Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, JardimCasa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, FachadaCasa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, VigaCasa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga, CorrimãoCasa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Mais Imagens+ 13

Vitacura, Chile
  • Arquitetos: LKDM Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolás Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Arauco, Cbb ReadyMix
  • Arquitetos: Ruben Diaz M, Mauricio Lama K
  • Engenharia: RK3 ingenieros
  • Construtora: Constructora JBR
  • Paisagismo: Piera Sartori
  • Iluminação: OP iluminación
  • Cidade: Vitacura
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Nicolás Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto fica localizado em Santa María de Manquehue, e foi encomendado por um casal que adquiriu um terreno com um grande jardim e uma casa de estilo colonial dos anos oitenta que não aproveitava seu contexto.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Nicolás Saieh
Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Imagem 18 de 18
Plantas

A intenção dos clientes era desenvolver uma nova casa sobre a existente, já que a original não aproveitava as vistas panorâmicas da cidade e se fechava em relação a pontos interessantes de seu entorno paisagístico, como o grande jardim ao seu redor, a cordilheira dos Andes ao leste e o cume do Cerro Manquehue ao norte. Esta mesma condição de fechamento trabalhava em detrimento da luz no interior dos ambientes, que eram escuros, frios e com umidade já arraigada nas paredes. Isso, somado a um contexto altamente vegetado, janelas mal orientadas e sombra projetada pelo morro, agravava essa condição, de modo que a nova habitação deveria solucionar esses problemas e ser eficiente em termos de consumo de energia.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga
© Nicolás Saieh
Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Imagem 17 de 18
Elevações

A encomenda, então, contemplava a ideia de criar uma nova casa que abrisse completamente suas vistas ao entorno imediato (os jardins e o Cerro) como ao distante (a cidade), mas, no lugar disso, optou-se por reaproveitar parte da casa pré-existente para evitar sua demolição completa e assim diminuir a pegada de carbono da nova: suas fundações e paredes do primeiro pavimento (1/3 delas) foram reutilizados, mas agora revestidos com isolante externo e em pedras recicladas para evitar a manutenção futura das fachadas.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Nicolás Saieh
Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Nicolás Saieh
Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Imagem 16 de 18
Corte bioclimático

Por sua vez, grande parte de seus componentes, como as janelas de vidro duplo, portas, alguns equipamentos de banheiro, torneiras e móveis de cozinha, foram doados para diversos usos, a fim de servir a outras casas, já que a maioria deles estava em excelente estado.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Nicolás Saieh

Para alcançar a eficiência energética, foi necessário adequar o fator forma e espaço dos ambientes para captar luz natural e apropriar-se das vistas da cidade de maneira sutil para não destoar do contexto. Foram dispostos beirais no sul que se abrem para as vistas com perfurações na cobertura para permitir a passagem da luz norte e a vista do Cerro Manquehue.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Corrimão, Viga
© Nicolás Saieh
Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Nicolás Saieh

A espacialidade interna foi pensada para gerar conexão entre os andares e assim permitir a entrada de radiação no inverno pelo segundo andar em direção ao primeiro, onde se aproveitou a massa das paredes (isoladas pelo lado de fora) para acumular os ganhos solares e gerar um equilíbrio das temperaturas internas seguindo os princípios do desenho solar passivo. Esse mesmo isolamento contínuo permite evitar pontes térmicas nas áreas mais frias e, com isso, eliminar a condensação que gerava grande umidade no interior da habitação anterior.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Nicolás Saieh

Foi feita uma combinação de tipos de aberturas de janelas de acordo com o uso dos ambientes: basculantes ou pivotantes em zonas de dormitórios, já que vedam melhor e têm menos infiltrações, e portas de correr de maior infiltração nos espaços comuns como sala de estar / jantar para abrir e conectar melhor esses cômodos ao grande jardim pré-existente.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga
© Nicolás Saieh

Nos meses de verão, com a estratégia na fachada norte de beirais e anteparos, conseguiu-se controlar a entrada de radiação direta no interior, permitindo que a massa térmica das paredes absorvesse o calor do ar nos ambientes e o liberasse por meio de estratégias de ventilação noturna para resfriá-los.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Nicolás Saieh

As estratégias de resfriamento passivo foram complementadas com a cobertura, que conta com isolamento contínuo com câmaras de ar e dois tipos de ventilação; por um lado, convectiva, dada a forma da cobertura que se levanta ao sul, permitindo nesta mesma fachada alternar janelas altas para deixar livre a saída do ar exaurido. A segunda forma de ventilar é cruzada entre pátios vegetados no centro e norte, fornecendo resfriamento evaporativo pela sombra e evapotranspiração gerada naturalmente pelas plantas e árvores localizadas nessas áreas.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nicolás Saieh

Os sistemas de iluminação inteligente e eficiente propostos na casa foram conectados a um sistema fotovoltaico localizado em uma área estratégica da cobertura norte, que recebe a maior radiação anual, para fornecer eletricidade de forma contínua, sem depender de geradores de energia fóssil.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Nicolás Saieh

O paisagismo, embora existente e preservado, foi complementado e restaurado principalmente com espécies locais e endêmicas da região, que apresentam baixo consumo hídrico para otimizar este recurso.

Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nicolás Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos" [Casa La Cumbre / LKDM Arquitectos] 06 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001811/casa-la-cumbre-lkdm-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.