O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Suécia
  5. Semrèn & Månsson AB
  6. 2010
  7. Pagoden / Semrén & Månsson AB

Pagoden / Semrén & Månsson AB

Pagoden / Semrén & Månsson AB
© Krister Engström
© Krister Engström
  • Arquitetos

  • Localização

    Gullbergsvass, Gotemburgo, Suécia
  • Área

    10600.0 m2
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotógrafo

    Krister Engström

© Krister Engström © Krister Engström © Krister Engström © Krister Engström + 22

© Krister Engström
© Krister Engström

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em dezembro de 2012 Semrén & Månsson e ByggGöta receberam o prêmio Per & Alma Olssons pelo sucesso na renovação do famoso edifício Pagoden em Gotemburgo. Depois de muitos anos abandonado e vazio, o edifício agora possui uma nova vida. Através de uma intervenção quase cirúrgica, o núcleo escuro foi transformado em um novo e amplamente iluminado átrio. Isto forma uma conexão livre dentro do edifício e resolve o problema relacionado à suas grandes dimensões. “Ser premiado por um dos mais prestigiosos prêmios regionais pela terceira vez nos deixa muito felizes e orgulhosos,[...]” diz Magnus Månsson, CEO. “Para nós esta é uma prova clara que nossa filosofia – uma abordagem holística – realmente funciona”.

© Krister Engström
© Krister Engström

O edifício Pagoden foi originalmente construído para abrigar os escritórios e o depósito de tabaco da Tobaksmonopolet (Monopólio sueco de Tabaco) no porto de Gothenburg. O arquiteto Cyriluss Johansson o projetou com a aparência monumental associada aos edifícios públicos. A forma característica do edifício logo o tornou um ponto de referência na cidade. A ampla fachada de tijolos, as esquadrias com proporções reduzidas e a cobertura curvada de cobre foram inspiradas pelos edifícios “Far Eastern” -uma fonte de inspiração popular para os arquitetos na década de 1920, a época áurea na Suécia. Por trás das fachadas encontra-se uma estrutura racional e totalmente orientada à funcionalidade, projetada pelo engenheiro-chefe TA Beyer (AB Industribyrån) com lajes e colunas de concreto, aparente no ultimo andar com os pilares expostos suportando os amplos beirais.

© Krister Engström
© Krister Engström

Dentro dos limites dos pré-requisitos históricos, um espaço para escritório aberto, luminoso e contemporâneo foi criado. Um novo átrio de diversos níveis e caracterizado por um muxarabi de tijolos, com partes abertas selecionadas na fachada antes fechada, inundando o interior com a luz do dia, trazendo nova vida ao espaço de trabalho. Esquadrias foram cuidadosamente adicionadas às demais fachadas e claraboias de vidro perfurando o teto de cobre, contribuindo para tornar a propriedade atrativa aos ocupantes. O edifício comporta dois níveis subterrâneos, que abrigam o estacionamento, mais sete andares acima do térreo e ainda dois andares adicionais abrigados sobre o imenso telhado. O sucesso deste projeto desencadeou uma transformação em sua vizinhança, destinada a se tornar um local estratégico na nova e emergente Gothenburg. Entre os ocupantes atuais encontra-se a sededa Havs- och Vattenmyndigheten (Agência Sueca da Marinha e Gestão da Água)

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Semrèn & Månsson AB
Escritório
Cita: "Pagoden / Semrén & Månsson AB" [Pagoden / Semrén & Månsson AB] 01 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/94938/pagoden-slash-semren-and-mansson-ab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.