Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood

Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de ExteriorInstalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de ExteriorInstalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior, FachadaInstalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaInstalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Hello Wood
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:György Palkó
  • Projeto E Construção Geral: Hello Wood Zrt
  • Equipe Do Conselho: András Huszár, Dávid Ráday, Krisztián Tóth
  • Conceito: András Huszár (CEO, Head Architect)
  • Arquiteto Associado: Szilvia Odry
  • Diretor De Projeto: Viktor Rajmon
  • Landscape Design: Enikő Kapás
  • Structure: Attila Csicsó, Miklós Piltman
  • Structural Design: László Pongor
  • Plants: Gergely Ronai
  • Cidade: Veszprém
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior
© György Palkó

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Hello Wood - conhecido por suas cabanas únicas e estruturas em festivais - projetou novamente uma instalação pública. Situado no centro do Factory'ard em Veszprém, Hungria, o Jardim das Comunidades é uma obra de arte que celebra a rica cultura da região. O pavilhão é um monumento simbólico à cooperação dos 116 municípios participantes do programa Veszprém-Balaton 2023 Capital Europeia da Cultura. Não é a primeira vez que a Hello Wood criou uma obra pública que representa uma causa importante: a mais icônica foi a árvore de Natal em forma de trenós que apareceu temporariamente em várias cidades europeias antes de ser desmontada e os trenós doados.

Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior
© György Palkó
Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Imagem 21 de 23

"Para cada município participante do programa VEB2023, projetamos uma caixa de plantio única, com o nome do município claramente exibido ao lado, contendo uma muda. Em Veszprém, que é o local central da Capital Europeia da Cultura 2023, criamos um Jardim das Comunidades, composto por 116 floreiras, que promove os valores eternos da cooperação comunitária." - diz Balázs Szelecsényi, arquiteto do projeto. As floreiras com formas únicas criam um espaço de exposição espetacular, acessível a todos. O contraste entre as formas arquitetônicas geométricas e a vegetação exuberante cria uma atmosfera mágica, atraindo visitantes que podem passear pelo pavilhão e navegar pelos nomes das aldeias ou cidades as quais evocam lembranças particulares.

Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior
© György Palkó
Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior
© György Palkó

As mudas de árvores nativas da região, plantadas em caixas, formam um jardim vertical biodiverso que cresce e se fortalece com as estações. O crescimento consistente da vegetação é garantido por um sistema de irrigação automatizado incorporado à instalação. Além disso, a estrutura complexa proporciona à vegetação diferentes condições de sol, vento e chuva, permitindo que as espécies sejam plantadas na posição certa para suas necessidades de água e sol. A importância histórica do local, que abrigou uma das maiores fábricas de móveis da região por cerca de 120 anos, também foi um fator chave no projeto. Este patrimônio histórico é comemorado pelo revestimento das caixas de plantio, que é feito de madeira recuperada de quase 120 anos: as tábuas de lariço do recentemente renovado Palácio Drechsler, em Budapeste. O uso de materiais antigos contribui para a atemporalidade da obra, além da referência histórica.

Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior
© György Palkó
Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Imagem 22 de 23
Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© György Palkó

Após quatro anos, cada uma das floreiras será devolvida ao seu respectivo município, onde as mudas se enraizarão e se transformarão em árvores simbolizando a unidade de 2023. Também dentro do programa EKF 2023, o festival e escola de verão de arquitetura Hello Wood retornará entre 6 e 15 de julho, em um novo local inspirador, a mina de basalto de Zalahaláp.

Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood - Fotografia de Exterior, Fachada
© György Palkó

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Veszprém, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instalação Jardim das Comunidades / Hello Wood" [Garden of Communities Pavilion / Hello Wood] 14 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002228/instalacao-jardim-das-comunidades-hello-wood> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.