Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura

Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, TerraçoCasa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, JanelaCasa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, JardimCasa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraCasa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Mais Imagens+ 21

Esmeraldas, Brasil
  • Equipe De Projeto: Gabriel Souza, Isabel Brant
  • Projetos Complementares: Frederico Baião
  • Gestão De Obra: Mutabile Arquitetura
  • Cidade: Esmeraldas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Leonardo Lobato

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa no condomínio Aldeias do Lago, na região metropolitana de Belo Horizonte, se aproveita do terreno de grandes dimensões e topografia quase plana para propor uma edificação aberta, espaçosa e com bastante integração entre os ambientes. Implantada no porção central do lote, a residência tem seus cômodos distribuídos em torno de um átrio central que serve como fonte de luz natural, jardim, circulação e meio de controle da temperatura interna.

Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Jardim
© Leonardo Lobato
Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Leonardo Lobato

Essa organização em torno de um espaço aberto indica uma característica muito marcante do projeto que também se revela em diversos outros elementos – tudo foi pensado para tornar a casa mais arejada, sem obstáculos entre interior e exterior ou entre um cômodo e outro. Eis apenas alguns exemplos: as janelas são amplas, indo muitas vezes do piso ao teto, permitindo uma visão abrangente do entorno; as paredes internas não alcançam o forro, deixando espaço para o ar circular livremente e a luz natural distribuir-se pelos ambientes; em vários pontos, essas mesmas paredes de alvenaria são substituídas por painéis de blocos vazados.

Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Leonardo Lobato
Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Imagem 23 de 26
Planta baixa
Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Viga
© Leonardo Lobato

Até a cobertura contribui sensivelmente para essa sensação de amplitude, talvez até mais que qualquer outro elemento. Por ser um único plano inclinado cujo ponto mais baixo fica na fachada principal, ela faz com que o pé-direito aumente progressivamente na medida em que o visitante avança casa adentro. Isso transmite a ideia de que a casa vai crescendo ou se abrindo até acolher totalmente o exterior – quando ela se encontra com o quintal de fundos. O forro em madeira, claro, acompanha a inclinação do telhado para garantir esse efeito.

Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa
© Leonardo Lobato

O forro, as paredes internas e externas recebem acabamentos em madeira, em fibras naturais ou em tons terrosos, o que reforça a assimilação da edificação pela natureza circundante. Mesmo assim, o projeto consegue ser marcadamente contemporâneo, um aspecto que se manifesta principalmente na estrutura metálica aparente da cobertura e na fachada principal caracterizada por um jogo de planos e ângulos agudos entre a escada, a rampa e os painéis de azulejos e de cobogós que guardam a entrada principal.

Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura - Fotografia de Exterior, Escada
© Leonardo Lobato

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Aldeias do Lago / Mutabile Arquitetura" 27 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001595/casa-aldeias-do-lago-mutabile-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.