Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, FachadaCasa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de ExteriorCasa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaCasa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Banheiro, PiaCasa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Mais Imagens+ 19

Vinyols i els Arcs, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  218
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Badia Energies, Fusteria Jaume Olivé S.L, Jesfer, Metalistería Metcor
  • Arquitetura: Julia Marbà
  • Maquete: Sílvia Prujà
  • Gerenciamento De Obra: Esther Gatnau
  • Cálculo Estrutural: Diagonal Arquitectura
  • Cidade: Vinyols i els Arcs
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 17 de 24
Diagrama
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma aglomeração urbana recente muito perto da costa dourada, no mar mediterrâneo. Este local nada tem de especial, já que segue os critérios de toda a planificação recente na Catalunha, onde o objetivo primário é o rendimento econômico da exploração do solo. Como consequência, para poder vender o maior número de parcelas, os solares resultantes são muito pequenos em comparação com a edificabilidade resultante que permite a normativa.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 18 de 24
Planta
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Adrià Goula

Esta característica é crucial, já que o que acaba sendo criado são bairros onde predominam as construções sobredimensionadas. Construções que esgotam a edificabilidade e a altura máxima, muito perto umas das outras e com jardins sem luz natural pela sombra gerada pela própria casa ou pelos vizinhos.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 19 de 24
Planta
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Janela
© Adrià Goula

A ideia base de bairros criados a partir do conceito Casa Jardim acaba sendo pervertida e o espaço exterior vinculado à habitação acaba sendo residual. Neste projeto pudemos incidir na necessidade de trabalhar com dois lotes para resolver todo o programa de necessidades dos clientes em uma só planta em lugar das construções vizinhas de PB+1.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 20 de 24
Corte
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Banheiro, Viga, Janela
© Adrià Goula

Este fato nos permitiu integrar o espaço exterior no projeto, projetando um jardim permanentemente ensolarado e, conjuntamente com a edificação, gerou um microclima tranquilo e confortável isolado de seu entorno imediato. O projeto consiste em duas edificações que delimitam o jardim. A habitação principal se situa no limite norte e, no limite sul, encontramos uma construção que engloba um grande pórtico para os veículos e um pequeno apartamento complementar.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 21 de 24
Elevação - Sul
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia
© Adrià Goula

A construção foi planejada em duas fases, na primeira foi construída a habitação principal. Esta se desenvolve no limite norte em forma de "U" gerando uma fachada muito maciça e íntima tocando os vizinhos e muito aberta a sul para se relacionar com o jardim e a futura construção. A nível de organização, a forma em "U" também nos permite separar as duas asas laterais nas quais colocamos o programa de noite. Os pais na ala oeste e as crianças na leste.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Viga, Cadeira
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 22 de 24
Elevação - Oeste

O espaço diurno, onde se encontra a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar, une as duas asas laterais. É um espaço projetado a partir da vontade de desfrutar da radiação/luz solar durante todas as horas do dia e todos os dias do ano. Ao mesmo tempo, também tem como objetivo ser uma prolongação do espaço exterior, o jardim. Por estes motivos criamos uma cobertura borboleta, que se dobra e gera claraboias a leste e oeste enquanto a norte e sul abrimos com grandes aberturas até o chão para eliminar os limites entre o interior e o exterior.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 23 de 24
Elevação - Norte
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula

Quanto à redução de emissões de CO2 vinculadas à construção e vida útil desta habitação, foram utilizadas as seguintes estratégias: captação solar orientada para sul com sistemas de proteção solar incorporados (pórtico e persianas reguláveis); inércia térmica mediante estrutura de tijolos cerâmicos e pavimento contínuo de concreto; fachada terminada com SATE U=0,24 W/m2K e cobertura de entramado de madeira U=0,16 W/m2K; ventilação cruzada controlada; sistema de produção de energia a partir de placas fotovoltaicas integradas na cobertura.

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Imagem 24 de 24
Elevação - Leste

Estratégias para a redução da pegada ecológica: Madeira como elemento principal em cobertura, janelas, revestimentos interiores e acabamentos de fachada e muros de obra feitos a partir de peça cerâmica cozida com biomassa. Todas estas estratégias nos permitiram projetar uma habitação de baixa demanda energética. Este conforto térmico juntamente com a relação interior-exterior da habitação, a luz natural contínua e a intimidade gerada frente a construções vizinhas desproporcionadas permitiram criar uma habitação confortável onde poder desfrutar do habitar (viver o dia a dia prazerosamente).

Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes  - Fotografia de Exterior, Janela, Aido
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes " [Casa GV / Alventosa Morell Arquitectes ] 24 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000924/casa-gv-alventosa-morell-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.