O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Fritz + Fritz Arquitectos
  6. 2012
  7. Casa FF / Fritz + Fritz Arquitectos

Casa FF / Fritz + Fritz Arquitectos

  • 18:00 - 25 Janeiro, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Casa FF / Fritz + Fritz Arquitectos
© Quiroga Carrafa
© Quiroga Carrafa
  • Arquitetos

  • Localização

    Tigre Partido, Argentina
  • Autores

    Fernando Fritz, Eric Fritz
  • Equipe de Projeto

    Hernán Feldmann, Christian Moroni
  • Engenharia Estrutural

    José Zaldua
  • Área

    300.0 m2
  • Ano Projeto

    2012
  • Fotografias

© Quiroga Carrafa © Quiroga Carrafa © Quiroga Carrafa © Quiroga Carrafa + 16

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa FF localiza-se no bairro Los Sauces, em Nordelta, município de Tigre, Província de Buenos Aires. É uma habitação unifamiliar concebida a partir de sua orientação e características do entorno. Por isso, buscou-se desenvolver um sistema estrutural que permitisse liberar por completo a planta baixa e desta maneira alcançar uma total flexibilidade e um melhor vínculo entre o interior e o exterior.

© Quiroga Carrafa
© Quiroga Carrafa

Sobre este sistema, consiste em duas vigas principais que apoiam-se sobre dois pórticos, os quais distribuem e transmitem as cargas. São estes que permitem liberar a planta baixa, deixando um vão de 12 metros entre apoios. As vigas principais são as que permitem pendurar o mezanino através de tensores que geram uma semi cobertura livre sobre o nível quatro metros mais baixo.

© Quiroga Carrafa
© Quiroga Carrafa

A residência resulta em dois níveis, o primeiro onde se desenvolvem as atividades públicas, como a sala de estar e jantar e a cozinha integrada. No segundo, estão as atividades privadas, como os dormitórios, a suíte principal e os outros três na frente, conformando com a circulação e os banheiros um quadrado perfeito de 12m x 12m. A casa alcança sua máxima relação com o exterior, através de uma porta de madeira corrediça que integra o estar/jantar com a galeria semi coberta, a piscina e o jardim.

© Quiroga Carrafa
© Quiroga Carrafa

Buscou-se utilizar uma série de materiais nobres, de caráter moderno e plástico, como madeira e concreto para a conformação do espaço principal da casa, ou seja, as salas de estar e jantar. O teto de concreto aparente permite unificar de maneira plástica o espaço, enquanto o piso de madeira traduz-se verticalmente na parede, formando o espaço, em torno que se organiza o estar. Optou-se por pintar o resto das paredes internas em branco, para ressaltar o mobiliário e os detalhes arquitetônicos.

© Quiroga Carrafa
© Quiroga Carrafa

Na cozinha, incorporou-se os móveis em melanina branca, com revestimento em laca, com uma ilha com características iguais que permite delimitar virtualmente o espaço com o estar-jantar. Utilizou-se também mármore Carrara como revestimentos, situação que se repete no banheiro principal. O cliente apostou em um projeto que cumprisse com critérios e decisões que seguissem uma linha de pensamento moderno para viver, tanto pelos materiais utilizados, como na organização e distribuição dos ambientes. O principal pedido foi contar com um espaço que permitisse a realização de reuniões sociais. Por isso, propôs-se uma galeria de 48 m2, deixando um espaço semi coberto graças ao volume do dormitório principal em balanço. Somando a isso, é possível integrar a mesma com o interior da casa, deixando um espaço de maiores dimensões.


Corte
Corte
Cita: "Casa FF / Fritz + Fritz Arquitectos" [Casa FF / Fritz + Fritz Arquitectos] 25 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93132/casa-ff-slash-fritz-plus-fritz-arquitectos> ISSN 0719-8906