Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura

Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Prateleira, Mesa, JanelaApartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Cadeira, MesaApartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, PiaApartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Pia, BanheiroApartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Colaboradores: Simone Shimada, Bruno Lopes
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário, Mesa, Prateleira, Cadeira, Janela, Viga
© Arthur Duarte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e de interiores para reforma integral de apartamento de 140m2 no bairro de Perdizes em São Paulo. Diante da demanda dos clientes em conciliar as áreas de escritório aos espaços da casa, a ideia principal do projeto foi pensar este apartamento como uma casa ateliê.

Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Arthur Duarte
Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Imagem 19 de 20
Planta
Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela, Pia
© Arthur Duarte

Isto portanto, se traduziu primeiro na questão espacial, com a integração das áreas sociais, a otimização da dupla fachada do apartamento para maior ventilação e luminosidade, e logo a sensação de amplitude e profundidade dos espaços, remetendo de certa forma aos galpões antigos transformados em espaços criativos. O volume central, solto na sala e descolado do teto contribui pra esta sensação. Sinuoso e todo branco ele gera ambiências particulares dentro da mesma área social, ao mesmo tempo que em determinado ponto de vista este volume se apaga se integrando ao espaço geral.

Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Imagem 20 de 20
Axo

A escolha dos materiais, por fim, dá continuidade a sensação da casa ateliê. Uma paleta neutra e funcional com diferentes tons de brancos e em diferentes texturas: o piso monolítico, o teto diferente das paredes, o cinza do concreto nas bancadas e bancos e nos equipamentos de inox. Em contraponto a esta paleta base, alguns elementos em madeira, e a escolha pontual e delicada de poucas cores em alguns detalhes arquitetônicos que se desdobram nos objetos principais da decoração dos espaços.   

Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura - Fotografia de Interiores, Pia, Banheiro
© Arthur Duarte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Perdizes, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Itapicuru / Vapor arquitetura" 10 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000420/apartamento-itapicuru-vapor-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.