O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Alemanha
  5. JSWD Architekten
  6. 2010
  7. Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés

Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés

Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés
Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés, © Christian Richters
© Christian Richters

© Christian Richters © Christian Richters © Günter Wett © Michael Wolff + 22

  • Plano geral

    ECE Projektmanagement GmbH & Co. KG
  • Cliente

    ThyssenKrupp AG
  • Instalações externas

    Kipar Landschaftsarchitekten
  • Consultor de fachada

    Priedemann, Berlin und Werner Sobek
  • Estrutura

    IDN Ingenieurbüro
  • Iluminação

    Licht Kunst Licht
  • Construção da fachada

    Frener + Reifer, Brixen / Bressanone, Italien
  • Mais informações Menos informações
© Christian Richters
© Christian Richters

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao anunciar seu retorno para Essen, a parte principal, ThyssenKrupp AG, volta sua atenção para onde a gigante da tecnologia tem suas raízes. A companhia continua a escrever a história na base da antiga Fried. Krupp abriu a fábrica de ferro em 1811. Tipologicamente, o novo bairro segue a ideia de campus da arquitetura, um conjunto de vários edifícios individuais em um "tapete verde" com árvores, ligando caminhos e pequenas praças. As expectativas foram focadas na estrutura que refletiria em mudanças dentro da empresa. O edifício Q1 é uma expressão facilmente percebida no eixo da estrutura de fornecimento de água.

© Michael Wolff
© Michael Wolff

O novo campus simboliza abertura, reunião como também comunicação, ambos dentro do bairro e olhando para fora, para os limites vizinhos. O motivo primordial do desenho aplicado em todos os novos edifícios no campus é o princípio "shell - core" (ideia de casca e de núcleo). Todos os edifícios do bairro são compostos de elementos em forma de L que encerram os espaços compartilhados centrais. Isto cria um claro alinhamento, não só com a sede (Q1) mas também com edifício do fórum (Q2) e os edifícios de escritórios vizinhos Q5 e Q7. Há dois tipos de fachadas: Uma que se volta para o espaço central, e outra é a fachada exterior que, por consequência, é responsável pelo impacto que as edificações causam no entorno.

© Christian Richters
© Christian Richters

Não é a altura, mas a forma única e expressiva do edifício Q1 que confere o seu status de especial no campus. O uso de geometrias primárias dos volumes ao redor de um centro comum cria não apenas uma aparência exterior emocionante, mas também fascinantes progressões espaciais em seu interior. O átrio com cobertura de vidro localiza-se no centro do edifício. A construção sobe mais de 10 andares e é segmentada por incontáveis mezaninos e passarelas. Duas janelas monumentais funcionam como delimitadores no lado norte e sul. O novo sistema de proteção solar de alta eficiência tem um papel fundamental na aparência geral do Q1. Cerca de 400.000 laminas de aço inoxidável são orientadas para que a luz do sol seja redirecionada sem bloquear a vista.

© Günter Wett
© Günter Wett

O edifício Q1 foi agraciado com um certificado de ouro pela Sociedade Alemã de Sustentabilidade (DGNB). Também recebeu o prêmio BDA Essen. o "Prêmio 2012 da construção civil alemã em aço" e um dos "LEAF Awards", além de outros.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Q1, Bairro ThyssenKrupp em Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés" [Q1, ThyssenKrupp Quarter Essen / JSWD Architekten + Chaix & Morel et Associés] 16 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97728/q1-bairro-thyssenkrupp-em-essen-slash-jswd-architekten-plus-chaix-and-morel-et-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.