O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Suíça
  5. Herzog & de Meuron
  6. 2013
  7. Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron

Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron

Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron
Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron, Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Cortesia de Messe Basel Cortesia de Messe Basel Cortesia de Messe Basel Cortesia de Messe Basel + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Basileia, Suíça
  • Sócios

    Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Stefan Marbach (Sócio Responsável), Wolfgang Hardt
  • Equipe

    Tobias Winkelmann (Associado, Diretor do projeto), Michael Schmidt (Associado), Stefan Hörner (Associado), Roger Huwyler (Arquiteto), Roland Schreiber (Arquiteto); Philip Albrecht, Israel Alvarez Matamoros, Michael Bär, Axel Beck, Marcelo Bernardi, Benito Blanco Avellano, Alexander Bürgi, Amparo Casaní Arazo, Estelle Chan, Massimo Corradi (Digital Technology Group), Francisco de Freitas, Dorothee Dietz, Francis Fawcett, Oliver Franke, Eik Frenzel, Johann Gruber, Sabine Harmuth, Oke Hauser, Volker Helm (Digital Technology Group), Wilhelm Heusser, Yuko Himeno, Ursula Hürzeler, Debora Hummel, Thorsten Kemper, Oxana Krause, Sophia Lau, Christian Laviola, Corinne Lopez, Xiaojing Lu, Ulrik Mathiasson, Katja Mezger, Marcello Nasso, Benjamin Olschner, David Palussiere, Dirk Peters, Louis Putot, Susanna Rahm, Holger Rasch, Sebastian Reinhardt, Nina Andrea Renner, Steffen Riegas (Digital Technology Group), Kathrin Riemenschnitter, Nathalie Rinne, Georg Sebastian Schmid, Katja Schneider, Katharina Schwiete, Jochen Seelos, Jan Skuratowski, Johannes Staudt, Matthias Stücheli, Nicolas Venzin, Manuel Villanueva, Thomas von Girsewald, Miriam Waltz, Romy Weber, Léonie Wenz, Gerd Wetzel, Douwe Wieërs, Thomas Wyssen, Claudia Winkelmann, Camillo Zanardini, Christian Zerreis
  • Área

    83297.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Elétrica

    Herzog Kull Group AG
  • Engenharia AVAC

    Lippuner Energie- und Metallbautechnik AG, CM Engineering GmbH, Plodeck Kurt ECS
  • Paisagismo

    Vogt Landschaftsarchitekten
  • Mecânica

    Lippuner Energie- und Metallbautechnik AG
  • Hidráulica

    Rechberger Huustechnik AG
  • Estrutura

    Ribi + Blum AG Ingenieure und Planer, Gruner AG, WITO Engineering GmbH
  • Consultor de Sustentabilidade

    Ingenieurbüro Stefan Graf
  • Design & Build Contractor

    HRS Real Estate AG
  • Cliente

    MCH Swiss Exhibition (Basel) Ltd.
  • Mais informações Menos informações

Planejamento urbano e empresarial

A concentração de salas de exibição em todo a Messeplatz (Praça de Exibições) é o principal objetivo da liderança empresarial Messe Basel em seu desenvolvimento. A construção da Messe Tower e a substituição do Hall 1 por um edifício altamente moderno e com ótimas áreas de exposições foram os primeiros componentes, seguido pela construção contínua de novas salas.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Esta concentração de atividades do centro de exposições também é uma questão importante para o planejamento urbano desenvolvido para o bairro de Kleinbasel, com a tendência de recuperar espaços periféricos de exibição no Deutsche Bahn (Ferrovias Alemãs) áreas de apartamento, escritórios e pequenos negócios e ao mesmo tempo atualizar o Messeplatz como ponto focal em Kleinbasel.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Demolição necessária

Para conseguir este empreendimento, assim como o planejamento urbano, deveria ter como objetivo congregar Messe e o mesmo tempo manter um importante relógio e a feira de jóias na Basileia, exigiu-se a substituição de duas salas na Messeplatz (Hall1 e Hall3). 

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Construção necessária

O cumprimento dos requisitos de exposição para grande volumes e as áreas ininterruptas de piso, o New Hall é uma extensão de três andares do Hall 1 ao longo da Riehering. Para fornecer conexões interiores para todas as salas de exposições, as novas pontes construídas sobre a Messeplatz criam um espaço público coberto, talvez comparável a um pátio de uma estação de trem ou o interior de um mercado, feito com uma linguagem do design moderno. Os elementos importantes da arquitetura e do planejamento urbano definem a extremidade sul da Messeplatz e é iluminado por aberturas generosas. Planejado para diversos usos e eventos que acontecerão simultaneamente com as exibições, integrando restaurantes e lojas destinadas a uma mistura internacional e local, exposições e visitas públicas, nós estamos chamando esta nova área de São da Cidade. Aberto o tempo todo, o Salão da Cidade não apenas define a entrada para os espaços de feira, mas também um ponto focal de vida pública na Clarastrasse (a principal rua de compras de Kleinbasel), e vai aumentar significativamente a vida de rua ao redor do Messeplatz. Por exemplo, durante a feira de outono, parcialmente fechado, o salão irá criar uma fascinante atmosfera com estande menores e corredores abertos, protegidos do tempo.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Salão da Cidade e Messeplatz

