O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aeroporto
  4. Gibraltar
  5. 3DReid Architects
  6. Aeroporto de Gibraltar / Blur Architects + 3DReid Architects

Aeroporto de Gibraltar / Blur Architects + 3DReid Architects

Aeroporto de Gibraltar / Blur Architects + 3DReid Architects
Aeroporto de Gibraltar / Blur Architects + 3DReid Architects, © Hufton+Crow
© Hufton+Crow

© Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow + 28

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal do Aeroporto de Gibraltar é um edifício moderno, dinâmico, transparente e arejado. Desenhado por Blur architects, 3DReid e NACO, possui instalações de altas classes que criaram oportunidades para voos da Espanha e do resto da Europa para Gibraltar.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Uma localização única e complexa
O novo terminal é a primeira edificação que os visitantes verão quando se aproximarem de Gibraltar por ar, estrada ou a pé. Localiza-se imediatamente na fronteira, com uma rocha como pano de fundo. Situado em uma extraordinária paisagem, rígidas restrições regulam seus afastamentos: a fronteira com a Espanha, ao norte, a pista do aeroporto existente ao sul, a avenida Winston Churchill a oeste e o terreno cônico com restrições de RAF, a leste. A edificação possui dois pavimentos, abrangendo uma área de 19.600 m2.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Uma refinada e elegante solução de projeto
Com mais de 20 anos de experiência em aviação, a equipe de projeto abordou esta comissão com consideração e empatia e criou um importante espaço público, tanto ao redor como no interior do terminal. Uma grande cobertura em balanço, provém sombra e abrigo para as paredes envidraçadas que maximizam as vistas para as montanhas e através do estreito para a África, o Atlântico e o Mediterrâneo, refletindo a função de aviação do terminal na localização marítima.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O pátio cria uma nova paisagem proporcionando um generoso acolhimento a Gibraltar e do aeroporto e um 'lugar' identificável na fronteira, local para conhecer e saudar em uma viagem local ou longa. Há espaços de pé direito duplo dentro do terminal e um amplo terraço ao ar livre, concebido como uma extensão da sala de embarque. O terminal, que opera em dois níveis, com uma área de 19.600 metros quadrados possui áreas de check in e chegadas no piso térreo, no lado oeste do terminal. O mesmo também foi projetado para acomodar a entrada e saída de passageiros diretamente na fronteira.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

As áreas ao ar livre do aeroporto também foram reconfiguradas para  fornecer cinco estandes de aeronaves e um novo edifício de apoio.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Atributos chave do projeto

  • Tirar proveito da fantástica vista sobre o campo de pouso para a rocha
  • O dramático beiral da cobertura e a proteção solar criam um edifício significativo e sensível ambientalmente
  • A utilização de vidro atinge a transparência entre o interior e o exterior, permite que o terminal obtenha predominância de luz natural e proporcione vistas extensas para fora do terminal
  • A quinta fachada (a cobertura) é muito importante como vista da rocha - claraboias são estabelecidas para guiar visualmente os passageiros através da maioria das rotas internas. A iluminação zenital gera uma animação sutil do espaço durante o dia, lançando discos de luz solar difusa no chão e capturando o brilho azul no início da noite.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Eficiência Energética
A eficiência energética tem sido um elemento-chave. O projeto incorpora uma grande cobertura para fornecer um alto nível de proteção solar que mantém um ambiente fresco. Vidros duplos de alto desempenho e cortinas automatizadas contribuem para atingir uma eficiência da energia.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Certas características do projeto resultam da proximidade do edifício com o mar. Para além da necessidade de atenção a detalhes e especificações de elementos externos por causa do ambiente marinho corrosivo, houve também uma preocupação em manter a aparência do vidro, não apenas do ar saturado de sal, mas também pela areia e partículas trazidas pelo vento. A solução de projeto inclui um sistema de limpeza externa especial intermitentemente que  enxágua as fachadas e elimina o material acumulado. A água desionizada utilizada no sistema melhora ainda mais a eficácia do processo de lavagem.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O escritório de engenharia de fogo Buro Happold  desenvolveu um projeto de segurança holístico contra incêndio que integra um conjunto de medidas de segurança passivas e ativas contra o fogo, juntamente com medidas de gestão para se combinar em uma simples mas robusta estratégia contra o fogo para o edifício. Isso acarreta alguns benefícios: oferece proteção para o grande número de passageiros utilizando o terminal, contendo fogo e fumaça em áreas limitadas, e reduzindo rupturas operacionais em caso de um incidente.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Definições da equipe e papéis
Daniel Bérubé e Mateus Bedward lideraram a equipe de projeto do conceito ao esquema de planejamento até que deixaram para o escritório bblur em 2008. Blur architects e 3DReid concordaram em colaborar em todo o desenvolvimento do projeto e as fases de entrega do projeto, com Daniel Bérubé liderando o projeto como guardião do conceito e arquiteto líder, trabalhando com 3DReid e o contratante para entregar o Terminal e infra-estrutura associada. Este foi para garantir que Dragados SA, o empreiteiro espanhol que ganhou o contrato de concepção-construção do Terminal e obras de infraestrutura associadas, permanecesse fiel às intenções do projeto original.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Durante o decorrer do projeto, o escritório também foi contratado para o projeto dos interiores do terminal e redesenhar o pátio do terminal e espaço público adjacente com Spacehub. Para além do edifício do terminal principal, bblur arquitetura e 3DReid projetaram a instalação de Park & ​​Ride, um parque de estacionamento com 6 pavimentos, do lado oposto da pista.

Planta Baixa - Primeiro Piso
Planta Baixa - Primeiro Piso

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
3DReid Architects
Escritório
bblur architecture
Escritório
Cita: "Aeroporto de Gibraltar / Blur Architects + 3DReid Architects" [Gibraltar Airport / Blur Architects + 3DReid Architects] 04 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/95757/aeroporto-de-gibraltar-slash-blur-architects-plus-3dreid-architects> ISSN 0719-8906