Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects

Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de ExteriorCasa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de InterioresCasa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de InterioresCasa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Mais Imagens+ 12

  • Arquiteto Responsável: Sou Fujimoto
  • Arquiteto De Registro: Bence Varga
  • Equipe De Projeto: Sou Fujim oto, Shintaro Honma, Marie de France, Yibei Liu, Roberto Sanz Asensio, Rugved Rane Jacopo Tod isco Duc Ngo , Nicolas Gustin, James Tanner (ex-funcionário), Piotr Pasierbiński (ex-funcionário), Elliott Friedman (ex-funcionário) María Biurrun (ex-funcionário), Melody Hwang (ex-funcionário), César M árquez Coiradas (ex-funcionário), Jaime Lopez de Hierro (ex-funcionário), Hideto Chijiwa (ex-funcionário) Jane Luk (ex-funcionário), Jacky Tang ex-funcionário), Andres Velasco Muro (ex-funcionário), Tang Li Qun (ex-funcionário), Joanne Chen (ex-funcionário), Ilginezgi (ex-funcionário), Marcello Galiotto (ex-funcionário), Nadine de Rip ainse (ex-funcionário)
  • Cidade: Budapeste
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Sou Fujimoto Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Música Húngara, no coração do Parque da Cidade de Budapeste, não é apenas um museu, mas uma visão maior que abrange passado e futuro, pessoas e cultura, natureza e ciências musicais. Não se trata de exibir, mas de convidar, afastando-se da contemplação simples para sugerir participação e interação. A essência do som e da música, a audição, pode ser trazida de maneiras muito mais profundas. Longe dos espaços de exposição convencionais, salas de aula ou salões de eventos, escolhemos deixar a arquitetura acolher os visitantes ao longo de seu percurso. Sem um caminho claro, os visitantes perambulam pelo museu, como fariam pelo parque, invadindo o espaço com um fluxo contínuo cuja intensidade varia ao longo dos dias, assim como o som permeia o local, reverberando nas superfícies, correndo pelas paredes.

Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesia de Sou Fujimoto Architects
Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Imagem 14 de 17
Planta
Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Sou Fujimoto Architects

A Casa da Música Húngara é também a visão de um museu do século XXI, altamente integrado ao ambiente em todos os sentidos, ecologicamente amigável e esteticamente adequado à paisagem e à alma do parque. Essa visão do século XXI coloca ênfase no ato de se encontrar e compartilhar, independentemente dos motivos que levaram as pessoas a este lugar: estudar, ouvir, executar, tocar ou trabalhar, todo mundo tem um lugar para ensinar e aprender. O projeto, por suas qualidades arquitetônicas e por permitir que o ambiente penetre no coração de cada visitante, torna-se um símbolo das fronteiras abertas de hoje, a liberdade física ou eletrônica de viajar e se comunicar ao redor do mundo. 

Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Sou Fujimoto Architects
Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Imagem 15 de 17
Planta
Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Sou Fujimoto Architects

Ficamos surpresos com a abundância de árvores no Parque da Cidade, onde o museu está localizado. Elas se reúnem para criar uma floresta contínua e densa, às vezes afastando-se uma da outra para se abrir e deixar as pessoas verem o céu. Um pedaço de natureza cheio de história, mas com uma sutil aparência selvagem, variando ao longo das estações. Fomos inspirados pela sala moldada pelas árvores e como sua folhagem densa e generosa a cobre e protege, deixando, às vezes, raios de sol atingirem o chão. 

Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
Cortesia de Sou Fujimoto Architects

Nosso projeto encontra sua forma naturalmente entre as copas das árvores. Seu volume circular levita suavemente, voltado para todas as direções, liberando o térreo para receber pessoas de todas as partes, enquanto suas perfurações deixam a luz natural passar, assim como os raios de sol que atravessam as folhas de uma floresta. 

Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Interiores
Cortesia de Sou Fujimoto Architects
Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Imagem 17 de 17
Corte

Atividades como concertos e outros eventos acontecem sob o volume flutuante, para que todos possam ver e ouvir, atraindo grandes multidões. Este térreo aberto, onde os limites entre espaços internos e externos desaparecem, é pensado como a continuidade da paisagem, cujas áreas verdes irradiam como as ondas sonoras. O visitante vagueia livremente entre o museu, entre as árvores, ao longo das curvas das paredes, subindo e descendo a grande escadaria em espiral, embalado pelas vibrações dos espaços e pelas suaves variações da luz solar. Encontros surpreendentes pontuam os caminhos, assim como as notas inesperadas de uma melodia, seguindo um movimento ininterrupto que une suavemente o museu, o parque, as pessoas e a música, tornando a experiência do visitante única. 

Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Sou Fujimoto Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Budapeste, Olof Palme stny. 3, 1146 Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Música, Budapeste / Sou Fujimoto Architects" [House of Music, Budapest / Sou Fujimoto Architects] 05 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001588/casa-da-musica-budapeste-sou-fujimoto-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.