Com a adição do New Hall, atividades correntes na Messeplatz continuarão, mas terão espaços com proporções diferentes. O que antes era um retângulo alongado mais ou menos até a Clarastrasse sem uma demarcação notável, agora é uma quadra bem definida.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

A nova "pista" entre o New Hall e estacionamento existente oferece acesso à Messeplatz para o pedestre. Ligando a leste a área residencial adjacente ao redor de Riehenstrasse e Peter Rot-Strasse, esta "pista"é a continuação da Isteinerstrasse e cria uma nova conexão leste-oeste que integra a Messeplatz até o bairro. Serviços e fornecimento para o New Hall serão feitos principalmente por uma via subterrânea, reduzindo assim o tráfego de caminhões na Riehenstrasse.

A Messeplatz é um recinto de pedestre e ciclistas. Junto com a Rosentalange, a Messeplatz será o principal espaço ao ar livre para muitos residentes do distrito de Messe. O cinturão verde em volta da Messeplatz-Wettsteinplatz será reforçado por mais árvores na Riehenstrasse para conectar visualmente o centro até o Rosentalanlage.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

O que é um salão de exposições hoje?

Idealmente, as salas de exposições deveriam ser o mais amplo possível, retangular, com grande vãos e com o pé-direito por volta de 10 m, a fim de proporcionar a flexibilidade e a versatilidade necessárias para exposições. Nos últimos anos, a demanda por esses espaços generosos aumentaram ainda mais.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Tomando Baselworld como exemplo de um exposição moderna internacional, onde os salões são feitos com estandes individuais, mercadoria em mostruários e multidões de visitantes, a questão da arquitetura de uma feira de exposições não parece ser uma demanda primária. Arquitetura é apenas perceptível em áreas públicas e nas escadas onde a interface com a paisagem pública emerge na cidade. É a melhor ilustração desse pátio envolta do Hall 2. Lamentavelmente, este pátio é apenas acessado durante as exposições que é, sem dúvida, uma das áreas mais atrativas da Basileia e especialmente durante a Art Basel em Junho, um dos mais bem sucedidos pontos de encontro em toda a Suíça  O Salão da Cidade visa transformar a arquitetura voltada para dentro do pátio tornando-a acessível o ano todo. 

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Como podemos projetar um salão de exposições externo?

Vista de fora, as salas de exposições são nada mais que uma pilha de grande caixas. Elas exigem poucas janelas e poucas plantas diferentes que são consideradas impraticáveis quando se quer maior flexibilidade interna. Os resultados arquitetônicos geralmente são compostos pode grandes fachadas monótonas de tijolo como no Hall 2 ou de vidro no Hall 1. Para evitar essa mesmice repetitiva, tivemos uma abordagem diferente no New Hall.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

O New Hall possui três níveis de exposição. O nível de entrada no térreo, está no mesmo nível da rua e da praça externa, permitindo o natural e casual  entra e sai. As entradas térreas ligam perfeitamente o Salão da Cidade e Hall 1 e o antigo Hall 3 existentes, com o novo espaço de eventos para 2.500 expectadores, várias lojas, bares e restaurantes no foyer. A fachada dinâmica reage ao fluxo das pessoas no nível da rua e corresponde ao espaço da parada do Tram e a entrada para o centro de eventos. Aqui, grandes vidros criam a transparência espacial necessária e apropriada para alcançar a abertura prevista para o complexo e aumentar a vida pública urbana, Esta vitalização e aceita;cão será crucial para o sucesso a longo prazo do conceito "Messezentrum na cidade".

Os dois andares acima serão para exposições. Para evitar o efeito "caixa grande", os dois andares de cima são feitos como se fossem separados, o que de fato são! O New Hall, portanto, consiste em três elementos individuais sobrepostos, cada um se projetando ao longo da rua em vários ângulos diferentes o que permite responder a diferentes condições urbanas. A partir de cada ponto de vista - Riehenring, Messeplatz ou Riehenstrasse - o New Hall oferece uma diferente percepção e evita a monotonia das fachadas uniformes.

Cortesia de Messe Basel
Cortesia de Messe Basel

Esta variação constante na arquitetura é reforçada, paradoxalmente, pela aplicação do material homogêneo (alumínio) na superfície exterior. A fachada articulada com partes estrategicamente moduladas reduz a escala do edifício em relação ao entorno. Não é simplesmente um elemento decorativo, mas um meio prático para regular a luz natural e enquadrar vistas específicas, principalmente áreas sociais acima do Salão da Cidade, em direção à vida pública da cidade. 

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron" [Messe Basel New Hall / Herzog & de Meuron] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99860/messe-basel-new-hall-slash-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906