Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, UrbanoBiblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação, Cadeira, Viga, ArcadaBiblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, CadeiraBiblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, PrateleiraBiblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Mais Imagens+ 19

Shanghai, China
  • Arquitetos: Wutopia Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:CreatAR Images
  • Arquiteto Principal: Ting Yu
  • Gerente De Projeto: Shengrui Pu
  • Arquiteto De Pré Projeto: Mingshuai Li
  • Arquiteto De Pós Projeto: Shengrui Pu
  • Equipe De Projeto Da Fase Da Biblioteca: Qinghe Kang, Xueqin Jiang, An An, Jun Chen, Shaofen Chen, Jing Wang
  • Consultor De Projeto: S5 Design Co., Ltd
  • Equipe De Projeto Da Fase Da Livraria: Rui Jing, Hui Pan, Liyang Wang, Dali Pan, Jing Yu
  • Consultor De Projeto De Iluminação: Chenlu Zhang, Mingjie Cai, Shiyu Wei
  • Consultor De Design Gráfico: MEEM DESIGN(Zi Xiu, Siyu Chen)
  • Consultor De Projeto De Exposição: Shanghai Art-Designing Co., LTD.
  • Instalação Construção E Projeto: Fab-Union Technology
  • Consultor De Projeto De Iluminação Para Instalação: Chenlu Zhang, Yuxuan Du, Wenhai Li
  • Empreiteira: Arcplus Architectural Decoration & Landscape Design Research Institute Co., Ltd.
  • Cliente: Administração de Cultura e Turismo do Distrito de Xuhui, Biblioteca do Distrito de Xuhui
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Urbano
© CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Não importa o que te digam, palavras e ideias podem mudar o mundo. - Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Biblioteca Zikawei: Basílica na biblioteca - No início de 2023, a Biblioteca Zikawei, projetada pelo Wutopia Lab ao longo de quatro anos, foi oficialmente inaugurada. Uma vez concluído, o projeto se tornou o marco cultural mais celebrado de Xangai, e pela primeira vez foi conhecido por toda a cidade antes das publicações oficiais do estúdio. Antes de se tornar a Biblioteca Zikawei, o edifício foi projetado como uma livraria pelo David Chipperfield Architects. Infelizmente, logo após a fachada e a estrutura originais serem concluídas, o edifício ficou vago. Depois de duas tentativas fracassadas de investimento da livraria, o prédio acabou sendo designado para ser a biblioteca pública no distrito e foi nomeada como Biblioteca Zikawei.

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© CreatAR Images
Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Exterior, Fachada
© CreatAR Images

A Magia do Wutopia Lab - O Wutopia Lab, como escritório de arquitetura, busca criar um design de interiores a partir de uma perspectiva diferente. Ao invés de maquiar e esconder a estrutura original, desenvolvemos uma nova narrativa espacial com base nas características do projeto para implantar ou dissolver a arquitetura original, criando assim uma nova experiência conhecida como realismo mágico. O edifício original apresentava um átrio de três andares com um mezanino em ambos os lados. Esse átrio clássico ocupava o centro do eixo central. Apesar de querermos evitar essa narrativa clássica centrada, tampouco pretendemos recusa-la completamente. Em seu livro Underland: A Deep Time Journey, Robert Macfarlane observa sobre o soterramento de resíduos de urânio de reatores nucleares: as pessoas selam os núcleos de urânio gastos em hastes de zircônio e colunas de cobre, que são embutidas em cilindros de ferro que, por sua vez são envoltos em lama bentonítica para, finalmente, armazená-los em formações rochosas profundas, a milhares de metros de profundidade como gnaisse, granito ou sal. Isso parece ser um procedimento comum entre as sociedades para preservar objetos importantes. Esta é a estrutura das "caixas chinesas dentro de caixas" com suas camadas aninhadas, que nos inspiram a implementar a ordem centrada clássica e criar uma nova narrativa. Criamos uma estrutura de "caixa chinesa" na Biblioteca Zikawei, que é derivada da caixa de enxoval chinesa tradicional da dinastia Han. A primeira camada da caixa é a fina fachada projetada pelo DCA; a segunda camada consiste nos principais programas da biblioteca, como café, diversas áreas de leitura, salas de palestras, salas de exposições, etc; a terceira camada é o corredor em forma de anel; a quarta camada é o átrio que serve como sala de leitura; e por último, o coração da biblioteca, o último tesouro protegido da estrutura da caixa.

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Cozinha, Iluminação, Cadeira, Viga, Arcada
© CreatAR Images
Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Cadeira, Viga
© CreatAR Images

Essa estrutura narrativa se traduz em espaço, onde as 2ª e 3ª camadas podem ser vistas como parte A e as 4ª e 5ª camadas como parte B. Apesar da fachada externa original apresentar outra referência arquitetônica, sua presença não interfere no desenho interno do projeto. E o tesouro na quinta camada não constitui um significado espacial, mas existe para completar o significado simbólico do conjunto de caixa. Então, quais poderiam ser esses tesouros? Como a Biblioteca Zikawei originalmente iria integrar o Museu Tou-Se-We, o templo do Tou-Se-We foi introduzido nesse espaço. Como biblioteca, também deveria conter sua própria representação icônica, uma mesa de leitura. Colocamos uma mesa de leitura que tem quase 30 metros, a mais longa em Xangai. Juntos, esses elementos reforçam o eixo central, tornando-se também o tesouro mais importante contido pelas camadas. De acordo com a estratégia de dualismo do Wutopia Lab, uma vez que as duas principais estruturas de A e B estejam ordenadas, as partes A e B podem ser usadas como frases opostas uma da outra. A, enquanto um conjunto de caixas "de embalagem", pode expressar solidez com concreto, granilite e tinta. B, enquanto um conjunto de caixas "de armazenamento", pode expressar maior acolhimento a partir de tons quentes de madeira.

