Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture

Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de ExteriorCasa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoCasa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, VigaCasa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Mais Imagens+ 18

Salt Lake City, Estados Unidos
Mais informaçõesMenos informações
Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior
© Matt Winquist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um dos principais escritórios de arquitetura de Utah, Sparano + Mooney Architecture foi escolhido por sua exploração e compromisso com o processo criativo, o que resultou em soluções inovadoras e premiadas em todo o oeste americano. Para os fundadores Anne Mooney e John Sparano, a paixão compartilhada por projetar dentro da paisagem ocidental áspera resultou em trabalhos em várias topografias e setores extremos, bem como em várias escalas, principalmente projetos marcantes para instalações artísticas e culturais e comissões residenciais sofisticadas.

Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Matt Winquist

Localizada em Emigration Canyon, acima de Salt Lake City, a residência Wabi-Sabi, projetada para uma família jovem, celebra uma vista única e elevada do cânion com uma conexão rara e direta com a natureza. O projeto foi concebido como uma expressão de elementos estáticos e dinâmicos, referenciando as relações entre a montanha, a vegetação e a vida selvagem encontradas no local. O termo 'wabi-sabi' é um antigo preceito filosófico da cultura estética japonesa que abraça o imperfeito, incompleto e transitório. Ele prega a simplicidade e honestidade na expressão, aquelas coisas modestas em nosso mundo que transmitem beleza à medida que envelhecem.

Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Matt Winquist
Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Matt Winquist

Devido à localização da casa, os proprietários desfrutam da vista da montanha desde uma perspectiva única e emoldurada, o que realça a relação entre os ambientes internos e externos compartilhada entre o espectador e a habitação. A casa é dividida em dois volumes em balanço que flutuam acima da paisagem e são finalizados com uma superfície enegrecida. O volume norte é orientado ao longo de um eixo leste-oeste para abordar as vistas tranquilas da montanha e abriga funções domésticas privadas da casa. Já o volume sudoeste acolhe espaços públicos mais ativos e é orientado ao longo do eixo do cânion em direção às vistas marcantes das paisagens naturais e urbanas.

Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Interiores
© Lucy Call

O exterior é revestido com tábuas de cedro vertical que foram classificadas no local. O desperdício de construção foi minimizado por meio de uma concepção modular, expressada em seleções de materiais modestas. A altura geral dos volumes foi estabelecida com base no comprimento padrão do FSC-certified Western Red Cedar, uma estratégia que exigiu menos corte e desperdício do material. Além disso, o acabamento em azulejos de grande formato foi estabelecido em um padrão de ligação que se estende por toda a largura dos corredores e do pátio, maximizando assim a cobertura. Essa abordagem se estende à seleção de elementos internos como luminárias e mobiliário.

Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela
© Lucy Call
Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Lucy Call

Projetada para alcançar a certificação LEED Gold, esta casa inclui uma variedade de recursos sustentáveis. O sistema de janelas foi projetado com aberturas operáveis em locais-chave para aproveitar a ventilação natural, reduzindo assim a necessidade de aquecimento / refrigeração mecânica e aumentando a qualidade do ar interno. O telhado é composto por gramíneas locais, camuflando a casa em seu contexto, e o terreno possui plantas e árvores nativas tolerantes à seca.

Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture - Fotografia de Exterior
© Matt Winquist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Wabi-Sabi / Sparano + Mooney Architecture" [Wabi-Sabi Residence / Sparano + Mooney Architecture] 13 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000472/casa-wabi-sabi-sparano-plus-mooney-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.