Instituto Vila Praia / Comunità

Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de InterioresInstituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, JanelaInstituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, CadeiraInstituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, MesaInstituto Vila Praia / Comunità - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: Comunità
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Lacaz
  • Arquiteto Líder: Maria Beatriz Indolfo e Michaela Iwanow
  • Liderança Comunitária: Fábio Rodrigues
  • Parceria Institucional: Instituto Alinhavando
  • Colaboradores: José Ferreira, José Maurício, Cícero Pontes, Vagner Rocha, Maria, Lucas Faustino, Cassiano Melo, Cassiano Gonçalo, Afonso Soares, Henrique, Ivan Oliveira, Jackson Juscelino, Eduardo Muniz, Fernando Benigno, José Douglas,Walmir, Edmilson Pinheiro, Juliana Xavier, Ludmilly Lima.
  • Parceiros De Mídia: Actlab - Angelo Netto e Graco Terruggi; Maria Eduarda Gulman
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por meio da arquitetura colaborativa, o Comunità apoia e trabalha junto a associações de base comunitária. O projeto valoriza e reconhece o trabalho de organizações autônomas e lideranças comunitárias que atuam localmente com diversos projetos, que, com poucos recursos, acolhem, impactam positivamente seus moradores e respondem à realidade de onde estão inseridos.

Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© Carolina Lacaz

Direcionando o olhar para o papel dessas associações como infraestrutura urbana na periferia, o objetivo é propor uma alternativa de desenvolvimento sustentável, criando redes de apoio que permeiam e impactam a cidade como um todo. Assim, foi idealizado e construído o Instituto Vila Praia na zona sul de São Paulo, que uniu as lideranças locais, moradores e projetos parceiros para pensar e construir um espaço coletivo de projetos educacionais e de desenvolvimento local.

Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Carolina Lacaz
Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Mesa
© Carolina Lacaz

É a partir da organização dos líderes locais, junto com a atuação do Instituto Alinhavando, organização responsável pela gestão do espaço, que a comunidade recebe doações de alimentos, promove atividades educativas, mobilizações coletivas e reuniões comunitárias. “ A gente já desenvolveu projetos que deram certo, mas o que a gente precisava mesmo era de um espaço que fosse nosso. Que a gente tivesse a autonomia de poder fazer do nosso jeito, da melhor maneira. Foi aí que tivemos a ideia de comprar esse espaço e revitalizar ele todinho para termos nossas oficinas. ” – Fábio Rodrigues, líder comunitário
na Vila Praia.

Instituto Vila Praia / Comunità - Imagem 11 de 13
Corte
Instituto Vila Praia / Comunità - Imagem 12 de 13
Isométrica

O projeto e planejamento da obra foram pensados desde o início em colaboração com a comunidade. Através de encontros com a presença das lideranças locais e moradores, foram tomadas as decisões sobre programa, viabilização financeira, projeto e obra.

Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Janela
© Carolina Lacaz

Uma das premissas era propor um projeto de baixo custo, possível de ser realizado apenas com a contratação de mão de obra local e com mutirões. Dentre os moradores haviam serralheiros, marceneiros e pedreiros. Assim, foi formada uma equipe de obras, que realizou não apenas a execução, mas também participou ativamente do planejamento dos respectivos mutirões e projeto de reuso de materiais.

Instituto Vila Praia / Comunità - Imagem 9 de 13
© Carolina Lacaz

A reutilização de materiais foi a principal estratégia projetual utilizada, tanto para baixar custos da obra, como uma possibilidade sustentável de realizar o projeto de arquitetura como um todo. Durante os meses de preparação para a obra, a equipe do Comunità, junto a comunidade e voluntários, se mobilizaram para coletar diversos itens, como: portas, esquadrias, metais, louças, revestimentos, pisos e tintas.

Instituto Vila Praia / Comunità - Imagem 10 de 13
Localização

O programa do Instituto é distribuído em três andares. No térreo, acontece o recebimento e distribuição de doações, cozinha colaborativa, lavabo e espaço para reuniões. O primeiro andar conta com duas salas, a primeira promove tanto atividades infantis como programas de alfabetização de adultos, e a segunda, de corte e costura. O último andar, é o espaço para realização de reuniões, atividades diversas e confraternizações da comunidade.

Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Carolina Lacaz

Hoje em dia o Instituto recebe atividades diárias, para crianças, adolescentes e adultos, além de ter se tornado um ponto de acolhimento e referência na comunidade, graças a forte atuação das lideranças locais. Além disso, a reforma possibilitou que o espaço fosse aprovado em diferentes editais e programas de desenvolvimento social.

Instituto Vila Praia / Comunità - Imagem 13 de 13
Diagrama

São as iniciativas e projetos organizados pela própria comunidade, que atendem as especificidades locais, que possuem maior probabilidade de sucesso e impacto social, tanto por responderem a demandas da própria vivência como pela proximidade com os moradores. A reforma do Instituto foi um trabalho que parte dessa realidade, a fim de trazer à tona a relevância da atuação de comunidades engajadas para o combate da desigualdade social.

Instituto Vila Praia / Comunità - Fotografia de Exterior
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Praia, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Vila Praia / Comunità" 04 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000416/instituto-vila-praia-comunita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.