso, nosso projeto evitou especificamente a instalação de calhas do lado da janela frontal, para que o visitante pudesse desfrutar do suave gotejamento da chuva.

Nos meses seguintes à conclusão do espaço, muitos visitantes foram atraídos por este pavilhão tornando-o um novo ponto turístico em Fukuoka.

Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Koichi Torimura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fukuoka, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Chá e Jardim Ohori Terrace / Rhythmdesign" [Ohori Terrace Teahouse and Garden / Rhythmdesign] 13 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002229/casa-de-cha-e-jardim-ohori-terrace-rhythmdesign> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.