Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoCasa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Viga, CadeiraCasa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaCasa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Mais Imagens+ 7

Madri, Espanha
  • Arquitetos Autores: Elena Orte, Guillermo Sevillano
  • Equipe De Projeto: Marta Romero, Jesús Lopez, Luis Sierra, Ana Patricia Minguito, Pablo Corroto, María Abellán, Sara Contreras, Rita Álvarez Tabío, Miguel Ángel Maure
  • Engenharia Estrutural: Miguel Nevado
  • Cliente: Cooperativa Our-Shelves-Houses
  • Construtora: Fatecsa OBRAS SA
  • Técnico: Nuria Sáiz Sánchez
  • Direção De Obra: Elena Orte, Guillermo Sevillano
  • Madeira Clt: Madergia
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Habitação e estúdio independentes dentro do projeto Our-Shelves-Houses, altamente condicionado pelo contexto dos edifícios adjacentes e pela porção remanescente do lote (apenas 115 m2). O projeto torna-se um exercício de otimização e engenharia para acomodar um programa que dificilmente teria um lugar a priori.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Imagem 9 de 12
Axonométrica

O programa está organizado em dois volumes anexados às empenas existentes que se conectam através de uma pérgola, abraçando o jardim interno e protegendo-o do ruído da rua próxima. Um grande vão contínuo percorre o térreo, que se situa no nível +1,50 m, com um terraço adjacente e elevado para ganhar vistas sem perder privacidade. Dessa forma, também se introduz iluminação para os espaços semienterrados.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Jesús Granada
Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Imagem 10 de 12
Plantas

Os dois volumes apresentam fachadas e coberturas inclinadas, para conferir similaridade, respondendo aos requisitos urbanísticos e se ajustando ao exigente programa interno. Cada edificação procura tirar o máximo proveito do escasso espaço disponível, projetando o volume em múltiplas direções visuais, vãos e entradas de luz que maximizam a amplitude e as conexões espaciais.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Jesús Granada
Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Imagem 11 de 12
Corte transversal

Sendo assim, enquanto o edifício vizinho tem 3 pavimentos, este apresenta 4 e múltiplos níveis intermediários. As saliências nas paredes tornam-se cabeceira, sofá e superfícies de apoio. As escadas, por sua vez, são utilizadas como espaços de distribuição para evitar o uso de corredores. Dois grandes vãos em esquina percorrem os pavimentos superiores da habitação.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Jesús Granada
Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Imagem 12 de 12
Elevações

A estrutura é composta por fundação e paredes concreto armado abaixo do nível do solo e, acima do solo, de paredes e lajes de madeira laminada colada de abeto vermelho, com duas paredes que se erguem de uma só vez com isolamentos e condutos para instalações.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Viga
© Jesús Granada

No espaço habitacional, os vãos das escadas e janelas em esquina são resolvidos suspendendo os mezaninos do pavimento superior. Algumas vigas metálicas aparecem pontualmente fundindo-se com fechamentos de vidro. As escadas acima do solo são executadas com peças de madeira laminada de 5 camadas, conectadas entre si e embutidas nos muros perimetrais.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Viga, Cadeira
© Jesús Granada

O envoltório é resolvido com fechamento leve de painéis de cimento e chapas de madeira tratada. Consegue-se assim uma arquitetura de inspiração nórdica, pelo uso da madeira e da domesticidade pragmática e ávida da luz; e de inspiração japonesa, pela conexão entre os espaços e suas relações visuais.

Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa e Estúdio SUMA / SUMA Arquitectura" [Studio&Home SUMA / SUMA Arquitectura] 05 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000211/casa-e-estudio-suma-suma-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.