Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Eduardo Macarios

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Exterior, FachadaGaleria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de InterioresGaleria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de InterioresGaleria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Interiores, JanelaGaleria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Mais Imagens+ 17

Curitiba, Brasil
Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada
© Eduardo Macarios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Foi com entusiasmo que recebemos o convite da tradicional Galeria Simões de Assis para o projeto de um novo espaço em Curitiba a partir de um imóvel já existente. A reforma, do ponto de vista da sustentabilidade, é o caminho mais lógico em termos de aproveitamento, uso de recursos naturais e foco em soluções. Acreditamos que ressignificar espaços é e será um exercício cada vez mais importante para as cidades.

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela
© Eduardo Macarios
Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 20 de 22
Planta - Térreo

O pavimento térreo possui um pé direito alto e variado. Na região do mezanino, na entrada, tem mais de 7m de altura, com 4m de altura no restante da área interna. São dimensões que permitem a exposição de obras e instalações de grandes dimensões, aumentando possibilidades expográficas para a galeria.

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa
© Eduardo Macarios

A planta, simples e simétrica, apresenta duas grandes salas com grande adaptabilidade aos espaços expositivos. Um balcão com um café e sala de estar no eixo central apontam para a intencionalidade de um espaço de conversas, encontros, absorção e assimilação. O andar superior se divide entre espaços administrativos e uma grande sala expositiva junto ao mezanino – que traz possibilidade de conexão entre mostras.

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Eduardo Macarios
Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Imagem 21 de 22
Planta - Pavimento superior
Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela
© Eduardo Macarios

O imóvel já possuía uma fachada de vidro que optamos por manter em grande parte para tornar a galeria bastante visível da rua e criar conexão entre obras expostas internamente com o contexto externo, da rua e das pessoas. Assim propusemos duas intervenções de fachada: substituição da porta para facilitar a logística das montagens e inserção de uma pele metálica em frente ao vidro, criada a partir de chapas de metal perfuradas. Essa nova pele possibilita a proteção solar para as obras sem que se perca a transparência da fachada.

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Eduardo Macarios

No recuo frontal (espaço entre a calçada e o edifício) existe um desnível considerável. Ali buscamos um desenho de paisagismo que imprimiu unidade e continuidade ao espaço, que é originalmente recortado pelos acessos. Assim, fizemos uma escada que vence o desnível e se prolonga em toda fachada, transformando-se em canteiros e propondo uma espécie de pódio ou pedestal para o objeto construído em si. Procuramos criar um projeto que se equilibra entre valorizar o bem artístico e aproximá-lo do público que transita em frente à galeria, proporcionando um momento transformador, mesmo que breve, de contato com a arte.

Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada
© Eduardo Macarios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Curitiba, PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Simões de Assis / Arquea Arquitetos" 04 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001088/galeria-simoes-de-assis-arquea-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.