Casa Rosa / Marieta Ferber

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, CadeiraCasa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, CadeiraCasa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa Rosa / Marieta Ferber - Mais Imagens+ 32

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Marieta Ferber
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leila Viegas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alemão Granilite, Creudimar Carvalho, Dalle Piagge, Deca, Mafessoni Móveis, Tressuno, Zanchet Madeiras
  • Arquiteta Líder: Marieta Ferber
  • Arquiteta Responsável: Gabriela Xavier
  • Engenharia E Equipe De Construção: Catek Soluções / Felipe Robortella
  • Engenharia Estrutural: Suprafer / Marcos
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Era uma casa antiga na Vila Romana, em São Paulo, em um terreno estreito e comprido de 125m².

A principal demanda da família era reorganizar os ambientes, conferindo bons espaços de convívio, mas sobretudo a privacidade e autonomia dos moradores, sendo uma das filhas já adulta e independente. “Além disso, era importante que a casa tivesse mais vitalidade e muita luz natural.” A casa era geminada de um lado e do outro possuía um corredor em todo comprimento - a saída para o respiro, para o verde, o ar e a luz. A ideia foi abri-la o máximo possível para este corredor com caixilharia metálica e plantar em toda extensão. 

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Aido
© Leila Viegas

“A proposta teve como partido características modernistas - aberturas proporcionando mais generosidade aos espaços, com menos divisões, liberando horizontes internos e externos e estruturas leves e aparentes.”

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Leila Viegas
Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cadeira, Janela
© Leila Viegas

Após os estudos preliminares apresentados, iniciamos o anteprojeto em paralelo ao calculista que prospectava a estrutura. Foi então que veio a notícia de que a casa era de tijolo estrutural e novos caminhos tiveram de ser pensados.

Casa Rosa / Marieta Ferber - Imagem 35 de 37
3D
Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Cadeira
© Leila Viegas

“A fachada foi inspirada nas conhecidas platibandas das casas do Brasil profundo, por onde andei trabalhando e amando cada detalhe.” Os beirais em concreto conversam com outros elementos da casa fortalecendo a identidade do projeto.

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Leila Viegas

A implantação em um terreno declive, com um andar abaixo e um acima do nível da rua, fez da circulação o elemento fundamental na reforma. Foi projetada uma escada interna em estrutura metálica, dialogando com os novos caixilhos, e outra externa que parte do corredor lateral. 

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela, Cadeira
© Leila Viegas
Casa Rosa / Marieta Ferber - Imagem 23 de 37
Planta layout - Pavimento térreo
Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Leila Viegas

A cozinha e a entrada da casa, que além de garagem se transformou em espaço de estar, foram integradas através da extensão da bancada da cozinha para área externa, e mediadas por um caixilho. Criamos uma paleta em tons lavados, que aparece nos ladrilhos do piso, no granilite da bancada, nos frontões e também na fórmica dos armários. A escada aparente com um pequeno jardim autônomo embaixo, aproveitando a luz do vidro lateral, e os elementos soltos projetados para os eletrodomésticos dão maior amplitude ao espaço.

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores
© Leila Viegas
Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Leila Viegas
Casa Rosa / Marieta Ferber - Imagem 24 de 37
Planta layout - Pavimento superior
Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Leila Viegas

No pavimento inferior da casa, onde antes havia uma churrasqueira e um pátio pouco utilizados, foi feito um jardim e um deck de madeira com chuveirão, além de um módulo lavanderia de concreto bastante funcional, que pode ser “camuflado” quando fechado com os painéis ventilados de Muxarabi. A antiga lavanderia se transformou em uma suíte com acesso independente para a filha mais velha. Um anexo com bancada e banheiro generosos, e vista para o novo jardim. O caixilho interno organiza o espaço mantendo sua amplitude visual.

No andar superior, uma grande área apenas de circulação foi incorporada aos novos ambientes propostos. Três pequenos cômodos se transformaram em um escritório aberto e uma ampla suíte. Uma passarela metálica foi anexada, criando um acesso entre o quarto da filha, transformado em suíte com a construção de um banheiro que serviu de cobertura para a entrada no térreo, e o escritório onde ela estuda. É também um espaço para aproveitar os dias de sol.

Casa Rosa / Marieta Ferber - Fotografia de Interiores, Fachada
© Leila Viegas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rosa / Marieta Ferber" 09 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002221/casa-rosa-marieta-ferber> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.