O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Suíça
  5. Christ & Gantenbein
  6. 2012
  7. Residência e Comércio / Christ & Gantenbein

Residência e Comércio / Christ & Gantenbein

Residência e Comércio / Christ & Gantenbein
Residência e Comércio / Christ & Gantenbein, © Walter Mair
© Walter Mair

© Walter Mair © Walter Mair © Walter Mair © Walter Mair + 15

  • Arquitetos

  • Arquitetos Responsáveis

    Emanuel Christ, Christoph Gantenbein
  • Equipe de Projeto

    Mona Farag (associada), Laura Schneider, Sven Richter (gerenciamento de projetos), Petra Jossen, Thomas Gläss, Christoph Bedall
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

  • Equipe de Construção

    Mona Farag (associada), Sven Richter (gerenciamento de projetos), Andrea Steegmüller, Christina Wendler, Mathias Pfalz, Thomas Gläss, Mirco Juon, Patrick Reuter, Gabriel Abt
  • Cliente

    Schärer Erlenbach AG
  • Área do Terreno

    4.105 m²
  • Área Construída

    842 m²
  • Espaço Bruto

    8.715 m²
  • Mais informações Menos informações
© Walter Mair
© Walter Mair

Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro de Erlenbach, uma cidade às margens do Lago de Zurique, um novo edifício residencial foi construído nas premissas da Empresa Schärer Erlenbach. A antiga fábrica, onde máquinas da indústria têxteis eram produzidas e costumava ser tão importante para a região, também recebeu um novo edifício frontal.

© Walter Mair
© Walter Mair

O edifício da fábrica e o edifício residencial se comunicam através de sua arquitetura e seus materiais. O antigo edifício industrial com suas faixas horizontais de esquadrias utiliza linguagem moderna clássica. Essa linguagem é também empregada no edifício frontal. Confere uma nova cara para a fábrica, com uma grande janela que se abre ao Seestrasse. O edifício residencial se relaciona com o fabril nos termos de suas escalas, a composição da fachada e a grande quantidade de janelas. Mas se considerarmos seus materiais e cores, são bastante diferentes um do outro. Desse modo a cor dá dicas para o respectivo uso do prédio: o antigo edifício rebocado da fábrica que abriga pequenos comércios e escritórios e os edifícios novos se apresentam em tijolos brancos, enquanto que os edifícios residenciais de cinco andares com sua fachada em madeira cor grafite. Esse conceito se originou nas elegantes fotografias em preto e branco de construções em madeira, onde o pioneiro Konrad Wachsmann teve papel fundamental. Uma nova configuração urbana é criada pela atividade comercial junto da Seestrasse e dentro do edifício fabril.

© Walter Mair
© Walter Mair

A estrutura do edifício residencial reage ao seu entorno, à qualidade de luz, das vistas e do espaço do local. Possui plantas baixas individuais para cada apartamento, do compacto ao comprido, do complexo ao esparramado e às 'maisonettes'. Nenhum dos 13 apartamentos são iguais e graças ao empilhamento gradual de seus volumes, existem pontos de vista múltiplos em todas as direções e generosas varandas em todos os andares.

© Walter Mair
© Walter Mair

"De um ponto de vista arquitetural, a nova casa é um resultado de um cruzamento de estratégias. Elementos de origem industrial como o concreto bruno dos interiores e as grandes aberturas na superfície escura da fachada, combinados com luxuosos elementos residenciais como grandes terraços. Dependendo do ponto de vista, o edifício tem reminiscência de uma tipologia arquitetônica de construção pragmática, de caráter industrial ou então uma enorme Villa com asas virtuosas e tridimensionais. Nesse contexto, pode até relembrar a arquitetura de Mallet-Stevens. A oscilação entre imagens muito diferentes compõe o cenário de todo o projeto. De alguma maneira, a situação urbana completa pode ser lida a partir desta excitante ambivalência. Erlenbach  e a "Costa Dourada", possivelmente o mais privilegiado subúrbio da Europa, estão moldados por uma identidade ambígua: as relíquias de um passado agrícola e industrial que são sobrepostos por habitações que prezam o luxo. Como arquitetos, somos confrontados com a tarefa de prover esta específica, quase fantasmagórica realidade uma forma autêntica e sustentável. O projeto de Erlenbach deve ser considerado como uma contribuição nesse efeito." 

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Christ & Gantenbein
Escritório
Cita: "Residência e Comércio / Christ & Gantenbein" [Housing and Shops / Christ & Gantenbein] 23 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99206/residencia-e-comercio-slash-christ-and-gantenbein> ISSN 0719-8906