O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bibliotecas
  4. Coreia do Sul
  5. N H D M / Nahyun Hwang + David Eugin Moon
  6. 2011
  7. Biblioteca Nam June Paik / N H D M

Biblioteca Nam June Paik / N H D M

  • 22:18 - 12 Fevereiro, 2013
Biblioteca Nam June Paik / N H D M
Biblioteca Nam June Paik / N H D M, Cortesia de N H D M
Cortesia de N H D M

Cortesia de N H D M Cortesia de N H D M Cortesia de N H D M Cortesia de N H D M + 10

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada por N H D M / Nahyun Hwang + David Eugin Moon, a Biblioteca Nam June Paik é a nova biblioteca pública de arte em Nam June Paik Art Center, em Yong-In, Coreia do Sul, que abriu ao público em geral em 2011. Inspirada pelos processos artísticos de Nam June Paik, a biblioteca foi projetada como um dispositivo multifuncional espacial, que redefine a relação entre os usuários da biblioteca e a informação. Enquanto a biblioteca convencional é caracterizada pela transmissão direcional do conteúdo estático, centralizado e pré-definido, esta biblioteca visa promover o acesso não linear e aleatório à informação, e a sua produção para além do consumo. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.

O objetivo da Biblioteca Nam June Paik é coletar, preservar e providenciar acesso ao material histórico e contemporâneo relacionado com a história e as atividades de Nam June Paik e sua arte. Oferece aos acadêmicos um espaço para pesquisa profissional e, para a comunidade local, um fórum aberto para o engajamento cultural. A biblioteca abriga e circula a Coleção de Arquivos do Centro Nam June Paik, Arquivos de vídeo de Nam June Paik, e uma rara coleção de filmagens de Fluxus, bem como os materiais gerados pelo usuário. O projeto e construção da biblioteca foi possível pela cidade de YongIn e pelo Fundo da Biblioteca do Governo da Província de Gyeoggi.

Diagrama 01
Diagrama 01

Através de expressão espontânea e justaposição de ideias, o consumidor da informação, torna-se o produtor, e os conteúdos estáticos da biblioteca transformam-se em dinâmicos. A geração coletiva e valorização da informação faz com que a experiência da biblioteca seja multidirecional e recíproca.

Diagrama 02
Diagrama 02

A Máquina da Biblioteca localizada no centro da mesma implementa os seguintes 6 dispositivos arquitetônicos e de programação:

Diagrama 03
Diagrama 03

1. Espalhamento - A justaposição da informação dispersa produz uma complexidade que contrasta a forma geométrica simples inicial.

Cortesia de N H D M
Cortesia de N H D M

2. Conteúdo não-textual / Fora do Local - Objetos relacionados ao trabalho de Paik estão dispersos, conectados, e mapeados através da superfície da máquina. Mídias dinâmicas reprogramáveis podem comunicar trabalhos anteriores de Paik, bem como informações sobre acontecimentos artísticos e outros fora do local de interesse.

Cortesia de N H D M
Cortesia de N H D M

3. Engajamento físico - áreas de armazenamento adicionais e prateleiras únicas nas longas gavetas são incorporadas para ajudar a futura expansão da coleção, enquanto que induz a curiosidade, interatividade e engajamento divertido.

Cortesia de N H D M
Cortesia de N H D M

4. Laboratório de produção - Dentro da máquina está leitura, laboratórios de vídeo, instalação e um espaço também para debates e oficinas em grupo.

Cortesia de N H D M
Cortesia de N H D M

5. "Células de representação" - Conteúdo também é gerado por usuários que podem contribuir para o intercâmbio de informações. Espaços pequenos ou vitrines são disponibilizados para exibição pública.

Corte
Corte

6. "Machinettes" da biblioteca, os auxiliares de multiplicação - Peças da máquina podem se destacar como módulos independentes e podem viajar livremente para outras salas ou mesmo ao ar livre para executar funções comunicativas, como projeções de vídeo ou performances de som. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Biblioteca Nam June Paik / N H D M" 12 Fev 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97211/biblioteca-nam-june-paik-slash-n-h-d-m> ISSN 0719-8906