O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. Espanha
  5. Javier Larraz
  6. 2012
  7. Escola Infantil Municipal De Berriozar / Javier Larraz + Iñigo Beguiristain + Iñaki Bergera

Escola Infantil Municipal De Berriozar / Javier Larraz + Iñigo Beguiristain + Iñaki Bergera

Escola Infantil Municipal De Berriozar / Javier Larraz + Iñigo Beguiristain + Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

© Iñaki Bergera © Iñaki Bergera © Iñaki Bergera © Iñaki Bergera + 25

  • Colaborador

    Juan Miguel García
  • Arquitetos Técnicos

    Atec Aparejadores
  • Engenharia

    Naven Ingeniería de Instalaciones
  • Estrutura

    FS Estructuras
© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para Louis I. Kahn a primeira escola começou debaixo de uma árvore, quando o homem que não sabia que era um mestre se pos a discutir o que havia aprendido com outros que não sabiam que eram estudantes. Da mesma maneira que aqueles alunos, as crianças menores de 3 anos aprendem de forma intuitiva e inconsciente. Estabelecendo um paralelismo com a história de Kahn, poderíamos nos perguntar sobre o papel que desempenha essa árvore, isto é, a arquitetura, no exercício do ensinamento. Defendemos firmemente o valor pedagógico da arquitetura e, no caso concreto da escola infantil, sua capacidade real para gerar espaços que ajudem de às crianças a desenvolver de maneira sugestiva, atrativa e segura esta etapa de suas vidas. A escola infantil de Berriozar se desenvolve segundo um modelo herdado das escolas municipais italianas de Reggio Emilia, onde as estruturas que recebem as crianças se articulam principalmente em torno a uma "plaza" central que serve como lugar de encontro e interação e como espaço para o desenvolvimento das atividades comuns da escola. Tendo em conta a proporção marcadamente longitudinal do terreno, tivemos que situar a praça/pátio em uma posição central e dispor de pátios em cada um dos extremos. Deste modo, as aulas e suas dependências anexas com a praça central - iluminada e entendida como um espaço externo - como os pátios de jogos, tratados como um prolongamento físico e visual dos espaços internos.

© Iñaki Bergera
© Iñaki Bergera

Esta distribuição da planta obrigava a intervir na cobertura para iluminar e ventilar naturalmente todas as estâncias. A potente geometria destas clarabóias, que surgem em função da atividade que se desenvolve na planta, se converte em uma das marcas de identidade do projeto. A construção se organiza a partir de uma modulada estrutura de concreto armado que qualifica e define tanto o espaço interno como a forma como a luz incide nele. Uma rede de cor envolve exteriormente o edifício e os pátios de jogos, criando matizes e enriquecendo a relação entre a rua e os espaços internos. Frente a este desdobramento cromático externo vinculado ao caráter infantil e lúdico do edifício, o interior oferece uma atmosfera serena e neutra graças a homogênea e generosa iluminação central natural. A escala dupla e o jogo são, finalmente, as ferramentas fundamentais empregadas para definir o espaço interno e seu equipamento. A inevitável condição lúdica dos espaços se complementa com seu controle dimensional em relação ao distinto tamanho das crianças e cuidadores e aos diferentes objetivos que se busca: para crianças, instalações adaptadas para as atividades, do tamanho dos grupos e, para os cuidadores, alta permeabilidade e transparência para facilitar o controle visual das crianças.

Fachada
Fachada
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola Infantil Municipal De Berriozar / Javier Larraz + Iñigo Beguiristain + Iñaki Bergera" [Escuela Infantil Municipal De Berriozar / Javier Larraz + Iñigo Beguiristain + Iñaki Bergera] 07 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96342/escola-infantil-municipal-de-berriozar-slash-javier-larraz-plus-inigo-beguiristain-plus-inaki-bergera> ISSN 0719-8906