Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de ExteriorSala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, JanelaSala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Mesa, PrateleiraSala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Mesa, CadeiraSala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Mais Imagens+ 19

  • Cliente: IVYONE GROUP
  • Arquiteto Responsável: Zou Yingxi
  • Arquitetos Colaboradores: Liu Jiansheng, Jin Nan
  • Arquitetos De Interiores: Xia Fuqiang, He Min, Cao Zhenzhen, Qian Guoxing, Liu Tingting, Li Qianqian, Feng Yan, Guo Mengjia, Li Hui
  • Paisagismo: Li Beibei, Zhang Junchao, Liu Shuang, Liang Jingqi, Shi Qingqing
  • Decoração: Shu Kun, Gu Yuecheng
  • Cidade: Baoding
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior
© ArchiTranslator

Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação entre o pragmatismo e a inovação é um teste para todo arquiteto que assume projetos no campo. Entre os vários edifícios que a SYN Architects projetou na Vila Tiangang Zhixing, o grupo de edifícios referido como "Sala de Estar" da Vila demonstra claramente essa ideia. Eles foram transformados do prédio original do comitê da vila, clínica de saúde e palco comunitário. As estruturas arquitetônicas originais foram cuidadosamente estudadas e seu caráter rural inerente respeitado, e elas foram renovadas e ganharam nova vida por meio da adição de uma nova construção.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior
© ArchiTranslator
Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, Janela
© ArchiTranslator

A missão: transformar a vida no campo. Como o principal componente do grupo de arquitetura, a "Sala de Estar" da Vila enfrenta o Centro de Arte Tiangang e uma instalação de arte apelidada de "Grande Chapéu de Palha". Os dois projetos, enfrentando-se, estabelecem as bases para o restante do projeto geral. A renovação da "Sala de Estar" retém, na íntegra, a estrutura principal do prédio original do comitê da vila e introduz uma cafeteria e uma área de atividades infantis no primeiro e segundo andares, respectivamente. A SYN Architects examinou a função do edifício como uma oportunidade para misturar e combinar vários programas de uso.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, Janela
© ArchiTranslator

Para ativar o edifício, a equipe introduziu um modelo de operação que tem sido usado com sucesso em outros projetos, incluindo a abertura de um café "SYN Coffee", adaptado para atender aos moradores locais: os moradores foram empregados como baristas e funcionários, e vizinhos tiveram a oportunidade de levar moradores para o edifício para desfrutar de café na "sala de estar". Além disso, a equipe de organização do edifício organizou para crianças pré-escolares e não pré-escolares na vila frequentarem cursos e atividades na "sala de recepção" do segundo andar, permitindo-lhes desfrutar de acesso a uma educação igual à encontrada nas cidades.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Imagem 24 de 24
Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Imagem 23 de 24

Como um toque adicional, o arquiteto também organizou retratos familiares e fotos da vida dos moradores para serem exibidos em várias partes do edifício e fundou o jornal "Tiangang Zhixing Village Chronicle" para transmitir histórias de eventos locais e ser a voz da cultura local.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior
© ArchiTranslator

A arquitetura na Vila Tiangang ficou relacionada à oferta de serviços públicos renovados e espaços educacionais. Com a introdução de novas construções, comodidades e serviços, pode-se dizer que "ativar a energia inerente do campo" não é simplesmente uma conversa vazia. Por meio de uma comunicação e interação contínuas de duas vias, a SYN Architects espera que a "Sala de Estar" da Vila se torne verdadeiramente um elo entre os moradores e o mundo exterior, onde ideias possam ser trocadas e conexões possam ser criadas e aumentará a "Luz da Vila" de Tiangang Zhixing para um nível deslumbrante no futuro.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© ArchiTranslator

Construindo a "Luz da Vila" de dentro para fora. O prédio original do comitê da vila era composto por cinco arcos e varandas de um único andar, telhados inclinados e paredes de tijolos, que anteriormente eram relativamente escondidos dos moradores - mas o ritmo criado pelos arcos repetidos proporcionou inspiração ao arquiteto. Tomando os arcos como ponto de partida, a SYN Architects expandiu sua escala na extensão nordeste dos arcos originais, estabelecendo uma conexão para formar uma série de volumes em forma de trombeta, com o telhado e as paredes formadas por uma fina estrutura curva de concreto. Além da ampliação dos cinco arcos originais, o arquiteto também criou um volume em arco com escala semelhante ao longo da parede voltada para a rua, criando um espaço público adjacente ao edifício e fornecendo uma entrada acolhedora para visitantes.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Arcada
© ArchiTranslator

