O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Espanha
  5. Clavel Arquitectos
  6. 2009
  7. Café do Arco / Clavel Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Café do Arco / Clavel Arquitectos

Café do Arco / Clavel Arquitectos
Café do Arco / Clavel Arquitectos, © David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

© David Frutos Ruiz © David Frutos Ruiz © David Frutos Ruiz © David Frutos Ruiz + 11

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio era reformar o Café del Arco, uma cafeteria bem sucedida do final dos anos 80 muito vinculada com a atividade cultural e de lazer da cidade de Múrcia. Optou-se então por manter o maior número de elementos da cafeteria original (elementos estruturais, escadas, localização aproximada do bar), pois estes tinham mostrado funcionar bem ao longo do tempo.

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

Em um lugar de temperaturas muitas vezes agradáveis, foi concluído que seria muito interessante poder trabalhar os limites entre o interior e o exterior, eliminando portas que foram substituídas por cortinas de ar, permitindo assim que durante boa parte do ano, não se precise utilizar ar condicionado.

Para poder recriar um espaço contínuo de cafeteria-terraço, era necessário articular mecanismos arquitetônicos que se permitissem dissolver o limite entre a edificação e espaço público.

A linha desenhada no pavimento exterior que atravessa a praza do Teatro Romea, entra no interior do local, reforçando essa ideia do exterior 'interiorizado'. O projeto se apropria assim do espaço urbano, fazendo com que a cidade entre dentro do projeto. O novo Café do Arco captura um pedaço da cidade.

A partir do plano do edifício e com a altura máxima possível,  a pele de madeira que envolve a fachada é desprendida, dobra em direção ao interior estabelecendo o acesso, organizando a distribuição em zonas de estar e circulação e servindo de fechamento entre os distintos espaços, para marcar mais adiante o traçado da barra e recuperar o plano inicial ocultando as instalações.

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

Este único “artefato” é composto de uma sucessão de ripas de madeira de Iroko,  sobre um gradio de aço galvanizado e termolacado que dá rigidez ao conjunto e garante o correto alinhamento das ripas. A construção de um modelo em tamanho real de um módulo completo serviu para a eleição definitiva da secção mínima que poderiam ter e a distância certa para obter a transparência e privacidade desejadas.

De acordo com a reforma do local, foi proposto uma nova iluminação feita 100% de led. O próprio letreiro exterior possui peças de metacrilato com uma iluminação por trás, evidenciando que o desenho gráfico foi gerado pela própria arquitetura.

© David Frutos Ruiz
© David Frutos Ruiz

Num lugar que pretende funcionar muitas horas do dia, o conceito de vitrine para aperitivos foi renovado, convertendo-se em um elemento móvel, que sobe e desce automaticamente, permitindo assim liberar o bar durante os happy hours, horário esse que fica ambientado com uma iluminação que muda de cor. Os banheiros ocultam projeções hiper realistas que parecem tridimensionais, garantindo um espaço de tensão e interação com os usuários.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Café do Arco / Clavel Arquitectos" [Café de Arco / Clavel Arquitectos] 24 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93155/cafe-do-arco-slash-clavel-arquitectos> ISSN 0719-8906