Apartamento TM8 / DC.AD

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, CadeiraApartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, CadeiraApartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, BancadaApartamento TM8 / DC.AD - Mais Imagens+ 14

  • Arquiteto Líder: Duarte Caldas
  • Arquiteta Responsável: Mariana Marques
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira
© Lourenço Teixeira de Abreu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento TM8 é um projecto de reabilitação com cerca de 100m2 situado no bairro da Ajuda, em Lisboa, com a finalidade de aluguer para habitação de uma família jovem. O ponto de partida da intervenção pretendia a clara distinção espacial entre as áreas sociais e as áreas privativas.

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Cadeira
© Lourenço Teixeira de Abreu

Sendo assim, foi realizada uma reformulação total das áreas comuns, que estavam excessivamente compartimentadas, através da eliminação de todas as paredes e elementos existentes nas zonas correspondentes à Sala e Cozinha.

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Bancada
© Lourenço Teixeira de Abreu

Deste modo, obteve-se uma área social com mais amplitude espacial, marcada pelas vigas metálicas estruturais, deixadas à vista como indicação da compartimentação anterior, e pela abundante luz natural. O volume correspondente à zona de cozinha foi projectado num bloco em tons claros, assim como o restante mobiliário fixo desenhado, de modo a iluminar ainda mais o espaço. Estes elementos, bem como as peças de decoração escolhidas criteriosamente, sugerem as diferentes apropriações da ampla divisão, oferecendo áreas funcionais mas mantendo a flexibilidade característica de um open-space.

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela
© Lourenço Teixeira de Abreu
Apartamento TM8 / DC.AD - Imagem 19 de 19
Corte perspectivado

O arco existente foi mantido, de modo a definir um segundo momento da área social, sendo este vão pontuado por uma nova moldura azul Klein que contrasta com os materiais mais neutros utilizados no resto do espaço.

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada
© Lourenço Teixeira de Abreu

Quanto à zona privada, foram preservados os três quartos existentes. Foi aproveitada a marquise que comunica com os dois quartos orientados a tardoz e I.S. social como varanda, criando uma zona de estar exterior. A varanda foi totalmente revestida a azulejos cerâmicos beges, refletindo a luz natural, enquanto a nova vegetação traz para a habitação uma ligação à natureza.

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Janela
© Lourenço Teixeira de Abreu

As duas novas Instalações Sanitárias utilizaram o mesmo revestimento cerâmico em branco, que se estende para as superfícies de bancada e duche, criando uma continuidade nas zonas húmidas. As portas de acesso são acentuadas pela cor azul, igual ao tom do arco da sala, criando uma maior coerência visual.

Apartamento TM8 / DC.AD - Fotografia de Interiores, Porta, Cama, Dormitório
© Lourenço Teixeira de Abreu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento TM8 / DC.AD" 16 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001058/apartamento-tm8-dd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.