O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Seijo Peon Arquitectos
  6. 2011
  7. Conjunto OB / Seijo Peon Arquitectos

Conjunto OB / Seijo Peon Arquitectos

Conjunto OB / Seijo Peon Arquitectos
© Tamara Uribe Manzanilla
© Tamara Uribe Manzanilla

© Tamara Uribe Manzanilla © Tamara Uribe Manzanilla © Tamara Uribe Manzanilla © Tamara Uribe Manzanilla + 34

© Tamara Uribe Manzanilla
© Tamara Uribe Manzanilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes são um casal com quatro filhas que desejavam desenvolver num terreno de 23 metros de frente ao mar, um projeto que abrigaria uma casa principal com frente pro mar e umas cabanas na parte superior do terreno. No primeiro contato, eles previam que apenas a casa principal teria vista direta pro mar. O programa compreende quatro áreas sociais com seus respectivos toaletes e 10 quartos para a família. Adicionalmente se planejava uma área compartilhada de serviços e apoio.

© Tamara Uribe Manzanilla
© Tamara Uribe Manzanilla

O amplo programa e o rico contexto natural foram os principais motivantes da resposta de projeto. Os arquitetos se viram com o desafio - não previsto pelo cliente e de certo modo bastante ambiciosa - de conseguir que as quatro casas tivessem vistas amplas para o mar. Do mesmo modo o desafio se apresentava quanto em fazer reto algo que parecia menos fazível ainda: conseguir que os dez quartos tivessem vista para o mar. Quando se fala de vista para o mar, prevê-se que esta ainda ocorra em terrenos vizinhos que terão construções. Ou seja, vistas diagonais para o mar através de outros terrenos não eram realmente complexas, mas eventualmente podem ser comprometidas com a construção de outras casas.

Planta Baixa Superior
Planta Baixa Superior

Estabelecendo esses fatores como os principais ideais de desenho, o trabalho iniciou-se escalonando as casas em um eixo imaginário noroeste-sudeste de tal modo que ao menos uma porção de cada uma das fachadas tivessem vistas para o mar, e aproveitando a direção dos ventos dominantes. Em função de que a frente do terreno é de 23 metros, e considerando o programa da casa principal, cada casa acima sem dúvida requereria sobreposição imediatas com a anterior, de maneira que uma parte de sua fachada estaria atrás de parte da construção de alguma das casas anteriores. Em caso de se trabalhar com volumes de construção convencionalmente trabalhados de forma ortogonal, as demais casas ficariam tapadas com uma parede na frente, agressivo também para a vista principal.

© Tamara Uribe Manzanilla
© Tamara Uribe Manzanilla

A partir da análise inicial, chegou-se a uma intenção de trabalhar curvas muito fluidas na extensão longitudinal oriente da casa. Desta maneira, a vista das áreas sociais e os quartos principais de cada uma das casas "se desliza" com suavidade diante do principal elemento do contexto: o mar. Os quartos principais possuem uma fachada importante voltada para o mar; sobreposição entre curvas geram as vistas dos outros quartos.

© Tamara Uribe Manzanilla
© Tamara Uribe Manzanilla

O projeto também foi trabalhado com curvas à oeste. Elas conduzem com suavidade a pórticos com vista para o mar que servem como acessos das demais casas. O acesso à casa principal é evidente como coroamento de todo o espaço exterior. Os pórticos funcionam também como túneis de vento que geram frescor em cada varanda das demais casas.

© Tamara Uribe Manzanilla
© Tamara Uribe Manzanilla

Curvas e vigas em distintos níveis foram trabalhadas de modo que alcançou-se ventilação cruzada em todos os espaços interiores de cada casa. As curvas estão dispostas para que cada área social possui uma área de privacidade em relação às outras. A linguagem formal gera várias leituras da inspiração em relação  aos elementos do contexto.

Fachada Sul
Fachada Sul

Ver a galeria completa

Cita: "Conjunto OB / Seijo Peon Arquitectos" [Conjunto OB / Seijo Peon Arquitectos] 05 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/95813/conjunto-ob-slash-seijo-peon-arquitectos> ISSN 0719-8906