O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Itália
  5. Richard Meier & Partners
  6. 2013
  7. Italcementi i.lab / Richard Meier & Partners

Italcementi i.lab / Richard Meier & Partners

Italcementi i.lab / Richard Meier & Partners
Italcementi i.lab / Richard Meier & Partners, © Scott Frances – OTTO
© Scott Frances – OTTO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos amigos do escritório Richard Meier & Partners compartilharam conosco seu último projeto finalizado: Italcementi i.lab em Bergamo, Itália. O edifício, um novo centro de pesquisa e desenvolvimento para Italcementi, que é dos cinco maiores fabricantes de cimento no mundo, é um mostruário para o projeto sustentável, obtendo um dos primeiros selos LEED Platinum da Itália.

De acordo com o escritório, o projeto reflete não só o comprometimento da companhia com a sustentabilidade, mas também "a posição de líder da empresa, com avanços tecnológicos e comprometimento na pesquisa e inovação no uso do concreto."

No Comunicado à Imprensa, Dukho Yeon, sócio responsável pelo projeto, descreve o mesmo: "i.lab é o edifício mais sustentável de nosso escritório até hoje. Em um volume escultural e dramático, mas com formas simples, mostramos as possibilidades do concreto em perfeito equilíbrio com a finalidade técnica do edifício".

Saiba mais sobre Richard Meier & Partners a seguir...

  • Arquitetos

  • Localização

    Bergamo Province of Bergamo, Itália
  • Arquitetos Principais

    Richard Meier, Dukho Yeon
  • Arquitetos do Projeto

    Vivian Lee, Simone Ferracina
  • Colaboradores

    Roberto Mancinelli, Dongkyu Lee, Amalia Rusconi-Clerici, Robert Kim, Cedric M. Cornu, Wen-Yu Tu, Guillermo Murcia, Luca Aliverti, Tetsuhito Abe
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Scott Frances – OTTO
© Scott Frances – OTTO

Italcementi i.lab é proeminentemente posicionado na extremidade oriental do Parque Tecnológico Científico Kilometro Rosso em Bergamo, Itália. O edifício aborda o sistema de classificação LEED que inclui uma implantação sustentável​​, eficiência da água, projeto e inovação, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade interna ambiental. A construção em forma de V reforça as fronteiras do terreno triangular e incorpora um programa de espaços técnicos e administrativos em duas asas que rodeiam um pátio central.

© Scott Frances – OTTO
© Scott Frances – OTTO

A organização interna da asa de laboratórios responde às exigências altamente funcionais específicas do programa. A grade simples estrutural e um corredor de circulação central permitem layouts eficientes e flexíveis para vários setores. A ala sul aloja salas de conferências, um salão multiuso de dois andares e a sala de diretoria, em balanço sobre o segundo pavimento. Pátios adicionais abaixo da grade fornecem ar fresco e luz natural para o nível subterrâneo dos laboratórios e espaços mecânicos.

Planta
Planta

A cobertura da estrutura forma uma quinta fachada virtual perfurada com um sistema de claraboias direcionando a luz natural nos escritórios, corredores de circulação e espaços de laboratório, animando os interiores com a mudança de luz natural.

A implementação de um inovador concreto branco de alta resistência, desenvolvido pela Italcementi especificamente para esta estrutura vai diminuir significativamente a poluição causada por emissões de veículos e atividades industriais. O concreto white TX Active ® reage com raios ultravioletas quebrando poluentes nocivos.

© Scott Frances – OTTO
© Scott Frances – OTTO

Em linha com os esforços contínuos da empresa para tratar de questões de conservação de energia e desempenho ambiental, o edifício de alta performance utiliza fachadas personalizadas, vidros claros com isolamento térmico, e incorpora geotermia e sistemas de energia solar renovável. Painéis fotovoltaicos, painéis solares e poços geotérmicos fornecem quase que a auto-suficiência, atendendo todo o aquecimento  e resfriamento do edifício.

Diagrama de Sustentabilidade
Diagrama de Sustentabilidade

Comentários de Richard Meier: "Começamos a trabalhar com a Italcementi e com o seu Presidente, Sr. Carlo Pesenti, ao projetar a Igreja do Jubileu, em Roma. A Igreja foi inicialmente concebida para ser feita em concreto branco, mas em conjunto com a Italcementi, concluímos que 12 toneladas de painéis de concreto  branco  pré-moldados seria a melhor maneira de executar o projeto.

O cimento branco Italcementi desenvolvido e utilizado na construção do edifício i.lab em Bergamo é auto limpante e, portanto, será sempre branco.

Com a Italcementi, temos trabalhado em conjunto para criar um novo escritório e edifício de investigação para o século 21 - um marco que sustenta e se baseia tradição arquitetônica do país. A Italcementi i.lab reforça o compromisso de nosso escritório com a arquitetura acessível, aberta e sustentável. "

Fachada
Fachada

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Richard Meier & Partners
Escritório
Cita: "Italcementi i.lab / Richard Meier & Partners" [Italcementi i.lab / Richard Meier & Partners] 12 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/97114/italcementi-ilab-slash-richard-meier-and-partners> ISSN 0719-8906