O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. Espanha
  5. nodo17 Architects
  6. 2009
  7. I.M.A.M. / nodo17 Architects

I.M.A.M. / nodo17 Architects

I.M.A.M. / nodo17 Architects
I.M.A.M. / nodo17 Architects, © Amparo Garrido
© Amparo Garrido

© Amparo Garrido © Amparo Garrido © Amparo Garrido © Amparo Garrido + 32

  • Arquitetos

  • Localização

    Móstoles, Madrid, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Félix Toledo Lerín, Birga Wingenfeld, Alegría Zorrilla Miras, Mercedes Peña Martín, Michael Moradiellos
  • Construtora

    EDISAN
  • Estrutura

    Joaquín Antuña
  • Instalações

    A.C.H. S.L.
  • Área do Projeto

    800 m2
  • Área do Terreno

    3,000 m2
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro da cidade de Móstoles, embora pareça ter uma condição caótica, é formado por uma estrutura de diferentes praças. A partir da Praça da Câmara Municipal, não há caminho urbano que conecte à Praça da Cultura, à Praça Ernesto Peces e à Praça Pradillo.

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

O projeto IMAM, localizado entre paredes, é concebido como mais uma praça que pertence a esta estrutura geral dos espaços públicos. Ele não só propõe uma nova passagem entre as ruas Colón e Ricardo Medem, mas também um novo espaço público semi-coberto com vegetação, parque para crianças, bancos ...

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

Apesar de serem dois edifícios com funções diferentes, o Instituto da Mulher e o Arquivo Municipal, a construção está configurada como uma peça, perfurada por pátios longitudinais. A partir da praça pública, esses pátios penetram no edifício, se tornando enormes canteiros com diferentes tipos de trepadeiras aromáticas, sálvia, lavanda e bambu.

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

De acordo com as exigências da competição, a fachada do velho Casino foi reconstruída, mas com um novo sistema de placas perfuradas de aço galvanizado, que organizam o acesso ao Arquivo Municipal, e também uma nova estufa e entre esta fachada e o novo edifício.

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

Cada pátio gera dois sistemas de fachadas: as fachadas norte, formadas por grandes paredes de concreto lavados com o agente de superfície deactivant, e bolhas coloridas de metacrilato, e as fachadas sul, formadas por grandes painéis de diferentes tipos de vidro de acordo com a posição do sol. Ambas as fachadas estruturais também são suportados por pilares em forma de V, que liberam o espaço térreo.

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

Estamos propondo um edifício sem requinte. Um edifício cru. A estrutura é o acabamento do prédio, as instalações são visíveis, sem tetos falsos, etc ... apenas as bolhas coloridas de metacrilato e o graffiti feito pelo grupo de artistas Boamistura, vai contrastar com o resto do edifício.

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

A configuração do sistema estrutural do edifício é baseada em pórticos mistos de aço e concreto. Os pórticos no lado norte são formados por telas de concreto armado, que funcionam como vigas de profundidade, apoiadas em pilares metálicos HEM em forma de V. Os pórticos no lado sul são formados por pilares HEM metálicos que formam geometrias triangulares para reduzir as aberturas das vigas de concreto.

© Amparo Garrido
© Amparo Garrido

As extremidades de cada pedaço são soltas por grandes balanços, entre 5 e 6 m, apoiados pelas telas de concreto, bem como pela resistência dos pilares HEM, que pendem de suas extremidades. Existem dois tipos de enquadramento de acordo com a leveza: se tiverem menos de 5 m, são lajes de concreto finas e planas de 20 cms de espessura, se eles têm mais de 5 m, são leves estruturas de superfícies de 50 cm de espessura.

corte cruzado
corte cruzado

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
nodo17 Architects
Escritório
Cita: "I.M.A.M. / nodo17 Architects" [I.M.A.M. / nodo17 Architects] 26 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93592/imam-slash-nodo17-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.