Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura

Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, PrateleiraCobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Exterior, TerraçoCobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, CadeiraCobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de ExteriorCobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: LINHA Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Léo Costa
  • Arquitetos Responsáveis: Paula Daemon, Lis Fernanda Thuller
  • Execução De Obra: Spyer Arquitetura
  • Execução De Granilite Na área Externa: Arte de Obra
  • Marcenaria: ARM Marcenaria
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Cadeira
© Léo Costa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de reforma da cobertura tonelero, localizada no Rio de Janeiro, teve como premissa principal preservar a vista do céu e da bela paisagem natural do entorno. Assim foram propostos os primeiros esboços do projeto: um novo desenho para o beiral, que com estudos de linhas sinuosas, não obstruíssem as visadas e as perspectivas do apartamento.

Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Léo Costa
Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Imagem 21 de 21
Planta - Layout
Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Léo Costa
Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Léo Costa

Apesar do lindo cenário natural, os arredores do imóvel também são compostos por muitos edifícios vizinhos, característica comum do bairro de Copacabana. Para garantir a privacidade, projetamos uma jardineira linear em toda a extensão do terraço, que funciona como elemento de recuo entre o interior e o exterior. Ora denso, quando necessário ocultar / ora sutil, revelando a visada para o cristo redentor e para a pedra que compõe o visual de fundo. O brise em réguas de madeira, com peças verticais anguladas, também foi recurso adotado para garantir a privacidade. Ele direciona o olhar do observador para a paisagem e filtra a incidência de luz solar. Duas claraboias desenhadas nas extremidades da cobertura permitem a entrada de luminosidade natural e a permitem a sensação de olhar através, criando relações entre o espaço e o céu.

Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira
© Léo Costa
Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Léo Costa

O home office, com vista para o cristo e para o jardim, conta com uma das claraboias desenhadas para este projeto. Na parte externa projetamos uma área de lounge com deck e chuveirão. Em relação à materialidade, optamos pela simplicidade e adotamos como paleta os tons de branco, offwhite e cinza, que se misturam em texturas distintas. O efeito concreto, o granilite, a textura das fachadas e a platibanda curva branca que se fundem e compõem a atmosfera leve que desejamos alcançar.

Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura - Fotografia de Exterior, Terraço
© Léo Costa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura Tonelero / LINHA Arquitetura" 01 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001838/cobertura-tonelero-linha-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.