Estendendo-se do corpo principal do edifício em direção à sua extremidade externa, os 6 grupos de conchas em arco formam uma série de espaços em forma de ângulo um ao lado do outro. Por serem elevados em seus lados externos e abaixados em seus lados internos, eles apresentam um problema para esse tipo de estrutura: o escoamento de água é difícil e a neve pode se acumular facilmente no inverno. Para resolver essa questão, o arquiteto cobriu as conchas de concreto com uma fileira de claraboias triangulares planas, que redirecionam o fluxo de água da chuva e facilitam a colocação de tubos de drenagem na estrutura abaixo; as claraboias também introduzem iluminação natural aos espaços do edifício, enfatizando a forma e a forma do "arco", e trazendo um rico jogo de luz e sombra em suas superfícies curvas.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira
© ArchiTranslator
Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, Viga
© ArchiTranslator

Por meio deste projeto, as características formais em grande parte despercebidas do edifício original foram redefinidas pelo arquiteto e reimaginadas como a linguagem arquitetônica do novo edifício, com as aberturas planas e arqueadas tendo sido expandidas para um protótipo espacial tridimensional. O novo e o antigo, o pragmático e o inovador, podem ser vistos aqui colidindo, com o resultado sendo uma série de novos espaços comunitários brilhantes para a Vila, irradiando energia e atividade de dentro para fora.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Mesa, Cadeira
© ArchiTranslator
Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© ArchiTranslator

A comunidade rural e o novo respeito mútuo. O lado nordeste do edifício, voltado para o campo, é composto por uma grande fachada de vidro do chão ao teto que, juntamente com as formas dos arcos, forma uma presença arquitetônica marcante olhando para fora para a paisagem. Todos os assentos na área da Sala de Exposições de História da Vila no primeiro andar são orientados para as janelas, olhando para a magnífica paisagem montanhosa e arte na terra ao longe. Internamente, a "sala de recepção" oferece um espaço para "novos agricultores" conversarem com moradores de longa data, enquanto externamente, integra-se à beleza da paisagem do entorno.

Ficando do lado de fora do edifício e olhando para dentro, pode-se ver claramente como as paredes formam uma perspectiva forçada e parecem "encolher" no interior, e como a presença da nova estrutura é visível em todo o edifício pré-existente.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior
© ArchiTranslator

O "arco" como motivo arquitetônico é retirado do exterior do edifício, fortalecido e continuado no interior: membros estruturais de madeira arqueados são implementados na "Sala de Exposições de História da Vila" e continuam na cafeteria e área de atividades infantis, criando um senso de lugar para ambos os espaços e combinando com outras características, como grupos de prateleiras para livros. Além disso, os arquitetos iluminaram o solo no exterior, ecoando as luzes projetadas sobre os arcos para criar um efeito luminoso quando visto de longe. O "arco" se tornou assim um elemento coerente tanto da arquitetura quanto do interior. Ele forma um ritmo visualmente marcante através da repetição e é enfatizado ainda mais através dos espaços abstratos criados por seu uso.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, Janela
© ArchiTranslator

Além do uso de concreto, o edifício é complementado em todo o seu interior por madeira, tijolos vermelhos, painéis de palha e outros materiais arquitetônicos que evocam associações com a vida no campo. Vale ressaltar que o piso de tijolos vermelhos no nível do chão é colocado apenas na superfície projetada entre os arcos para que o jogo de luz possa ser observado no chão. Enquanto isso, no topo do segundo andar, um filme luminoso foi usado para criar um ambiente de luz uniforme.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Iluminação, Janela, Cadeira
© ArchiTranslator
Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, Viga
© ArchiTranslator

A marca do tempo. Além do prédio principal da "Sala de Estar" da Vila, o palco original, a clínica de saúde e a praça pública adjacente foram renovados. A clínica de saúde original também emprega a mesma linguagem arquitetônica e utiliza uma porta dentro de um arco para enfatizar sua presença. O palco comunitário continua sua função e aparência básica como um lugar para peças de teatro serem apreciadas, bem como o "teatro da vida" diária na vila. Para a praça pública, o arquiteto empregou o conceito de tempo para expressar seu afeto pela Vila Tiangang: 12 retângulos separados de grama foram colocados lá, representando os 12 signos do zodíaco. Todos os anos, uma nova planta crescerá aqui em um retângulo de grama diferente. A SYN Architects espera acompanhar a Vila Tiangang nos próximos anos de regeneração para garantir que o design não seja simplesmente limitado à dimensão espacial, mas também integrado na própria estrutura do tempo e da vida aqui por muitos anos.

Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© ArchiTranslator

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tiangangcun, Yi County, Hebei, Baoding, Hebei, China, 074206

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Estar da Aldeia Tiangang / SYN Architects China" [Tiangang Village Living Room / SYN Architects China] 10 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000338/sala-de-estar-da-aldeia-tiangang-syn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.