O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Bitar Arquitectos
  6. 2011
  7. Casa GP / Bitar Arquitectos

Casa GP / Bitar Arquitectos

Casa GP / Bitar Arquitectos
Casa GP / Bitar Arquitectos, © Leonardo Walther
© Leonardo Walther

© Leonardo Walther © Leonardo Walther © Leonardo Walther © Leonardo Walther + 15

© Leonardo Walther
© Leonardo Walther

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa GP conta com os espaços básicos exigidos para uma habitação: sala de estar, sala de comer, quartos, cozinha, etc; distribuídos em dois pavimentos conetados pelas escadas concentras num volume vertical que rompe a horizontalidade que domina formalmente a construção. A interseção torna-se mais evidente com o uso da pedra natural da região no acabamento do cubo das escadas, enquanto que o que resta do volume é de concreto.

© Leonardo Walther
© Leonardo Walther

O quarto principal no pavimento superior e a área pública (sala, sala de jantar e sala de jogos) formam a fachada traseira; a qual foi revestida praticamente na sua totalidade a vidro. Teve como objetivo tornar a estrutura de concreto mais ligeira permitindo que estas áreas não perdessem continuidade e disfrutassem das vistas para o campo de golfe, eliminando de certa maneira a barreira visual entre os dois espaços, o interior e o exterior. Um espelho de água delimita esta fachada.

© Leonardo Walther
© Leonardo Walther

A sala tem pé direito duplo, proporcionando uma sensação de amplitude ao espaço; aí mesmo sobressai o volume correspondente ao quarto de TV do pavimento superior que se mantém privado devido a uma persiana de madeira, mas ao mesmo tempo permite entrada de luz natural até esse compartimento. 

© Leonardo Walther
© Leonardo Walther

Predomina o uso de materiais naturais como a mármore e madeira para os pavimentos; alguns muros também se mantiveram nestes mesmos materiais, ou em concreto e outros pintaram-se em tons neutros.  Para contrastar utilizou-se madeira de nogueira nos lambrins e nas portas, oferecendo calidez ao espaço. Sobressaem alguns elementos metálicos como os pilares com seção em cruz e as guardas, desenhados especialmente para esse projeto.

© Leonardo Walther
© Leonardo Walther

Em relação à iluminação se procurou que cumprisse não só a sua função básica mas também que funcionasse esteticamente enfatizando objetos, vegetação e as fachadas da casa. Se abriram clarabóias em áreas específicas para aproveitar a iluminação natural , que juntamente com os materiais criam interessantes jogos de luz e sombra. A Casa GP é um espaço contemporâneo na sua totalidade, desenhado com elementos muitos lineares.

Planta Superior
Planta Superior

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Bitar Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa GP / Bitar Arquitectos" [GP House / Bitar Arquitectos] 03 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/94903/casa-gp-slash-bitar-arquitectos> ISSN 0719-8906