Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects

Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior, UrbanoCentro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaCentro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, JanelaCentro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Mais Imagens+ 39

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  20880
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acodor, JJ Bricks, LEGERO Lights, Schüco, Urbanaac
  • Arquitetos: Vrushali Patil, Mayank Jain, Vrinda Jain, Shipra Dawar
  • Cidade: Ahmedabad
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior, Urbano
© Umang Shah

Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing para o Centro Universitário de Ahmedabad foi criado organicamente com o Conselho da Universidade e o definiu como um hub para as horas vagas. O objetivo era criar um centro que se tornasse um incubador para a vida acadêmica e um lugar para gerar novas ideias, criando espaços interativos além das funções educacionais tradicionais. Estar localizado na entrada veicular com estacionamento subterrâneo também faz com que o volume atue como um portão entre a cidade e o campus universitário pedonal. A cultura da comida de rua é crucial para o tecido de Ahmedabad e para a vida estudantil, por isso, foi essencial projetar a praça de alimentação como uma extensão da rua no nível do solo. Inspirado na emocionante ponte Galata Koprusu que liga Galata a Eminonu em Istambul e tem uma série de restaurantes abaixo e vistas sobre o Golden Horn, as três varandas abertas para o parque também podem ser usadas para apresentações musicais enquanto o público se acomoda sob as árvores.

Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Amit Pasricha
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Imagem 28 de 44
Planta - Situação
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Aço, Corrimão
© Umang Shah
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Umang Shah

O 1º andar é uma extensão da rua coberta com salas multiuso imediatamente acessíveis a partir do nível do solo. O grande salão multiuso no 2º andar possui um palco permanente para atividades como cinema, teatro, dança, conferências e apresentações musicais. Os assentos incluem arquibancadas deslizantes que são empilhadas verticalmente na parede para criar um espaço aberto interno que também incentiva esportes como basquete, tênis de mesa, vôlei e badminton. Os escritórios da universidade estão na ala leste do 2º andar, com vista para os recortes centrais e para o exterior através das varandas. O 3º andar é quase exclusivamente destinado ao clube e ao café da faculdade, que ocupa toda a ala leste com uma varanda coberta periférica voltada para o jardim central e para o sol da manhã. No 4º andar estão o espaço silencioso de leitura e a célula de desenvolvimento de carreira. A cobertura é dedicada à uma pista de corrida e uma quadra de futsal de 6m x 6m.

Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Amit Pasricha
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Amit Pasricha
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Imagem 29 de 44
Planta - Térreo
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Imagem 42 de 44
Corte Perspectivado Longitudinal
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Janela
© Umang Shah

A grande implantação do Centro Universitário, 96m x 36m, tornou um desafio específico trazer luz natural e ventilação ao seu núcleo. Trabalhamos com modelos 3D e ferramentas de visualização para garantir iluminação adequada, escalonando os andares e permitindo que a luz natural flua de cima para baixo desde as varandas voltadas para o sul. Como resultado, a luz natural atravessa o prédio diagonalmente. O escalonamento de andares faz com que o prédio pareça muito maior do que é, com os alunos capazes de avistar uns aos outros de diferentes andares. Em certos dias específicos (1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, e 15 de Agosto, Dia da Independência da Índia), um raio de luz direto entra diagonalmente ao nascer do sol do topo da fachada leste para atingir o térreo.

Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior
© Umang Shah
Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior
© Umang Shah

Este é o primeiro prédio em Ahmedabad a usar tecnologia de pré-fabricação de concreto em grande escala com a ajuda de lajes alveolares pré-fabricadas usando fios finos (diâmetro de 12,7 mm) em vez de reforço convencional. As paredes e vigas são feitas de concreto in-situ, enquanto as lajes são todas pré-fabricadas. Os sistemas mecânicos, elétricos e as tubulações foram projetados para o reuso eficiente de água. O prédio coleta a água de esgoto dos outros edifícios no campus, além de sua água cinza, e as reutiliza para diferentes fins: irrigação, descarga de banheiros e água de reposição para torres de resfriamento. A estação de tratamento de esgoto está localizada no segundo subsolo e poderá manter toda a irrigação do jardim central. A quadra de futsal na cobertura possui um telhado com 450 painéis solares gerando 140 KW de luz solar usada diretamente para ventiladores, luzes e tomadas de energia durante o dia. As aberturas nas fachadas são todas recuadas da parede e abertas em varandas profundas para evitar o brilho direto no vidro e cortinas. Como resultado, este prédio possui certificação LEED Platinum.

Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Amit Pasricha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ahmedabad, Gujarat, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Universitário de Ahmedabad / Stephane Paumier Architects" [Ahmedabad University Centre / Stephane Paumier Architects] 04 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001669/centro-universitario-de-ahmedabad-stephane-paumier-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.