O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaços De Culto
  4. Hungria
  5. SAGRA Architects
  6. 2012
  7. Casa de Congregação / SAGRA Architects

Casa de Congregação / SAGRA Architects

Casa de Congregação / SAGRA Architects
Casa de Congregação / SAGRA Architects, © Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

© Szentirmai Tamás © Szentirmai Tamás © Szentirmai Tamás © Szentirmai Tamás + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Szolnok, Hungria
  • Arquiteto Responsável

    Sajtos Gábor
  • Equipe de Projeto

    Sajtos Gábor, Grand Gabriella, Páll András, Virág Péter, Németh Regina
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

“… mas o amor edifica” 1 Coríntios 8 

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

O processo de projeto foi precedido de um concurso de arquitetura. O projeto do SAGRA Architects foi premiado como a proposta vencedora.

A casa de congregação é multifuncional: além de operar como salão de congregação, abriga aulas de catecismo e programas, cumpre deveres sociais e tarefas de caridade. Como o edifício é também um eco-ponto, seus programas desempenham a função de difundir o pensamento ecológico e ensinar um comportamento sustentável.

Fachada
Fachada

A base do nosso conceito durante o projeto da Casa de Congregação da Igreja Reformada de Szolnok foi a de criar um espaço aberto, claro e transparente que ainda sim representasse proteção. Devido à sua arquitetura, o edifício serve como um local adequado para ocasiões de culto e da comunidade.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

O complexo do edifício tem duas partes: o volume com um andar em balanço da Casa de Congregação com telhado de duas águas e a torre do sino. A torre do sino é uma parte orgânica do complexo. O terraço em madeira, inserido entre a Casa de Congregação e a torre se estende e cria um espaço interno para a comunidade através de uma parede de vidro que se abre totalmente. O telhado em balanço propõe uma zona de transição entre o interior e o exterior. A fachada sul é protegida no verão pela cobertura fortemente em balanço, ao mesmo tempo que permite os raios de sol em ângulos agudos no inverno. A composição dos edifícios é complementada pelos jardim de lavanda, jardim florido e jardim gramado com assentos e superfície de água.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

O acesso principal ao edifício é pelo sul, a partir da rua. Aqui o visitante é conduzido através de uma área de transição na entrada, puxada para trás. O volume da torre do sino conduz o local. As paredes, construídas nos limites do sul e oeste do terreno são as partes integrantes do complexo, símbolos de proteção, que se abrem e lideram ao mesmo tempo. Colocar os edifícios nos limites do local também faz parte dos regulamentos de construção da região. Através destas paredes que se abrem, o ambiente torna-se privado, mas ainda aberto para a passagem através de todas as direções. O Salão de Congregação é extensível para o terraço de madeira. O terraço torna-se o ambiente ao ar livre totalmente aberto como o salão no verão.

Planta
Planta

Os materiais utilizados refletem a espiritualidade do edifício. As paredes brancas rebocadas e a cobertura preta do teto de ardósia mostram a sua nobre austeridade e simplicidade. As portas, janelas e a fachada sul do edifício são cobertas com madeira corada, bem como o lado de baixo do telhado em balanço.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

Como o edifício é também uma referência em sustentabilidade, seus programas desempenham o papel de difundir o pensamento ecológico e ensinar um comportamento sustentável, portanto, consideramos este aspecto durante o processo de projeto. A fonte de aquecimento de água quente deste econômico edifício de baixa energia é resolvida por uma bomba de aquecimento a vapor. O aquecimento de radiação é o aquecimento da superfície (chão aquecido e teto), o arrefecimento é fornecido pelo arrefecimento da superfície de radiação do teto. A temperatura dos espaços é controlada por válvulas termostáticas. A fachada sul é protegida no verão pela cobertura fortemente em balanço, ao mesmo tempo que permite os raios de sol em ângulos agudos no inverno.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

Futuro
O complexo da igreja contém três massas principais: a igreja, a casa de  congregação com escritórios dos pastores a torre do sino. Os três volumes formam uma unidade inseparável. Até agora, a casa de congregação e a torre do sino foram construídos. A congregação tem o objetivo de também construir a igreja no futuro, mas o fundo financeiro para isso ainda está faltando.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Casa de Congregação / SAGRA Architects" [Congregation House / SAGRA Architects] 09 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96411/casa-de-congregacao-slash-sagra-architects> ISSN 0719-8906