O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Espanha
  5. RSP arquitectos
  6. 2012
  7. Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos

Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos

Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos
Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos, © Alfredo Arias
© Alfredo Arias

© Alfredo Arias © Alfredo Arias © Alfredo Arias © Alfredo Arias + 52

  • Arquitetos

  • Localização

    Calle Comuneros de Castilla 30, Carabanchel, Madrid, Spain
  • Project Directors (Design & Construction)

    Alberto Arias Horas, Ana Maroto de Hoyos, JA Arias Horas
  • Design Team

    JA Arias Horas, Ana Maroto de Hoyos, Alberto Arias Horas
  • Collaborators

    Rene Cañada González, Inés Idzikowski Pérez, Laura Cuesta Hernández
  • Área

    3500.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca é construída em um terreno maravilhoso em um limite interno da cidade, no beiral formado pelos cemitérios de San Isidro e Sta. María perto do rio Manzanares. O terreno tem um declive acentuado orientado para norte sem a obstrução de edificações nessa direção, por isso temos uma vista maravilhosa do horizonte de Madrid, a partir do centro histórico para as montanhas.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

O lugar é que está tomando as decisões principais sobre a geometria e como é aberto e está conectado ao exterior. Este é um edifício funcional, transparente, a atividade de biblioteca é vista da rua e os leitores podem participar da cidade. Ele tem uma curta paleta de materiais e mostra diretamente como tudo é construído, os caminhos das instalações são sempre vistas. A idéia romântica da biblioteca é representada pela sala de leitura principal bem aberta para a paisagem.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

O volume surge a partir de um processo seletivo de um elemento enorme criado a partir da trama e regulamentos urbanos. Três principais cortes criam o esquema funcional e estrutural do edifício e delimitam o átrio interior. Cada corte cria um plano estrutural, aqueles necessitam ser transparentes (vidro) a estrutura de parede é substituída por uma armação de aço. O volume restante é removido fazendo terraços seguindo a inclinação do terreno. A segunda operação corta horizontal o edifício, um grande porão de concreto emergem do terreno e uma grande caixa metálica sobre ele (sala de leitura), o limite urbano interior, na fronteira do distrito de Carabanchel.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

Perto do rio Manzanares e levemente elevado, está perto dos cemitérios históricos de San Isidro e Maria Sta, em um terreno de 1600 metros quadrados, numa encosta íngreme (12m) orientada para o norte. A estrada de acesso só é possível a partir da parte inferior. O acesso de pedestres a partir do distrito está no topo, perto do centro do distrito e à maior parte da população local. Regulamentações locais determinaram e criaram limites para o sólido possível da biblioteca.

Fachada
Fachada

S tipologia Biblioteca é estritamente definida pela Prefeitura de Madrid (Câmara Municipal): Programa Funcional para uma biblioteca de 2.500 metros quadrados, testado em muitas bibliotecas da cidade.
Princípios de design: flexibilidade, espaços abertos, vistas de dentro para fora, e ajuste para o programa funcional.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

A construção e a estrutura são mescladas, de modo que não é possível separar um do outro. A estrutura como um elemento expressivo do edifício, ela literalmente mostra como funciona. A estrutura não representa apenas valores de eficiência e economia: é a arquitetura em si. Instalações são mostradas dentro da biblioteca, que mostra uma construção nua e proporciona um baixo custo de manutenção.

© Alfredo Arias
© Alfredo Arias

Dentro nós usamos uma curta e industrial paleta de materiais: concreto, vidro, metal e madeira de bambu como um contraponto quente.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Pública Ana María Matute / RSP arquitectos" [Public library Ana María Matute / RSP arquitectos] 27 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99900/biblioteca-publica-ana-maria-matute-slash-rsp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.