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Prateleira
© CreatAR Images

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Imagem 22 de 24
Planta Primeiro Pavimento
Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores
© CreatAR Images

Na área A, é necessário distinguir finamente as 2ª e 3ª camadas com pavimentação e variações em cinza e aninhar caixas menores na área funcional principal da biblioteca. No segundo pavimento, o café é uma ilha redonda, assim como a área de leitura infantil, e também no segundo andar, uma caixa de vidro manchado retirada do trabalho em vidro de Tou-Se-We foi prevista como uma área de descanso. No terceiro andar, a claraboia deixada pelo DCA combinada com a iluminação foi projetada como um sofá de descanso entre as 2ª e 3ª camadas das caixas. Na seção B, os mezaninos em ambos os lados do átrio foram projetado como áreas íntimas de leitura e exposição. Isso enriquece a estrutura das camadas aninhadas. Para reforçar o visual, na junção entre as duas áreas, o piso e o teto são diferentes, para que as duas áreas possam ter uma expressão visual independente.

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Banco, Janela, Cadeira
© CreatAR Images

A área B, onde os tesouros são coletados, expressa uma sacralidade. Nesse sentido, os arquitetos tomam emprestada a basílica, uma tipologia presente na igreja católica que fica no mesmo bairro da biblioteca, para santificar o átrio. O teto do átrio foi projetado como um arco para completar a interpretação simbólica da biblioteca enquanto um templo do conhecimento. A linguagem em forma de arco é replicada no primeiro pavimento para formar uma expressão espacial contínua, diferenciando ainda mais a estrutura narrativa interna da lógica de construção da fachada. E como o Museu Tou-Se-We não acabou incorporando a biblioteca, não introduzimos o pagode (templo em forma de torre comum na Ásia) no átrio. No final, a decisão foi tomada para imprimir a torre redesenhada em uma linguagem moderna a partir de impressão 3D como a culminação do eixo. Dessa forma, a basílica ocidental e o pagode oriental, a estrutura de madeira tradicional e a tecnologia de impressão moderna, completaram a proposta, combinando Oriente e Ocidente e mesclando o antigo e o moderno. Assim, o significado simbólico de Zikawei como fonte da ciência chinesa moderna é sublimado na estrutura das caixas chinesas.

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© CreatAR Images
Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Prateleira
© CreatAR Images

A Magia da Biblioteca - O Wutopia Lab acredita que qualquer interior deve ser projetado a partir de uma perspectiva arquitetônica com o objetivo de interagir ativamente com a cidade. A Biblioteca Zikawei é a biblioteca pública no distrito, não uma biblioteca de pesquisa. Deveria ser projetada para construir uma conexão mais forte na comunidade. Portanto, em vez de um lugar cultural fechado e voltado para dentro, a Biblioteca Zikawei precisava ser mais acolhedora, não apenas para atrair pessoas que leem, mas também aquelas que não tem esse hábito. O átrio que aparece da fachada seria uma boa oportunidade para receber as pessoas. Projetamos o átrio para ser um espaço aberto e iluminado, visível através dos pilares atrás da fachada translúcida, para oferecer uma ilha acolhedora para pessoas que transitam no mar agitado da metrópole. A abertura em uma biblioteca não deve comprometer a experiência de leitura, portanto, aproveitamos a ampla varanda deixada por David Chipperfield e a transformamos em uma área com degraus para oferecer mais espaços públicos de leitura. A livraria tem frente para uma praça de rua da cidade. Vimos a praça como um palco e a área de assentos escalonados como um teatro onde os leitores se sentam como plateia. Como "Você está na ponte olhando a vista; Você é observado pelo espectador de cima" (Parte do Artigo, Bian Zhilin, 1935), a interação entre os dois interrompe a fachada rígida.

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Cadeira
© CreatAR Images
Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro
© CreatAR Images

O cliente solicitou uma varanda em balanço a partir da colunata, o que quebraria o ritmo da fachada original. Depois de muitos testes e reflexões, projetamos um pequeno degrau na lateral da varanda do segundo pavimento para que as pessoas pudessem sair. Esse pequeno degrau proporciona uma vista ampla da cidade, como se estivesse no ar. Uma biblioteca acolhedora que interage com a comunidade e renova a cidade. A Biblioteca Zikawei foi mais popular do que esperávamos, com 180.000 visitantes em dois meses, incluindo muitos que nunca tinham ido à biblioteca antes. Pela primeira vez, um local de interesse público se tornou o primeiro e mais importante ponto de referência da cidade e levou o distrito comercial de Zikawei, que há muito tempo não era visto pela cidade, a ser novamente o centro das atenções. Essa é a magia de uma biblioteca. Essa é a magia de Xangai.

Alicia: Qual é o tamanho do universo?
John: Infinito.
- Uma mente brilhante (2001)

Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Fachada
© CreatAR Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xuhui District, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Zikawei / Wutopia Lab" [Zikawei Library / Wutopia Lab] 11 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000340/biblioteca-zikawei-wutopia-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.