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Museu LeMay / LARGE Architecture

Museu LeMay / LARGE Architecture
Cortesia de LARGE Architecture
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  • Arquitetos

  • Localização

    Tacoma, Wash
  • Construtora

    JTM Construction
  • Engenharia

    Western Wood Structures
  • Ano do projeto

    2012

Cortesia de LARGE Architecture Cortesia de LARGE Architecture Cortesia de LARGE Architecture Cortesia de LARGE Architecture + 23

Cortesia de LARGE Architecture
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Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando os visitantes adentram a exposição no novo Museu LeMay em Tacoma, Wash, vêem-se olhando para o teto, que parece tomar a forma das linhas dos carros clássicos. Um sistema de cobertura crescente produzida com vigas curvas de madeira laminada colada oferece uma sensação impressionante de grandeza, ao mesmo tempo em que confere uma estética aconchegante ao vasto espaço. Apelidado como "Museu Americano do Carro", o edifício de cerca de 153.000 m² foi criado para celebrar o caso de amor do país com os automóveis. Através dos 4 pavimentos, no terreno de 3,6 hectare, o museu abrigará mais de 350 carros, caminhões e motocicletas de donos privados, corporações e a estimada coleção de Harold LeMay, que inclui desde um Cadillac Model M de 1906, um carro de corrida Lotus de 1965 até um DeLorean DMC 12, de 1983. Exposições temporárias, como uma coleção de ornamentos de vidros de capô, também serão apresentadas.

Cortesia de LARGE Architecture
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Junto com a exibição de alguns dos mais inspiradores veículos do mundo, o museu também servirá como um local de encontro para os entusiastas de automóveis, com espaços de reuniões, um clube de membros, um campo para shows e um centro educacional planejado. O ambiente principal do museu é essencialmente um longo pátio de exibição, algo como um galpão, mas esteticamente melhorado com sua estrutura de madeira e atenciosos detalhes de exposição. Desenvolvido pela Western Wood Structures, o sistema curvo da cobertura foi criado com 19 estruturas com terças de 13 cm espaçadas 1,20 m do centro da estrutura secundária. As vigas de MLC, produzidas pela American Laminators, medem 22 cm por 1,33m em um arco de 32 metros sobre as afixações abaixo. Por causa da curvatura da cobertura em duas direções, cada uma das 757 peças são únicas, com variações que compõem cortes de esquadria e comprimentos variados; cada uma possui distorção e inclinação distinta. Placas de compensado lixadas com 28 mm da Swanson Group Mfg. LLC cobrem a cobertura, com chapas de 12 mm e 16 mm usadas nos cantos para encontrar a espessura requerida de 28 mm, enquanto são entortadas em um raio de curvatura de 5,18 m.

Cortesia de LARGE Architecture
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Um rígido isolamento contra água e uma cobertura metálica completam a estrutura. O projeto em arco - um dos maiores em madeira no mundo - possui uma resistência ao fogo de uma hora e segue os "Requisitos especiais para Dimensionamento Sísmico de arcos em Madeira Laminada Colada e suas Conexões Tri-articuladas" das disposições  do Programa Nacional de Riscos de Terremoto 2009. As provisões são destinados a produzir ductilidade nos sistemas de arco, permitindo que as conexões de aço proporcionem plasticidade durante um evento sísmico e impeçam que as  peças de madeira rompam de forma frágil. Na extremidade sul da estrutura, o sistema de cobertura apóia-se sobre o último arco. A decisão de usar vigas de Madeira Laminada Colada não foi puramente estética, já que também foi uma das várias características que permitiram uma economia nos custos necessários para cumprir um orçamento apertado, diz Alan Grant, co-diretor do Grant Price Architects, em Los Angeles.

Cortesia de LARGE Architecture
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Grant diz que a construção do museu LeMay teve um custo muito abaixo se comparado aos museus tradicionais. Do lado externo, o efeito da curva, com a cobertura metálica brilhante e aerodinâmica, inspira-se nas formas de um automóvel. Os arquitetos tomaram grande cuidado para assegurar a forma moderna e a altura respeitado a arquitetura histórica de Tacoma, destacando-se dos prédios vizinhos, incluindo o vizinho Tacoma Dome, sem se impor sobre eles. No interior, Grant permaneceu coerente à função primária da edificação, na escolha dos materiais. Os pisos, por exemplo, são de concreto escuro, muito parecidos com as estradas que os fabricantes consideram ao projetar a lataria do automóvel.

Cortesia de LARGE Architecture
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Grant também deu especial atenção à iluminação, observando que as de ponto ou faixas frequentemente deixavam marcas brilhantes e atrapalhavam as fotografias. A solução acabou por ser simples e barata: pendurar luminárias que jogavam 40% da luz para cima e 60% para baixo, com um fusível brilhante na frente, criando uma luz forte que define o espaço.
A inauguração do Museu LeMay em 02 de junho culminou quase uma década de esforço de seus fundadores, benfeitores e equipes de construção. O espaço resultante não é apenas para contemplação de sua estrutura, mas para proporcionar um lugar para os amantes de carros testemunhar história, compartilhar paixão e preservar este legado americano.

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Museu LeMay / LARGE Architecture" [LeMay Museum / LARGE Architecture] 14 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97269/museu-lemay-slash-large-architecture> ISSN 0719-8906