Casa Vertical / Tsou Arquitectos

Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, CadeiraCasa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Escada, Cadeira, CorrimãoCasa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, CadeiraCasa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Vertical / Tsou Arquitectos  - Mais Imagens+ 33

Porto, Portugal
  • Arquitetos: Tsou Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, CIN, Sanindusa, Weber
Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Vertical é uma habitação unifamiliar localizada na cidade do Porto, Portugal. O projeto pretende acomodar o programa funcional numa estreita parcela de terreno no centro da cidade. A organização dos vários espaços faz-se na vertical e desenvolve-se em torno de uma escada central com a distribuição dos compartimentos em meios pisos. A escada unifica a intervenção, onde o guarda-corpo se desdobra como uma peça de origami.

Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio
Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Escada
© Ivo Tavares Studio

A verticalidade da construção acompanha a frente de rua, na mesma escala e proporção. A fachada da casa remete para a composição de alçado da “casa urbana do Porto”, com as suas janelas verticais, a tripartição da fachada e o remate em cornija. De igual modo alude à estrutura clássica de composição, com a demarcação do embasamento e do coroamento. O caráter monolítico é reforçado pelo acabamento uniforme e as linhas de estereotomia da fachada. Os espaços sociais comunicam visualmente, permitindo várias vivências paralelas em espaços contíguos e autónomos entre si. O escritório em semicave é iluminado pelo janelão que atravessa o varandim da sala de estar.

Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Ivo Tavares Studio
Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Imagem 34 de 38
Planta
Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Os espaços privados, localizados nos pisos mais elevados, gozam de um desenho que garante a sua privacidade. Os materiais na sua expressão em cru, como o cimento em todos os pisos e madeira macia para portas, armários e guarda-corpo reforçam a unidade do projeto residencial. A pedra de mármore é usada nas bancadas da cozinha e instalações sanitárias. Desde a semicave do escritório, onde foram mantidas as antigas paredes da preexistência até ao rooftop na cobertura, a arquitetura apresenta-se depurada, com espaços de vivências variadas, bem iluminados, com os ritmos do dia-a-dia e de acontecimentos familiares adequados.

Casa Vertical / Tsou Arquitectos  - Fotografia de Interiores
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Vertical / Tsou Arquitectos " 15 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000973/casa-vertical-tsou-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.