O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Espanha
  5. RSP arquitectos
  6. 2012
  7. Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos

Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos

Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos
Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos, © Alfredo Arias
© Alfredo Arias

© Alfredo Arias © Alfredo Arias © Alfredo Arias © Alfredo Arias + 52

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Comuneros de Castilla 30, Carabanchel, Madrid, Spain
  • Project Directors (Design & Construction)

    Alberto Arias Horas, Ana Maroto de Hoyos, JA Arias Horas
  • Design Team

    JA Arias Horas, Ana Maroto de Hoyos, Alberto Arias Horas
  • Collaborators

    Rene Cañada González, Inés Idzikowski Pérez, Laura Cuesta Hernández
  • Área

    3500.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca é construída em um terreno maravilhoso em um limite interno da cidade, no beiral formado pelos cemitérios de San Isidro e Sta. María perto do rio Manzanares. O terreno tem um declive acentuado orientado para norte sem a obstrução de edificações nessa direção, por isso temos uma vista maravilhosa do horizonte de Madrid, a partir do centro histórico para as montanhas.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

O lugar é que está tomando as decisões principais sobre a geometria e como é aberto e está conectado ao exterior. Este é um edifício funcional, transparente, a atividade de biblioteca é vista da rua e os leitores podem participar da cidade. Ele tem uma curta paleta de materiais e mostra diretamente como tudo é construído, os caminhos das instalações são sempre vistas. A idéia romântica da biblioteca é representada pela sala de leitura principal bem aberta para a paisagem.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

O volume surge a partir de um processo seletivo de um elemento enorme criado a partir da trama e regulamentos urbanos. Três principais cortes criam o esquema funcional e estrutural do edifício e delimitam o átrio interior. Cada corte cria um plano estrutural, aqueles necessitam ser transparentes (vidro) a estrutura de parede é substituída por uma armação de aço. O volume restante é removido fazendo terraços seguindo a inclinação do terreno. A segunda operação corta horizontal o edifício, um grande porão de concreto emergem do terreno e uma grande caixa metálica sobre ele (sala de leitura), o limite urbano interior, na fronteira do distrito de Carabanchel.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

Perto do rio Manzanares e levemente elevado, está perto dos cemitérios históricos de San Isidro e Maria Sta, em um terreno de 1600 metros quadrados, numa encosta íngreme (12m) orientada para o norte. A estrada de acesso só é possível a partir da parte inferior. O acesso de pedestres a partir do distrito está no topo, perto do centro do distrito e à maior parte da população local. Regulamentações locais determinaram e criaram limites para o sólido possível da biblioteca.

Fachada
Fachada

S tipologia Biblioteca é estritamente definida pela Prefeitura de Madrid (Câmara Municipal): Programa Funcional para uma biblioteca de 2.500 metros quadrados, testado em muitas bibliotecas da cidade.
Princípios de design: flexibilidade, espaços abertos, vistas de dentro para fora, e ajuste para o programa funcional.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

A construção e a estrutura são mescladas, de modo que não é possível separar um do outro. A estrutura como um elemento expressivo do edifício, ela literalmente mostra como funciona. A estrutura não representa apenas valores de eficiência e economia: é a arquitetura em si. Instalações são mostradas dentro da biblioteca, que mostra uma construção nua e proporciona um baixo custo de manutenção.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

Dentro nós usamos uma curta e industrial paleta de materiais: concreto, vidro, metal e madeira de bambu como um contraponto quente.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
RSP arquitectos
Escritório
Cita: "Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos" [Public library Ana María Matute / RSP arquitectos] 27 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99900/biblioteca-publica-ana-maria-matute-slash-rsp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.