Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, AidoCasa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, JanelaCasa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 23

Mérida, México
  • Arquitetos Responsáveis: Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar, Silvia Cuitún Coronado, Yahir Ortega Pantoja
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 23 de 28
Planta do Conjunto
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Manolo Solís

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a premissa "Ele veio primeiro", a Casa Tamarindo é uma residência que pretende explicar a simbiose entre arquitetura e natureza. Sendo a árvore a peça principal e eixo ordenador do projeto arquitetônico. Elementos construídos enquadram a natureza desde o acesso principal até os demais espaços que conformam o programa. As paredes que ordenam a planta funcionam como diretrizes que nos levam até o acesso principal da casa.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 24 de 28
Planta Pavimento Térreo
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manolo Solís

As áreas públicas e privadas se separam de maneira natural por orientação e respondendo à localização original da árvore, mantendo a maior parte da paisagem original intacta e trazendo a paisagem natural para o interior. Todos os cômodos da residência se conectam naturalmente com o exterior, buscando sempre pátios internos e percursos que terminem em jardins. Uma proposta que não só resgata uma árvore, mas a torna protagonista do projeto.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 25 de 28
Corte A-A'
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Viga
© Manolo Solís

Uma casa com uma conexão profunda com a natureza e a arte. Em vez de evitar as árvores, os arquitetos decidiram abraçá-las. Situado no centro do bairro de San Sebastián, o lote particular pelas suas características irregulares e sua vegetação pré-existente foi a tela para desenvolver a casa unifamiliar para um artista plástico e sua esposa, designer gráfica e escritora.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Madeira, Janela
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 26 de 28
Corte B-B'
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Manolo Solís

Embora o programa arquitetônico não fosse complexo, as características do terreno, as exigências do cliente, a vegetação existente de grande porte, que precisava ser mantida na sua totalidade, e os elementos contíguos foram os fatores que criaram o desafio do projeto. A residência possui duas suítes, sala de estar, jantar e cozinha em conceito aberto, bem como um ateliê para artes plásticas e um escritório. Os diversos espaços externos incluem jardim, piscina, espaço externo de refeições e convívio, tudo em uma casa térrea.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 27 de 28
Corte D-D'
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Manolo Solís

O conceito geral do projeto foi criar uma residência que permitisse aos seus habitantes usufruir, ao longo do dia, de vários espaços ao longo do conjunto, organizando-os em torno do Tamarindo, a árvore de maior idade e porte. O projeto buscou a melhor orientação possível para aproveitamento da ventilação cruzada e da iluminação natural.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, Viga
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Imagem 28 de 28
Corte 1-1'
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga
© Manolo Solís

Dois elementos se destacam claramente na composição do conjunto, o Tamarindo que serve como ponto focal e organiza os espaços em torno dele, como um pátio central, permitindo que os interiores se abram para um exterior controlado, projetado e contido pelos volumes arquitetônicos.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Porta, Bancada, Pia
© Manolo Solís

O segundo elemento é o muro condutor que recebe todos os habitantes e visitantes, e os leva pouco a pouco através do terreno, criando um percurso agradável em todo o trajeto, que vai desde o acesso da rua até o acesso à residência. Esta parede está presente e transforma-se em todo o seu comprimento, pois ora é completamente cega e imponente com os seus 6,20 metros de altura e ora se abre para criar uma grande janela que enquadra em ambas as direções. A abertura enquadra o elemento arquitetônico construído ou a vegetação existente e complementar, transformando-se também em nicho que marca o acesso e abriga o hall externo de acesso principal para por fim chegar ao estúdio de artes plásticas.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Janela, Cama, Cadeira, Viga
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Manolo Solís

Os materiais das paredes internas e externas foram essenciais para alcançar a imagem que os clientes buscavam, embora o gosto pelas fazendas yucatecas estivesse presente, a premissa primordial era criar uma obra contemporânea atemporal onde os materiais (assim como as fazendas) pudessem envelhecer dignamente e ir mostrando a pátina do tempo, integrando-a à própria imagem da residência.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Iluminação, Janela, Banheira, Pia, Viga
© Manolo Solís

Essa busca nos levou a decidir pelo uso de materiais naturais, crus, honestos, e mutáveis. O cimento queimado com cor nos oferece essa diversidade, pois não sendo uma superfície totalmente plana e uniforme, dá uma sensação mais natural e orgânica. O projeto alcançado e a solução funcional dos espaços geraram um design que chamamos de Fazenda Contemporânea.

Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior, Aido
© Manolo Solís
Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Manolo Solís

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura" [Casa el Tamarindo / Taller Estilo Arquitectura] 06 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001752/casa-tamarindo-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.