Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture

Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Viga, Prateleira, JanelaCasa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, VigaCasa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Fachada, JardimCasa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Mais Imagens+ 18

Mais informaçõesMenos informações
Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Studio Marsh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa térrea de madeira foi construída para uma família de quatro pessoas na Vila de Yomitan, localizada na parte central da ilha de Okinawa, Japão.

Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Studio Marsh
Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Tijolo, Janela, Fachada, Jardim
© Studio Marsh

Embora seja comum em Okinawa construir casas com concreto armado, o proprietário queria uma casa de madeira, não por motivos de custo (na verdade, a construção de madeira é mais cara do que o concreto armado em Okinawa). Eles desejavam uma casa que envelhecesse com eles e fizesse parte do ciclo natural da vida, onde tudo eventualmente retorna à terra. Nosso projeto foi baseado em um pensamento sustentável, orientado pela perspectiva de vida do cliente. A casa está situada em uma área residencial chamada Kina, na Vila de Yomitan, que foi o local da estação de correios da dinastia Ryukyu "Kina Banjo". Três lados do terreno são cercados por massas sólidas de concreto, com uma residência e um edifício de concreto armado de três andares a oeste. No passado, as edificações de madeira eram comuns em Okinawa, mas depois de enfrentarem muitos furações, o concreto armado se tornou predominante. Também para aumentar a resistência a fortes ventos, a superfície do solo geralmente é mantida mais baixa do que as áreas circundantes, além disso, árvores Fukugi são plantadas ao redor do terreno para formar uma floresta corta-vento.

Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Studio Marsh
Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Imagem 20 de 23
Planta - Nível Inferior
Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Studio Marsh

Por coincidência, o solo deste terreno já era mais baixo do que a rua e estava cercado por casas de concreto que assumem o mesmo papel das árvores Fukugi, com isso, o ambiente circundante parecia já ter sido preparado para um furacão. Recentemente, os ciclones estão ficando mais fortes e imprevisíveis, por isso, a casa foi projetada como uma estrutura em forma de caixa com uma parede de suporte ao redor do perímetro que reduz o efeito da pressão do vento. As paredes exteriores são feitas de tábuas de cedro, o que contrasta com os volumes de concreto armado circundantes e destaca a estrutura da "construção em madeira". Para garantir ampla luz e ventilação, um pátio foi situado no centro da estrutura em forma de caixa, com todos os quartos voltados ele. No lado sul do pátio foi construído um quarto privativo, já no centro foi planejado um quarto em estilo japonês e, por fim, uma sala de estar com pé-direito alto foi posicionada no lado norte. O proprietário imaginou que o espaço interno ideal seria uma grande sala aberta a qual permitiria que a luz do sol, a brisa do mar e o vento de Okinawa fluíssem livremente e circulassem por todo o espaço. Portanto, o pátio é tratado como um espaço único, e os quartos privados não são divididos por paredes, mas sim, por acessórios. Com essas estratégias acreditamos que conseguimos criar uma atmosfera suave que parece permear toda a casa.

Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Viga, Prateleira, Janela
© Studio Marsh
Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Imagem 22 de 23
Corte
Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Studio Marsh

Nos últimos anos, a quantidade de casas de madeira em Okinawa tem aumentado gradualmente à medida que mais fabricantes de habitação do continente (Honshu, Kyushu, Shikoku, etc.) entraram no mercado. Em Okinawa, onde o ambiente natural é mais difícil para construir casas de madeira do que no continente, conseguimos apresentar uma casa no estilo de Okinawa porém, usando métodos e tecnologias de construção modernos.

Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Studio Marsh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Kina / Takeshi Ishiodori Architecture" [House in Kina / Takeshi Ishiodori Architecture] 09 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001929/casa-em-kina-takeshi-ishiodori-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.