O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Secundária
  4. Romênia
  5. LTFB Studio
  6. Expansão da Escola Dante Alighieri / LTFB Studio

Expansão da Escola Dante Alighieri / LTFB Studio

Expansão da Escola Dante Alighieri / LTFB Studio
Expansão da Escola Dante Alighieri / LTFB Studio, © Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

© Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir © Cosmin Dragomir + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Bucharest, Romania
  • Arquiteto Responsável

    Liviu Fabian, Lucian Luta
  • Gerente do Projeto

    VCE Vienna Consulting Engineers
  • Estrutura

    DUCTIL TECH
  • Instalações

    SOLID INSTALL
  • Desenvolvimento

    ACM 4
  • Fotografias

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção deve ser relacionada ao contexto: o legado da arquitetura comunista de antes de 1989 nas cidades da Romênia, os subúrbios cinzentos e bairros com blocos padronizados, a paisagem urbana específica do antigo bloco socialista europeu. Devido a excessiva padronização, muitos blocos de apartamentos em Bucareste são idênticos com alguns edifícios em lugares a cem à quilômetros de distância, independente da condição sócio-cultural.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A uniformidade e padronização resultou em muito poucos tipos de edifícios educacionais no país inteiro e, como resultado, por um período de cerca de meio século apenas 2 ou 3 tipos de escolas foram produzidos. Por isso a planimetria e volumetria do edifício existente da escola Dante Alighieri pode ser encontrado em quase todas as cidades da Romênia. 

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Nos últimos 23 anos, poucos edifícios educacionais foram construídos e os que foram melhorados se limitaram ao revestimento térmico e pinturas de fachadas, usando cores inapropriadas. Algumas intervenções consistiram em coberturas de madeiras, independentemente da concepção funcionalista original.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A ideia da extensão do Dante Alighieri apareceu principalmente como uma resposta à necessidade de um centro integrado de ensino que compreende instalações para atividades extraescolares e outras relacionadas ao principal objetivo educacional do edifício. Alguns desses tipos de espaços e atividades são cronicamente ausentes na maioria das escolas construídas anteriormente na Romênia.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A antiga piscina nada funcional e degradada pelo tempo na parte oriental do pátio da escola foi integrada em um dos volumes do novo prédio. Entre a nova piscina e o salão de esportes existentes, o espaço resultante é utilizado para os anexos das instalações das duas áreas e ainda um pequeno salão de dança esportiva. Esta área de intervenção, junto com o volume educacional localizado no primeiro e segundo andar, salão multifuncional, a cantina e os terraços superiores giram em torno do pátio, o elemento central da intervenção, um espaço desenhado para ser uma alternativa ao pátio de concreto localizado a oeste da escola existente. 

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

A fachada do volume educacional perfurada aleatoriamente ( uma abordagem usual da arquitetura contemporânea) deve ser lido como uma brincadeira, em contraste com a uniformidade monótona da fachada existente. Visto de dentro, está "brincadeira com as janelas" parece um quebra-cabeça" com as peças folhas das árvores e da luz verde filtrada através delas. Os terraços no primeiro e no segundo andar são uma extensão do espaço de recreação, mas pode ser usado também como extensão educacional, como por exemplo aulas externas.

© Cosmin Dragomir
© Cosmin Dragomir

Embora este tipo de abordagem não seja usual para o programa educacional a Romênia, é a esperança de que a intervenção poderia ser assimilada como uma melhor forma de projetar escolas e talvez algumas coisas vão mudar na forma de perceber o ambiente construído. 

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
LTFB Studio
Escritório
Cita: "Expansão da Escola Dante Alighieri / LTFB Studio" [Dante Alighieri School Expansion / LTFB Studio] 16 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97648/expansao-da-escola-dante-alighieri-slash-ltfb-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.