O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaços De Culto
  4. Hungria
  5. SAGRA Architects
  6. 2012
  7. Casa de Congregação / SAGRA Architects

Casa de Congregação / SAGRA Architects

Casa de Congregação / SAGRA Architects
Casa de Congregação / SAGRA Architects, © Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

© Szentirmai Tamás © Szentirmai Tamás © Szentirmai Tamás © Szentirmai Tamás + 24

“… mas o amor edifica” 1 Coríntios 8 

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

O processo de projeto foi precedido de um concurso de arquitetura. O projeto do SAGRA Architects foi premiado como a proposta vencedora.

A casa de congregação é multifuncional: além de operar como salão de congregação, abriga aulas de catecismo e programas, cumpre deveres sociais e tarefas de caridade. Como o edifício é também um eco-ponto, seus programas desempenham a função de difundir o pensamento ecológico e ensinar um comportamento sustentável.

Fachada
Fachada

A base do nosso conceito durante o projeto da Casa de Congregação da Igreja Reformada de Szolnok foi a de criar um espaço aberto, claro e transparente que ainda sim representasse proteção. Devido à sua arquitetura, o edifício serve como um local adequado para ocasiões de culto e da comunidade.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

O complexo do edifício tem duas partes: o volume com um andar em balanço da Casa de Congregação com telhado de duas águas e a torre do sino. A torre do sino é uma parte orgânica do complexo. O terraço em madeira, inserido entre a Casa de Congregação e a torre se estende e cria um espaço interno para a comunidade através de uma parede de vidro que se abre totalmente. O telhado em balanço propõe uma zona de transição entre o interior e o exterior. A fachada sul é protegida no verão pela cobertura fortemente em balanço, ao mesmo tempo que permite os raios de sol em ângulos agudos no inverno. A composição dos edifícios é complementada pelos jardim de lavanda, jardim florido e jardim gramado com assentos e superfície de água.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

O acesso principal ao edifício é pelo sul, a partir da rua. Aqui o visitante é conduzido através de uma área de transição na entrada, puxada para trás. O volume da torre do sino conduz o local. As paredes, construídas nos limites do sul e oeste do terreno são as partes integrantes do complexo, símbolos de proteção, que se abrem e lideram ao mesmo tempo. Colocar os edifícios nos limites do local também faz parte dos regulamentos de construção da região. Através destas paredes que se abrem, o ambiente torna-se privado, mas ainda aberto para a passagem através de todas as direções. O Salão de Congregação é extensível para o terraço de madeira. O terraço torna-se o ambiente ao ar livre totalmente aberto como o salão no verão.

Planta
Planta

Os materiais utilizados refletem a espiritualidade do edifício. As paredes brancas rebocadas e a cobertura preta do teto de ardósia mostram a sua nobre austeridade e simplicidade. As portas, janelas e a fachada sul do edifício são cobertas com madeira corada, bem como o lado de baixo do telhado em balanço.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

Como o edifício é também uma referência em sustentabilidade, seus programas desempenham o papel de difundir o pensamento ecológico e ensinar um comportamento sustentável, portanto, consideramos este aspecto durante o processo de projeto. A fonte de aquecimento de água quente deste econômico edifício de baixa energia é resolvida por uma bomba de aquecimento a vapor. O aquecimento de radiação é o aquecimento da superfície (chão aquecido e teto), o arrefecimento é fornecido pelo arrefecimento da superfície de radiação do teto. A temperatura dos espaços é controlada por válvulas termostáticas. A fachada sul é protegida no verão pela cobertura fortemente em balanço, ao mesmo tempo que permite os raios de sol em ângulos agudos no inverno.

© Szentirmai Tamás
© Szentirmai Tamás

Futuro
O complexo da igreja contém três massas principais: a igreja, a casa de  congregação com escritórios dos pastores a torre do sino. Os três volumes formam uma unidade inseparável. Até agora, a casa de congregação e a torre do sino foram construídos. A congregação tem o objetivo de também construir a igreja no futuro, mas o fundo financeiro para isso ainda está faltando.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Congregação / SAGRA Architects" [Congregation House / SAGRA Architects] 09 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96411/casa-de-congregacao-slash-sagra-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.